Muita adrenalina, muitas disputas, muitos campeões. E muita chuva. Foi assim o Campeonato Gaúcho de Kart, que foi realizado no último final de semana em Passo Fundo (RS), a cerca de 300 km de Porto Alegre, no Kartódromo da Roselândia. A chuva foi um dos ingredientes principais e quando ela chegava, vinha com força, chegando a obrigar a Direção de Prova a paralisar um dos treinos, por exemplo.
Em disputa estavam 11 títulos, os das categorias Mirim, Cadete, Five Speed A e B, Fireball A e B, Pró 400 Light, Pró 400 Preparada, Pró 400 Livre, Stock 125cc e Júnior Menor e em busca deles 59 pilotos foram para Passo Fundo.
Os treinos oficiais começaram na sexta-feira (20) e prosseguiram por quase todo o sábado, quando foram realizadas as tomadas de tempo. A partir deste momento, o Gaúcho em Passo Fundo lembrou o Brasileiro de Goiânia, pelo menos no item Parque Fechado. A desorganização era evidente e karts de várias categorias haviam entrado ao mesmo tempo para abastecimento em um local que era pequeno para tantos veículos e tantas pessoas. O fato preocupou demais os organizadores, dentre os quais estava Erno Drehmer, do site Kart Gaúcho, que em julho criticou abertamente a organização do Brasileiro de Goiânia. “Estava tudo errado e nestes momentos é necessário admitir os erros, desculpar-se e buscar as soluções. Assim que terminou a tomada de tempos reunimos as principais pessoas da organização, dentre eles comissários desportivos, diretor de prova e membros do clube de Passo Fundo”, explica Erno Drehmer. “Foram tomadas medidas importantes, que mudaram radicalmente o funcionamento do Parque Fechado e no domingo tudo passou a funcionar da maneira correta, sem bagunça e sem atropelos”, emenda.
As disputas – empolgantes – do domingo começaram com chuva, que se prolongou até pouco antes do término da programação. Apenas uma corrida, a última da Mirim e Cadete, foi disputada com pneus para pista seca.
A Mirim teve o estreante Rafael Born Jr. como dono da pole e vitorioso nas duas baterias, conquistando assim o título da categoria. Lucca Webber, também ainda com pouca experiência, ficou com o vice.
A Cadete, como em qualquer outro campeonato no Brasil, teve disputas empolgantes e ao fim das duas baterias o título ficou com Bruno Bertoncello, o pole, que obteve um 2º e um 1º. O vice ficou com Victor Matzenbacker, vencedor da primeira, garantindo a dobradinha de pilotos da casa.
A Five Speed B também viu seu campeão vencer as duas baterias e o título ficou com o piloto catarinense Rodrigo Sartori. Gustavo Carvalho, piloto de Passo Fundo, fez um 3º e um 2º e garantiu o vice. A pole da categoria ficou com Clécio Bortolazzo, piloto de Uruguaiana.
Analino Sirtuli foi o pole da categoria Five Speed A, que teve como campeão o piloto de Porto Alegre, Alessandro Clezar. O título de Clezar veio com um 3º e uma vitória, ficando Jonas Simon com o vice.
A Stock 125 foi uma categoria à parte, já que teve quatro pilotos que disputam eventos nacionais regularmente e que trouxeram à Passo Fundo equipes como a By Chico e o “coach” paulista Fernando Leme. Gabriel Casagrande, do Paraná, foi o campeão com uma vitória e um segundo. Felipe Donato ficou com o vice, empatado em pontos com Marcos Wormsbecker, o terceiro. Fábio Raupp foi o quarto, completando o time com experiência em nacionais.
A Júnior Menor teve apenas dois competidores e Bruna Tomaselli foi quem dominou, fazendo a pole e vencendo as duas baterias. Sandro Thomé Jr, em início de carreira, ficou com o vice.
A Pró 400 Light conheceu seu campeão pelo critério de desempate. Ao final das duas baterias, Diego Kleinubing e Abner Alba haviam obtido uma vitória e um segundo lugar cada um e o título ficou com Diego, por ter vencido a segunda bateria.
A mesma situação foi vivida na Pró 400 Preparada, que teve Jonas Simon e André Dal Castel empatados, com 20 pontos. Simon levou a melhor por ter vencido a segunda prova e ficou com o título.
E a Fireball, dividida em A e B, reuniu o maior grid do Gaúcho, com 14 pilotos. As provas foram assistidas por Paulo Carcasci, importador dos motores Fireball e – ao lado de Renato Russo – o maior recordista de títulos no Campeonato Brasileiro.
O título da Fireball A ficou com Roberto Gomes, vencedor da 1ª bateria na geral e segundo na segunda corrida. Rogério Werlang ficou com o vice no critério de desempate, superando Giovani Bianchessi, pole geral.
Na divisão B a dupla Zeno Fornari/ Ricardo Audino comemorou o título com um segundo – de Audino, que pela primeira vez competia na chuva – e um primeiro – de Fornari. Alexandre Gasperin empatou em pontos com a dupla, mas foi superado no critério de desempate.
Confira os resultados:
MIRIM
1 Rafael Born Jr. (RS) – 22 pontos
2 Lucca Webber (RS) – 18
CADETE
1 Bruno Bertoncello (RS) – 20 pontos
2 Victor Matzenbacker (RS) – 19
3 Henrique Almeida (RS) – 15
4 Pedro Senna (SC) – 14
5 Pietro Webber (RS) – 13
6 Gustavo Zimmermann (SC) – 11
FIVE SPEED A
1 Alessandro Clezar (RS) – 19 pontos
2 Jonas Simon (RS) – 18
3 Analino Sirtuli (RS) – 17
4 Dagnor Schneider (SC) – 15
5 Anderson Rocha (RS) – 7
6 Abner Alba (RS) – 6
FIVE SPEED B
1 Rodrigo Sartori (SC) – 22 pontos
2 Gustavo Carvalho (RS) – 17
3 Clécio Bortolazzo (RS) – 16
4 Eduardo Moratelli (SC) – 15
5 José Jair de Paula Jr. (RS) – 0
6 Mateus Lanfredi (RS) – 0
STOCK 125
1 Gabriel Casagrande (PR) – 20 pontos
2 Felipe Donato (RS) – 17
3 Marcos Wormsbecker (PR) – 17
4 Fábio Raupp (SC) – 15
5 Gláucio Sganzerla (RS) – 13
6 Pedro Veronese (RS) – 9
7 Lucas Girotto (RS) – 5
JÚNIOR MENOR
1 Bruna Tomaselli (SC) – 22 pontos
2 Sandro Thomé Jr. (RS) – 18
PRÓ 400 LIGHT
1 Diego Kleinubing (RS) – 20 pontos
2 Abner Alba (RS) – 20
3 Diego Burlamaque (RS) – 16
4 Bayard Santos (RS) – 13
5 Saulo Ramos Filho (RS) – 12
6 Régis Konishi (RS) – 11
7 Lukas Almeida (RS) – 8
8 Carlos Predebon (RS) – 3
PRÓ 400 PREPARADA
1 Jonas Simon (RS) – 20 pontos
2 André Dal Castel (RS) – 20
3 Heuro Tortatto (SC) – 16
4 Nívio Trevisol (RS) – 14
5 Fábio Dossa (RS) – 11
6 Valdemir Pinicioli (RS) – 11
7 Cristian Dal Castel (RS) – 4
PRÓ 400 LIVRE
1 Jonas Simon (RS) – 22 pontos
FIREBALL A
1 Roberto Gomes (RS) – 20 pontos
2 Rogério Werlang (RS) – 17
3 Giovani Bianchessi (RS) – 17
4 Pedro Castro (RS) – 14
5 Alexis Pilau (RS) – 12
6 Luis Henrique Bargmann (RS) – 10
7 Cristiano do Carmo (RS) – 6
FIREBALL B
1 Zeno Fornari/ Ricardo Audino (RS) – 20 pontos
2 Alexandre Gasperin (RS) – 20
3 Saul Leite (RS) – 16
4 Rodrigo Bordin (RS) – 12
5 Saulo Ramos (RS) – 12
6 Alexandre Rheinlander (RS) – 11
7 Kauana Pazzini (RS) – 9