Em uma prova de longa duração, a primeira providência dos competidores, além de uma forte preparação do equipamento e dos pilotos, é torcer para que não aconteçam problemas durante as muitas e muitas voltas previstas.
E com a Mittag Competições, que neste sábado disputou a terceira edição da 12 Horas de Kart de Tarumã, não foi diferente. Desde o início da competição, o time caxiense era, ao lado da Xizão Racing, a principal favorita à vitória.
Na primeira hora de prova, os dois times andaram o tempo todo juntos e nas paradas para troca de pilotos a liderança foi se alternando, até que a Mittag perdeu mais de 22 minutos nos boxes com a quebra da corrente. Ao tentar voltar para a pista, o kart não pegou e a corrida parecia perdida para os pilotos Samuel Mittag, Vinícius Pezzi, Fernando Dalla Rosa e Marcelo Toss.
A Mittag voltou para a pista 33 voltas atrás dos líderes e mesmo contando com a outra parada obrigatória de 15 minutos de seu principal adversário – cada time deveria parar duas vezes por regulamento – os caxienses ficariam a cerca de 9 voltas atrás dos líderes após a igualdade de paradas.
Foi quando os problemas passaram a acontecer com a Xizão Racing, que teve a embreagem quebrada e ainda teve o azar de “atropelar” o peso que um kart perdera na pista. Com isto, a vantagem de voltas trocou de lado e a Mittag Competições, depois de uma prova perfeita de seus quatro pilotos, recebeu a bandeirada na ponta, com 23 voltas à frente da Xizão Racing, que abandonara a prova algumas voltas antes.
“Foi a típica prova de longa duração, quando os mais atingidos são os equipamentos. O desgaste do material vai se acentuando e quando se chega no final os problemas começam a aparecer. Tivemos competência na pista e nossos pilotos andaram muito bem, sem erros. E contamos com a sorte, tão necessária em provas de longa, já que nosso adversário teve mais problemas do que nós. Nossos pilotos e a Mittag Competições estão de parabéns, assim como a Xizão Racing, valoroso e competente adversário”, elogiou César Mittag, depois da intensa comemoração no pódio.
Esta foi a segunda vitória da Mittag Competições na 12 Horas de Kart de Tarumã. A primeira, em 2005, foi na categoria Master A.
Confira o resultado final:
1 SP Mittag – 853 voltas – 12:01:37.526
2 SP Xizão – a 23 voltas
3 MA Galgo – a 40 voltas
4 SP Sapiranga – a 45 voltas
5 MA Bom de Braço – a 46 voltas
6 MA Injetec – a 49 voltas
7 MA Lagartos Voadores – a 56 voltas
8 MA Toigo – a 57 voltas
9 MB São José Turismo – a 70 voltas
10 MB Papléguas – a 72 voltas
11 MA Criscel – a 74 voltas
12 MA Amigos da Arrancada – a 75 voltas
13 MA Kratina/ Diehl – a 78 voltas