publicidade
27/08/2012 14:00

Muita chuva, decepção e polêmica na Pró 400 e 58 karts: assim foi a 2ª etapa do Gaúcho

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Idalício Umpierre | IR Criações

Fireball Master: Werlang (10), Audino (4) e Fornari (35)


A chuva atrapalhou, mas mesmo assim o número de inscritos atingiu o esperado e a 2ª etapa do Gaúcho pode ser considerada sucesso. O evento aconteceu no último final de semana em Tarumã e 58 karts estiveram na pista, divididos em nove categorias.

As previsões se confirmaram e o sábado foi praticamente todo com chuva. Assim os treinos em pista molhada serviram bem aos propósitos das equipes, já que o domingo – como previsto – foi todo de chuva, que em alguns momentos veio com força.

A Fireball confirmou as expectativas e levou à Tarumã praticamente 40% dos karts que competiram no final de semana. 21 karts e 22 pilotos, divididos em Sprinter e Master, fizeram quatro boas provas – as duas divisões correram separadas – e quem levou a melhor foi Cleiton Zimmermann (Sprinter) e Zeno Fornari (Master). Zimmermann venceu a 1ª bateria e terminou a 2ª em quarto, enquanto que Fornari fez um segundo e um primeiro.

A Graduados, assim como em Paverama, teve dupla vitória de Gabriel Robe. Mas não foram fáceis as vitórias do pelotense, já que outro piloto do mesmo quilate dele, Victor Hugo Matzenbacker, fez também duas belas provas. A Sênior A, que correu junto com a Graduados, também teve um único vencedor nas duas baterias, Leandro de Fraga, que também vencera as duas de Paverama.

Henrique Fortunato foi o dono das duas baterias da Júnior e o vencedor da etapa. Pedro Goulart, com dois segundos e uma grande pressão sobre Fortunato na 2ª prova, terminou com o segundo lugar no pódio e na etapa. A Júnior mostrou grande crescimento percentual, já que em Paverama tivera apenas dois pilotos e neste final de semana reuniu cinco competidores.

A Novatos e a Sênior B também correram agrupadas e dois pilotos venceram as duas baterias em suas categorias. André Vollmer dominou a Novatos, enquanto que o catarinense de Chapecó, Eduardo Moratelli, foi o primeiro colocado na Sênior B.

Arthur Vargas e Henrique Vieira dividiram as vitórias na Cadete – e também os segundos lugares. Cada um venceu uma bateria e acabaram empatados, ficando com Vargas a vitória pelo critério de desempate: a melhor posição na segunda bateria, vencida por ele depois de um grande duelo com Vieira.

Por fim, a Pró 400 Light – que teve o uso de pneus usados liberado e que prometia um grid de 12 a 15 pilotos – decepcionou. Na pista apenas seis karts, que mesmo assim proporcionaram grandes brigas pela ponta, uma quase literal. A polêmica da etapa ficou com a Pró 400, que teve cinco de seus seis competidores desclassificados por irregularidade técnica alegada pelo Comissário Técnico da etapa, e não muito bem aceita pelos pilotos. A dúvida e as reclamações ficaram no ar e, no fim, vitória da dupla Luciano Tavares / Mateus Schreck, o único kart não desclassificado da 2ª bateria.

A prova teve a participação de três pilotos catarinenses: Eduardo Moratelli, que venceu na Sênior B; Felippe Almeida, de Criciúma, 2º na Fireball Sprinter; e Mateus Dela, de Meleiro, 5º na Júnior.

Confira o resultado da etapa após a soma dos pontos das duas baterias:
FIREBALL SPRINTER
1 Cleiton Zimmermann – 18 pontos
2 Felippe Almeida (SC) – 16
3 Rodrigo Medina – 15
4 Lukas Fortunato – 14
5 Daiane Petry / Rogério Fritsch – 13
6 Daniel Claudino – 10
7 Renan Sodré – 9
8 Victor Mezzomo – 9
9 Eduardo Rayn – 6
10 André Grando – 0

FIREBALL MASTER
1 Zeno Fornari – 20 pontos
2 Ricardo Audino – 16
3 André Dal Castel – 15
4 Roberto Constantin – 12
5 Emílio Otto – 11
6 Rogério Werlang – 11
7 Paulo Cesar Euzébio – 9
8 Carlos Izkovitz – 6
9 Saulo Ramos – 5
10 Francisco Souza – 3
11 Henry Boening – 2

CADETE
1 Arthur Vargas – 20 pontos
2 Henrique Vieira – 20
3 Augusto Rotta – 15
4 Leonardo do Carmo – 15
5 Breno Rubin – 11
6 Gabriel Pinheiro – 6

PRÓ 400 LIGHT
1 Luciano Tavares / Mateus Schreck – 22 pontos
2 Leandro Argenta – 9
3 Arthur Metzdof – 8
4 Paulo Braga – 7
5 Juvenil Dias Neto – 6
6 Davi de Oliveira – 0

GRADUADOS
1 Gabriel Robe – 22 pontos
2 Victor Matzenbacker – 18
3 Rodrigo Gonzalez – 15
4 Lucas Rodrigues – 15
5 Saulo Ramos Filho – 12
6 Lucas Girotto – 10

SÊNIOR A
1 Leandro de Fraga – 22 pontos
2 Analino Sirtuli – 17
3 Dudu de Moraes – 9
4 Roberto Gomes – 8

JÚNIOR
1 Henrique Fortunato – 22 pontos
2 Pedro Goulart – 18
3 Matheus Klein – 13
4 Lucas Kohl – 8
5 Matheus Dela (SC) – 7

NOVATOS
1 André Vollmer – 22 pontos
2 Franco Pasquale – 17
3 Paulo Braga – 9

SÊNIOR B
1 Eduardo Moratelli (SC) – 22 pontos
2 Dirceu Thomé – 18
3 Anderson Rocha – 16
4 Daniel Mueller – 13
5 Julio Pires – 7
6 Ricardo de Oliveira – 5
7 Oséias de Almeida – 0

  • 27/08/2012 14:40 Zeno Fornari

    Gostaria de parabenizar os organizadores da prova, pelo cumprimento dos horarios, que pela chuva tinha tudo para dar errado. Na minha opinião o que poderia ser melhorado é a cronometragem, que na folha ao final das baterias não informa o tempo de melhores voltas dos pilotos.

  • 27/08/2012 14:40 Lucio Metzdorf

    Na F4, irregularidades(fita na entrada de ar da refrigeração) que alguns usaram na 1ª bateria e este mesmo comissario tecnico autorizou para a 2ª bateria.
    Autorizado pelo Antonio(comissario tecnico da etapa), tambem coloquei fita na entrade de ar do motor do Arthur para a 2ª bateria. Na chegada da 2ª bateria ao parque fechado, o Antonio falou claramente, para todos ouvirem, que havia autorizado a colocação de fitas, para ficar em igualdade com os demais. Só que os concorrentes não esperavam levar o pau que levaram do Arthur. Os que inventara a fita na 1ª bateria, estavam a aproximadamente 30 segundos do Arthur quando ele recebeu a bandeirada da vitória.
    Como tiraram a vitoria do Arthur, venceu o preparador mais ligeiro(aquele que é mais rapido).
    Após ganhar a etapa e ser penalizado porque o comissario autorizou antes da prova, mas depois se arrependeu e desclassificou os que acreditaram na sua orientação, ESTAMOS FORA DA ETAPA DE PASSO FUNDO.
    Não queremos continuar ganhando na pista e sendo penalizados por atos incosequentes.

  • 27/08/2012 16:42 Lucio Metzdorf

    Esqueci de falar no comentario anterior, que mesmo "lembrando" o comissario tecnico dos que usaram a fita na 1ª bateria, ele falou que não os desclassificaria.
    Não era irregular na 1ª bateria, na 2ª bateria com sua autorização para usar, passou a ser irregular.
    A regra foi mudada depois do jogo.

  • 27/08/2012 17:53 Bylaco

    Calma garoto você e um baita piloto e um campeaõ naõ deiche uma prova abalar seu grande curriculo vamos para passo fundo para comquistar este grande titulo gaucho garoto boa sorte.........

  • 27/08/2012 17:58 By Laco

    Valeu Pedro Goulart teuzinho por a grande prova que fez vamos para Passo Fundo com tudo.............

  • 27/08/2012 18:05 Diego Quadros Tecnomoto Racing

    Desculpe minha ignorância amigo... Mas até onde sei e li ficou bem claro no regulamento campeonato gaúcho, proibido usar fitas e outros artifícios...
    Acredito que o comissário deveria ter em mãos o regulamento ou ter conhecimento total do mesmo... "Antes de liberar o uso da fita"
    Acredito que regulamento é feito para ser cumprido.
    Quero deixar bem claro não estou defendendo e muito menos crucificando ninguém, estou apenas colocando minha opinião sobre a polêmica. Quero dizer que não estive presente estou apenas baseado nos comentários do amigo e na matéria do Erno.
    É um absurdo em uma categoria de motores alugados existir este tipo "polêmica" pois pra quem não sabe a fita gera +ou- meio cv nesses motores de 11 cavalos.
    Comissário não faz regulamento está ali para cumpri-lo!
    Essa polêmica só desmerece nosso esporte...
    Sou preparador de motores pro 400 e sei o quanto são bons e duráveis estes motores...
    É uma lástima para esta categoria este tipo de "incidente".
    Estas são apenas palavras de um mero ignorante que AMA este esporte a motor.
    E que vençam sempre os melhores e não os mais espertos!
    Diego Tecnomoto RACING.

  • 27/08/2012 18:16 Cleiton Zimmermann

    Gostaria inicialmente de agradecer a meus apoiadores e em especial a meu preparador Autivo, pelo empenho e o trabalho incessante sempre buscando o melhor rendimento e acerto. O Domingo começou bem sedo e o final do dia foi para fechar com chave de ouro.
    A organização estava boa, como sempre, e a CHUVA deixou as corridas mais interessantes.
    Dizem que a primeira a gente nunca esquece ainda mais na chuva!!!
    Retificação: na segunda bateria terminei em 4º e não em 7º como divulgado.

  • 27/08/2012 18:21 Alemão

    Eu, que estava preparando o Kart 73, fui autorizado pelo Comissário técnico Antonio a usar fita na entrada de ar do carburador, pois chovia muito, isto estava autorizado a todos realmente, o que não estava autorizado era usar fita na entrada de ar de refrigeração do motor. O motor é igual para todos " inclusive o escapamento que é apenas de uma (1) saída, "igual para todos".

  • 27/08/2012 19:05 Lucio F Metzdorf

    Concordo com voce Diego. Informei ao comissario durante a 1ª bateria que tinha motores usando fita na entrada de ar, que isto estava fora do regulamento, quando ele falou que por estar chovendo poderia usar. Falou que estava liberado e que poderia colocar no motor do kart de meu filho tambem. Seguindo a sua orientação, coloquei fita na entrada de ar como os outros. TODOS estavam com fita na 2ª bateria, só que um tirou a fita na chegada antes do comissario ver e não foi desclassificado. Na cadete, (tenho as fotos dos motores) tambem usaram fita e não houve punição.

  • 27/08/2012 20:01 Lili Diehl

    Prezados Pilotos, preparadores, organizadores,funcionários, familiares e público em geral, em nome do Taruma Kart Clube, agradecemos a participação de todos que mais uma vez abrilhantaram o Campeonato Gaúcho de Kart 2012.

  • 27/08/2012 20:06 Mara Valandro

    Não sou do meio e estive lá para conhecer esse esporte e Adorei o Tarumã Kart Clube, todo o pessoal está de parabéns, é tudo muito emocionante.. voltarei outras vezes.....

  • 27/08/2012 20:08 Diego Quadros Tecnomoto Racing

    Amigo encaminhe a sua reclamação a FGA... Ponha as fotos anexadas e tudo mais...
    Acredito que se vc tem razão seram atendida as suas reclamações.
    Mais uma vez eu digo, regulamento foi feito para ser cumprido e ponto.
    Não existe meio termo, e se você discorda das atitudes de comissários, bandeirinhas, vistoriadores, diretores de prova e etc... Encaminhe a federação, acredito que terão bom senso e tomarão a melhor decisão!
    Diego Tecnomoto RACING.

  • 27/08/2012 20:23 Lukas Fortunado

    Gostaria de parabenizar o campeonato pela organização do mesmo, espero todos em passo fundo para a grande final. Valeu cleiton pela disputa navegando bateria. Espero você em passo fundo. Até

  • 27/08/2012 20:34 Dazeca

    gostaria de saber como um piloto anda 1 prova do gaucho na novatos e a segunda etapa volta p/ junior alguem sabe que regulamento e este

  • 27/08/2012 20:43 Lucas De Souza

    Estive nesta etapa assistindo, e pelo que vi e sei usar fita na entrada do carburador não leva ganho algum, agora TAPAR toda a entrada de ar do motor num 12 hp ai sim tem muito resultado, pois a ventuinha roda livre e o motor fica muito souto.(estava chuvendo).Parabens ha todos vencedores e a organização.

  • 28/08/2012 08:08 Gilberto Vargas

    Parabéns ao Arthur, que ganhou a prova "no braço", apesar de estar com um motor bem mais fraco (coisas da cadete), era só ver a diferença de reta, um absurdo. Mas, vamos em frente, foi mais uma etapa de nosso aprendizado e conhecimento da natureza humana.

  • 28/08/2012 08:11 Pablo Braga

    Bom dia a todos,em primeiro lugar gostaria de agradescer a todos os pilotos e mecanicos que participaram desta linda e sofrida festa,quinta e sexta ,passamos um caloraõ ,sabado e domingo chuva e frio.muitos pegas na categoria f4 poca jente ,mas foi uma das melhores corridas que ja vi ,muitas disputas ,muitos pegas ,muito boa pessoal obrigado ,na junior ,henrique e pedrinho travaram um belo duelo do comesso ao fim ,parabems a todos da junior,na novatos otima corrida.obrigado A TODOS POR ESTAREM LÁ .ESPERAMOS TODOS EM PASSO FUNDO .

  • 28/08/2012 08:12 Edson Baiard

    A discuçao que vejo é que alguem autorizou e esse alguem voltou atraz minutos depois,acho que tem que seguir o que foi conbinado primeiro e nao voltar atraz,e que penalti marcou ta marcado e fim ,abraços

  • 28/08/2012 08:23 Luciano Tavares

    Lendo os comentarios tenho que deixar algumas palavras, em 1 lugar parabens a organizacao de taruma , 2 a mais um belo trabalho de meu preparador que eh o atual campeao brasileiro na f4,ganhamos no braço a 1 bateria da pro400 com mais de meia pista como o perna relatou,parabens ao argenta grande corrida e a todos,lucas e gilberto ,isso ja eh rotina na nossas provas de motor sortiado!!!so ira acabar o dia que filho.primo .... do socio fornedor não participar da corrida...em venancio aires eh a mesma coisa na ultima prova esse cidadao acima... utilizou um escapamento de 2 saidas ,foi desclassificado que daria o titulo a ADRIANO CARBONI como manda nos motores e seu fiho corre na pro400 nada aconteceu!!!eu estou fora de qualquer prova que contenha motores DELE!!!ira correr entre familia!!!

  • 28/08/2012 08:42 Marco Aurélio Almeida Junior.

    Parabens HENRIQUE FOTUNATO (XISPA) KART 14 pelo otimo desempenho na corrida,demostrando todo a tua garra.
    Também quero agradecer ao preparador DANIEL BURAT pelo acerto do Kart que foi ótimo, ja que chovia muinto na corrida.

  • 28/08/2012 09:40 Lucio Metzdorf

    Luciano Tavares, em relação ao seu comentario sobre descarga com uma ou duas saidas, voce mostra um profundo desconhecimento do regulamento.
    O regulamento do VKC fala que motor, flexivel e descarga sera fornecido pela Pablo Racing.
    Assim foi feito, embora tenha sido fornecido um escapamento de duas saidas.
    Concordei em trocar o escapamento para a segunda bateria, e embora o diretor de prova falar que não era necessario fizemos o Arthur largar de ultimo.
    Voce sabe o que aconteceu enta né: ELE NÃO TOMOU CONHECIMENTO DE VOCE NA PISTA E PASSOU VOANDO COM O ESCAPAMENTO DE 1 SAIDA.MELHOROU MEIO SEGUNDO COM O ESCAPAMENTO DE 1 SAIDA.
    Pelo que me lembro, voce até ja tirou o Arthur de uma prova em uma batida que comprovou sua impericia em pilotar.
    Se voce esta com medo de levar um pau na pista novamente, deve realmente ficar em casa.

  • 28/08/2012 10:00 Zeno Fornari

    Gostaria de agradecer o belo trabalho da equipe Kartsul (Neco , Sucata , Alemão , Juliano , Pequeno , Kiko), grande empenho e trabalho na preparação, e isso se transforma em resultados, tanto na Fireball quanto na senior A. parabéns a todos. Abração.

  • 28/08/2012 10:00 Claudio

    Vi a corrida de pró 400, muito emocionante e com muitas disputas, fato q na tomada de tempo todos tomaram pau de um cara q não me recordo o nome tinha 100 kilos e uns 45 anos, todos nós comentamos a pericia dele em pilotar na chuva, vendo a corrida a primeira bateria começou com a pista mais seca fato q não beneficiou o piloto q largou na pole, e assim a corrida ficou muito interessante com ele brigando muito com os 2 garotos, mas ficou evidente q ele não seria alcançado e nem ultrapassado se os motores não tivessem sido tapados, mas acho também q o piloto

  • 28/08/2012 10:12 Lucas Pacheco

    Parabens ao tavares execelente prova mais uma vez, eles sao mordido porque voce e o atual campeao do campeonato deles e tem andado bem o amilkas tinha tambem uma excelente proposta para pro 400 nesse ano e esbarrou nesse individuo tambem!!

  • 28/08/2012 10:21 Matzembacher

    Vi a disputa da pró 400 muito boa, vendo de fora foi talvez a bateria melhor de se ver, com uma briga intensa durante boa parte da prova, mas lendo os comentários não posso deixar de escrever aqui o q eu ouvi nos bastidores, q um piloto de mais de 45 anos e com 100 kilos fez a pole e manteve os meninos atrás durante boa parte da prova, e parece q o piloto em questão q não sei o nome também era novato, o argenta deu um show na pista andando, e todos nós do meio sabemos q uma fita é uma coisa, o motor todo é outra, ficou claro isto na segunda bateria, mas o lucio tem certa razão, ele usou a regra, mais uma vez a direção de prova errou, o q parece ser bem comum, parabens a todos.

  • 28/08/2012 10:56 Gilberto Correa

    Acho q a as regras foram burladas pelo mecanico do kart 17 e 41, colocou uma fita, e abriu para o lucio usar a regra a seu favor, esperto ele e o pablo, faz parte, quanto ao pablo ter parentes e usar o motor dele é bom dificil julgar q o pablo use de má fé, mas concordo q não é muito justo. Quanto a corrida, o filho do pablo mostrou ser rapido e corajoso dividiu todas as curvas com o kart 41 tentando ir por fora travando um duelo bacana, o artur fez uma corrida conservadora e ficou evidente q o talento dele não se dá na chuva, sabemos q na chuva tudo se equilibra, mas de quaçlquer forma foi uma bela corrida. abraço a todos

  • 28/08/2012 11:24 Henrique Fröhlich

    Luciano Tavares, tenho o maior respeito por vc como piloto, mas creio que vc não pode e nem tem competencia para colocar em discussão o VKC, caso isso que vc afirmou fosse verdade não teriamos no VKC o maior grid da f4 no estado. Quanto ao escapamento do Artur na etapa do VKC eles não tiveram culpa, pois foram entregues varios canos duplos e tb eu recebi e foram quase todos retirados antes da corrida mas houve um equivoco eo o Artur ficou, mas me explica vc então como o Felipe betti não ganhou cano duplo, eu não ganhei, o Rafael jeger não ganhou e todos os outros pilotos do VKC não ganharam, não fala oque vc não sabe, vc reclama muito sem ter noção do que ta falando creio que o Rio Grande do Sul é pouco para um piloto do seu gabarito, vc não sabe a dificuldade que é fazer corrida, e mete pau em tudo. o VKC sempre estará de portar abertas par vc e demais pilotos, mas em nome do VKC não irei permitir que um piloto que esta começando a sua trajetoria( ano passado era estreiante) ponha suspeitas em um clube de kart bem como no Pablo que coloca seus motores pelo brasil inteiro. Luciano nada pessoal mas tenha mais cuidado só isso e parabéns pelo Gaucho.

  • 28/08/2012 11:35 Jhonny Bonilla

    Olá Amigos pilotos !!
    Gostaria de parabenizar aos pilotos pela bela apresentação nesta 2° Etapa do campeonato Gaúcho de Kart 2012 , também as equipes que trabalharam intensamente em um final de semana de tempo cheio de adversidades , muito calor no começo e muita água nas provas , a toda equipe que organizou , aos funcionarios do kartódromo , a direção do kart Clube que proporcionou o que era necessário , muito obrigado ! Com relação a Pro 400 é um tanto difícil levar a categoria adiante , uma pena , não é uma fita que dá uma vitória a alguém , estavamos com uma situação adversa , muita água na pista , umidade nos motores , tanto é que vários pilotos da 125 utilizaram até baldes de proteção para tentar andar ! não é uma fita que resolve o problema , o que resolve o problema é o bom senso , a união de todos para construir algo , vejo a Pro 400 totalmente sem chão , sem um idela , sem um projeto , acredito que está chegando ao fim , talvez o melhor seja terminar e recomeçar algo novo , necessitamos de gente que queira construir e não polemizar tanto , todos virando quase 10 segundos mais lentos , não seria a fita que mudaria o resultado e sim a pericia de pilotagem de cada um , pensem bem , não a deixem morrer , ainda podem dar a virada !!
    Sds. Jhonny Bonilla
    Organização

  • 28/08/2012 11:53 Henrique Fröhlich

    Jhonny, creio que a Pro 400 não esta acabando, e sim se popularizando se um dia vc fosse a Venancio verá que numa sabado a tarde é normal ter mais de 12 Kart andando na pista e tudo pro 400, oque acontece na Pro 400 é que a maioria dos pilotos não tem condições de bancar um evento grande, tanto isso é verdade que no VKC o menor grid deu 22 pilotos e se analisarmos friamente a algumas categorias da 125 ta dando menos que o Pro 400 isso se mostrou no SKG, então essas categorias tb precisão terminar. Por fim a Pro 400 é uma categoria barata e por isso é a chance do piloto com menos condições começar a andar e por isso ele deve ser mantida, mas é claro em eventos grandes ela não vai dar o retorno que os organizadores, mas cabe aos organizadores fazer como o VKC ta fazendo e dar uma opção mais em conta para essa categoria que em Paverama antes do gaucho colocou mais que 40 karts no grid isso não mostra o fim da categoria. Abraço e estamos esperando o SKG que foi um baita evento.

  • 28/08/2012 12:29 Davi Oliveira

    Saudações a todos, agora a pouco recebi uma ligação do pablo informando q havia uma disputa fora das pistas, porém lendo os comentários acima gostaria de informar q para a tomada de tempo não houve nenhuma fita colocada e o kart foi vistoriado no parque fechado, cabe salientar com o motor e surdinas fornecidas pelo pablo, foi colocado um pedaço de fita na entrada de ar do motor para diminuir a entrada de agua no mesmo,o q não acarreta em melhora na performace do motor e isto foi feito para a primeira bateria mas não foi utilizada na tomada de tempo como já ressaltei acima.Para a segunda bateria foi mantida a fita no meu kart da mesma forma q na bateria anterior, o diferencial da fita de outros concorrentes se deu q foi vedada a ventuinha do motor fato q gera aproximadamente 2cv a mais, por este fato acredito q a performace deles melhorou muito. Quanto a minha discussão na pesagem dos karts na chegada da primeira bateria, foi o fato de que os fiscais não falam nada sobre batidas em curvas, mas entendo q faz parte da corrida como faz parte eu dar o lado de fora para ultrapassarem, de fato o piloto paulo braga tentou varias vezes por fora sendo muito corajoso e nada tenho a reclamar, ao jovem arthur também em disputas bem duras ele foi de extrema lealdade em todas suas atitudes e sendo bem cauteloso em todas as curvas divididas, não tenho reparo nenhum ao talento destes jovens pilotos. Minha admiração ao argenta por ser mais rapido no seco no molhado em tudo sendo sempre um cara muito correto nas suas atitudes, ao meu parceiro neto q mediante as dificuldades fez o q pode sem reclamar, ao sherek por ser um talento claro q está ai, e ao negrão q adoro meus parabens, andou forte é o q conta, e meus agradecimentos ao pessoal da administração de taruma em especial a lili e a renatinha, Abraço a todos

  • 28/08/2012 12:55 Luciano Tavares

    Henrique Fröhlich, tenho o maior respeito pelo BETTI e por voces, sou o atual campeão do seu campeonato, quanto a escapamento antes do recomeço da bateria foi chamado todos os pilotos e iria ser definido a situacao e foi aprovada a desclassificao por completo de quem usou 2 canos e o mesmo nao aceitou , não perdeu os pontos e apenas largou de ultimo o que deixou vivo na competição.foi ate feita uma votação lembra !!!e quanto a grid quantos pilotos de fora de VA esta indo correr ai!!! varios !!!varios!!!se VA se tornou sucesso temos grande partipição nisso mas precisamos cortar o mal pela raiz!!!senão ira morrer e não gostaria.Agora foi aqui em TARUMA nenhum piloto utilizou fita de forma irregular na 1 bateira nenhum se fosse assim não teria dito varias disputas como no video mostra, O Argenta nao brigou pela ponta na 1 bateria ate o final porque infelizmente rodou e foi batido....senão seria uma briga muito boa na chuva entre nos!!!grande abraço a todos e DAVI nesse findi vamos pra floripa andar em ingleses fala para o everson hehehehe everton...

  • 28/08/2012 13:45 Argenta

    Olá Pessoal
    Eu não iria me pronunciar, mas quero creditar esse espaço com a minha opinião, também como organizador de eventos amadores.
    Primeiramente quero dizer que desconhecia a informação de que tapar todo motor com fitas aumenta a potência do mesmo. Corro desde 2006 de kart, mas sempre de indoor, tenho apenas 3 corridas federadas em meu currículo.
    RELATO
    Treinos: Fui avisado pelo Lucio de que não poderia usar fitas no meu filtro, pois ele viu um pequeno pedaço no meu kart, e com o aviso dele, retirei no ato. ( lembrando que eu sinceramente não tinha esse conhecimento também ).
    Bateria 1: Meu preparador coloca fitas em volta do filtro, sem tapar a tampa do motor ( basta ver as fotos com Idalício ) e eu questiono ele sobre isso. Ele me informa que conversou com o comissário e que foi liberado.
    Detalhe: apenas Artur e Paulo correram sem fitas ( se não me falha a memória ), os outros correram, mas todos com fitas apenas no filtro.
    Bateria 2 : Volto a pista com a mesma fita da bateria anterior. Percebi a grande disparada dos rapazes de VA, mas creditei o rendimento deles a sua própria qualidade em pista, e meu mau rendimento ao bagaço que ficou meus pneus ( lacrei pneus usados, imperícia minha ).
    Parque fechado: Foi denunciado a tampa com fitas do Artur e Paulo, onde fiquei surpreso, pois eu não sabia que era proibido e nem que dava rendimento.
    Lucio me chama e diz que pediu autorização ao comissário, e o mesmo sinaliza que autorizou.
    Resumo: na bateria 1, os 2 pilotos que se sentiram prejudicados poderiam ter protestado e pedir a DC a todos que usaram as fitas no filtro.
    Na bateria 2, foi feito o pedido, e tomamos a DC.
    Minha opinião sobre tudo:
    A categoria tinha 6 pilotos apenas, mas eu fiquei impressionado com a rivalidade capital/interior.
    O mais coerente seria conversar e definir o que pode ou não e determinar junto aos comissários, e todos irem iguais.
    Não quero puxar para lado de ninguém, quero apenas ser justo, assim como digo que os 2 de VA foram sem fita alguma na bateria 1, também acredito que os 4 da capital foram com a fita no filtro sabendo que não tem aumento de potência no motor.
    Se o relato que eu estou passando não for convincente, me perdoem por não falar o que gostariam de ler, mas meu compromisso é com minha própria consciência e com os princípios que procuro viver.
    No mais, obrigado aos pilotos, que em pista realmente deram um show de pilotagem naquela quantidade enorme de água que tinha.
    Abraço a todos

  • 28/08/2012 14:17 Henrique Fröhlich

    Só para avisar não estou me metendo no assunto de taruma até pq não estava lá e não tenho nada haver com isso. Mas pelo que estou vendo as coisas estão se esclarecendo. Luciano que bom que vc pensa assim e sei que vc é um cara que quer o crescimento da F4, mas só quis lhe dizer o VKC tenta ser o mais justo possivel tanto para os pilotos de fora como pra os pilotas da cidade, e se por acaso algum um dia for beneficiado de forma premeditada tenho certeza que o betti e eu e os demais membros da diretoria irão resolver a situação o mais justo possivel. Creio que a F4 necessita ter o exemplo da fireball, e se organizar num regulamento proprio e participar dos campeonatos tenho certeza que ai sim a f4 terá ate mais adeptos. Parabéns ao meu grande amigo Davi "Cadinho" de Oliveira pela grande prova e pela pole.

  • 28/08/2012 14:36 Davi Oliveira

    Tá, passou, vamos a farroupilha agora e pé embaixo, lá o tempo vai estar seco e o neto vai dar um pau em todo mundo, e vamos arrumar novas confusões lá. O henrique, ve se vai a farroupilha, senti tua falta em taruma, não tivemos show aereo rsssssss, grande abraço

  • 28/08/2012 15:40 Adriano Carboni

    Quero deixar claro que em momento algum confirmei presença nesta etapa, na qual queria muito participar, pois gosto muito de pilotar na chuva, porém motivos pessoais não me possibilitaram tal feito.
    Como não participei, só vou dar MINHA OPINIÃO, pelo que entendi da polêmica...
    só deveriam liberar a fita nos motores se fosse feito uma votação e explanado a todos da F4 que poderiam utilizar a mesma, agora um participante perguntar se pode utilizar e liberarem, enquanto outros seguem o regulamento e são prejudicados, achei sacanagem, ou seja, no meu ver, OUVE ERRO DO COMISSÁRIO. Que fique claro que não estou julgando o comissário, até porque erros acontecem...
    Quanto a rivalidade, é do esporte, ou vocês conhecem alguma corrida que não se tem rivalidade??? Só não devem ficar aqui de nheco nheco pra lá e pra ca...aqui é pra falar da categoria, e não ficar de amorzinho!!!
    perdi quase meia hora lendo todos comentários...
    devem parar de falar abobrinha e aprender a pilotar na chuva com o Davi ou agora é "Cadinho"??hehehehe que pilota muito!!!
    Abraço a todos...

  • 28/08/2012 17:11 Daniel Claudino

    Boa tarde!
    Gostaria de deixar aqui registrado um agradecimento especial ao preparador Paulo Sodré pela minha bela estréia na chuva! Estou muito satisfeito com o desempenho levando em conta que nunca havia disputado corridas nesta condição anteriormente.
    Também aproveito para parabenizar a categoria Fireball. Mais uma vez, a responsável por "engrossar o caldo" colocando em pista o maior grid do final de semana.
    Aproveito finalmente para registrar a minha crítica (espero que construtiva) quanto ao formato atual da competição. Na minha opinião, três etapas tornaram-se muito "massantes" levando-se em conta a relação custo/benefício.
    Se fosse etapa única, eu concordaria em pagar o valor que pagamos pela inscrição. Temos hoje no estado várias competições "longas". Cito aqui como exemplo a de Farroupilha e a de Venâncio, que estão dando um show em termos de grid pela atratividade nos custos e premiações.
    Se não me engano, TODAS as etapas em Farroupilha deram grids maiores que as etapas do gaúcho... espero que utilizem estes exemplos e revisem o modelo do campeonato gaúcho para o ano que vêm!
    Abraço,
    Daniel Claudino

  • 29/08/2012 08:18 Edson Baiard

    Parabens a federaçao de pela humildade em rever o resultado na pro400 prova realizada em taruma,confirmando o resultado de pista,erros acontecem so temos que ser humilde em reconhocer-los.

  • 29/08/2012 08:24 Lukas Fortunado

    Quem que e a pessoa que andou de Jr e e novatos ?

  • 29/08/2012 08:51 Junior

    Parabenizo a FGA pelo rigor na fiscalização das provas e nos motores. Ao Pablo e todos que cooperaram para a realziação do evento. Esperamamos todos os participantes, fiscais de prova e organizadores, para a final em Passo Fundo. Terá, certamente, o mesmo rigor e emprenho de todos.

  • 29/08/2012 13:47 Lulas Fortunato

    Respondendo sua pergunta cleiton, provavelmente terá um open e a pista e aberta todos os finais de semana. Obrigado pelo elogio. Ate