publicidade
23/11/2009 11:32

Muita chuva e muitos títulos no Gaúcho em Passo Fundo. Confira os campeões

Fonte: Kart Gaúcho/ Revista Karting News - Erno Drehmer


Foto: Idalicio Umpierre

Na Fireball, título para Gomes (40) na A e pole para Bianchessi (1) na geral


Muita adrenalina, muitas disputas, muitos campeões. E muita chuva. Foi assim o Campeonato Gaúcho de Kart, que foi realizado no último final de semana em Passo Fundo (RS), a cerca de 300 km de Porto Alegre, no Kartódromo da Roselândia. A chuva foi um dos ingredientes principais e quando ela chegava, vinha com força, chegando a obrigar a Direção de Prova a paralisar um dos treinos, por exemplo.

Em disputa estavam 11 títulos, os das categorias Mirim, Cadete, Five Speed A e B, Fireball A e B, Pró 400 Light, Pró 400 Preparada, Pró 400 Livre, Stock 125cc e Júnior Menor e em busca deles 59 pilotos foram para Passo Fundo.

Os treinos oficiais começaram na sexta-feira (20) e prosseguiram por quase todo o sábado, quando foram realizadas as tomadas de tempo. A partir deste momento, o Gaúcho em Passo Fundo lembrou o Brasileiro de Goiânia, pelo menos no item Parque Fechado. A desorganização era evidente e karts de várias categorias haviam entrado ao mesmo tempo para abastecimento em um local que era pequeno para tantos veículos e tantas pessoas. O fato preocupou demais os organizadores, dentre os quais estava Erno Drehmer, do site Kart Gaúcho, que em julho criticou abertamente a organização do Brasileiro de Goiânia. “Estava tudo errado e nestes momentos é necessário admitir os erros, desculpar-se e buscar as soluções. Assim que terminou a tomada de tempos reunimos as principais pessoas da organização, dentre eles comissários desportivos, diretor de prova e membros do clube de Passo Fundo”, explica Erno Drehmer. “Foram tomadas medidas importantes, que mudaram radicalmente o funcionamento do Parque Fechado e no domingo tudo passou a funcionar da maneira correta, sem bagunça e sem atropelos”, emenda.

As disputas – empolgantes – do domingo começaram com chuva, que se prolongou até pouco antes do término da programação. Apenas uma corrida, a última da Mirim e Cadete, foi disputada com pneus para pista seca.

A Mirim teve o estreante Rafael Born Jr. como dono da pole e vitorioso nas duas baterias, conquistando assim o título da categoria. Lucca Webber, também ainda com pouca experiência, ficou com o vice.

A Cadete, como em qualquer outro campeonato no Brasil, teve disputas empolgantes e ao fim das duas baterias o título ficou com Bruno Bertoncello, o pole, que obteve um 2º e um 1º. O vice ficou com Victor Matzenbacker, vencedor da primeira, garantindo a dobradinha de pilotos da casa.

A Five Speed B também viu seu campeão vencer as duas baterias e o título ficou com o piloto catarinense Rodrigo Sartori. Gustavo Carvalho, piloto de Passo Fundo, fez um 3º e um 2º e garantiu o vice. A pole da categoria ficou com Clécio Bortolazzo, piloto de Uruguaiana.

Analino Sirtuli foi o pole da categoria Five Speed A, que teve como campeão o piloto de Porto Alegre, Alessandro Clezar. O título de Clezar veio com um 3º e uma vitória, ficando Jonas Simon com o vice.

A Stock 125 foi uma categoria à parte, já que teve quatro pilotos que disputam eventos nacionais regularmente e que trouxeram à Passo Fundo equipes como a By Chico e o “coach” paulista Fernando Leme. Gabriel Casagrande, do Paraná, foi o campeão com uma vitória e um segundo. Felipe Donato ficou com o vice, empatado em pontos com Marcos Wormsbecker, o terceiro. Fábio Raupp foi o quarto, completando o time com experiência em nacionais.

A Júnior Menor teve apenas dois competidores e Bruna Tomaselli foi quem dominou, fazendo a pole e vencendo as duas baterias. Sandro Thomé Jr, em início de carreira, ficou com o vice.

A Pró 400 Light conheceu seu campeão pelo critério de desempate. Ao final das duas baterias, Diego Kleinubing e Abner Alba haviam obtido uma vitória e um segundo lugar cada um e o título ficou com Diego, por ter vencido a segunda bateria.

A mesma situação foi vivida na Pró 400 Preparada, que teve Jonas Simon e André Dal Castel empatados, com 20 pontos. Simon levou a melhor por ter vencido a segunda prova e ficou com o título.

E a Fireball, dividida em A e B, reuniu o maior grid do Gaúcho, com 14 pilotos. As provas foram assistidas por Paulo Carcasci, importador dos motores Fireball e – ao lado de Renato Russo – o maior recordista de títulos no Campeonato Brasileiro.

O título da Fireball A ficou com Roberto Gomes, vencedor da 1ª bateria na geral e segundo na segunda corrida. Rogério Werlang ficou com o vice no critério de desempate, superando Giovani Bianchessi, pole geral.

Na divisão B a dupla Zeno Fornari/ Ricardo Audino comemorou o título com um segundo – de Audino, que pela primeira vez competia na chuva – e um primeiro – de Fornari. Alexandre Gasperin empatou em pontos com a dupla, mas foi superado no critério de desempate.

Confira os resultados:
MIRIM
1 Rafael Born Jr. (RS) – 22 pontos
2 Lucca Webber (RS) – 18

CADETE
1 Bruno Bertoncello (RS) – 20 pontos
2 Victor Matzenbacker (RS) – 19
3 Henrique Almeida (RS) – 15
4 Pedro Senna (SC) – 14
5 Pietro Webber (RS) – 13
6 Gustavo Zimmermann (SC) – 11

FIVE SPEED A
1 Alessandro Clezar (RS) – 19 pontos
2 Jonas Simon (RS) – 18
3 Analino Sirtuli (RS) – 17
4 Dagnor Schneider (SC) – 15
5 Anderson Rocha (RS) – 7
6 Abner Alba (RS) – 6

FIVE SPEED B
1 Rodrigo Sartori (SC) – 22 pontos
2 Gustavo Carvalho (RS) – 17
3 Clécio Bortolazzo (RS) – 16
4 Eduardo Moratelli (SC) – 15
5 José Jair de Paula Jr. (RS) – 0
6 Mateus Lanfredi (RS) – 0

STOCK 125
1 Gabriel Casagrande (PR) – 20 pontos
2 Felipe Donato (RS) – 17
3 Marcos Wormsbecker (PR) – 17
4 Fábio Raupp (SC) – 15
5 Gláucio Sganzerla (RS) – 13
6 Pedro Veronese (RS) – 9
7 Lucas Girotto (RS) – 5

JÚNIOR MENOR
1 Bruna Tomaselli (SC) – 22 pontos
2 Sandro Thomé Jr. (RS) – 18

PRÓ 400 LIGHT
1 Diego Kleinubing (RS) – 20 pontos
2 Abner Alba (RS) – 20
3 Diego Burlamaque (RS) – 16
4 Bayard Santos (RS) – 13
5 Saulo Ramos Filho (RS) – 12
6 Régis Konishi (RS) – 11
7 Lukas Almeida (RS) – 8
8 Carlos Predebon (RS) – 3

PRÓ 400 PREPARADA
1 Jonas Simon (RS) – 20 pontos
2 André Dal Castel (RS) – 20
3 Heuro Tortatto (SC) – 16
4 Nívio Trevisol (RS) – 14
5 Fábio Dossa (RS) – 11
6 Valdemir Pinicioli (RS) – 11
7 Cristian Dal Castel (RS) – 4

PRÓ 400 LIVRE
1 Jonas Simon (RS) – 22 pontos

FIREBALL A
1 Roberto Gomes (RS) – 20 pontos
2 Rogério Werlang (RS) – 17
3 Giovani Bianchessi (RS) – 17
4 Pedro Castro (RS) – 14
5 Alexis Pilau (RS) – 12
6 Luis Henrique Bargmann (RS) – 10
7 Cristiano do Carmo (RS) – 6

FIREBALL B
1 Zeno Fornari/ Ricardo Audino (RS) – 20 pontos
2 Alexandre Gasperin (RS) – 20
3 Saul Leite (RS) – 16
4 Rodrigo Bordin (RS) – 12
5 Saulo Ramos (RS) – 12
6 Alexandre Rheinlander (RS) – 11
7 Kauana Pazzini (RS) – 9

  • 23/11/2009 13:27 Brunobertoncellodossantos

    bruno santos estava fora das pistas desde a ultima etapa do sul brasileiro onde conquistou o vice campeonato . retornado as pistas neste final de semana para participar da etapa unica do campeonato gaucho.bruno mostrou que realmente é um piloto bom na chuva que largou na pole mas como levo um toque do segundo colocado caiu para a ultima colocação e com disposição ainda consegui buscar a segunda colocação, na segunda bateria com pneus para pista seca bruno chegou na primeira colocação sendo assim conquistou o campeonato gaucho.

  • 23/11/2009 14:16 Fernando Wortmann

    Mazáááá Bob!!Parabéns, tú merece mesmo..Abraços Nando

  • 23/11/2009 15:10 Marcio Machado

    Zeno e Ricardo parabéns por esta conquista ,um abraço do amigo Marcio.

  • 23/11/2009 18:13 Leonardo Rampazzo

    Alessandro, parabéns pela conquista do campeonato,vc merece.

  • 23/11/2009 18:58 Victor Gomes

    Parabéns à todos os pilotos, em especial aos campeões, mas não somente a eles. Cada um dos pilotos presentes merece congratulações pelo esforço em competir e manter vivo nosso esporte preferido. O evento foi bem interessante e se a chuva acabou por ser mais um fator de dificuldade, não tirou o ânimo dos pilotos, que mostraram muita técnica e bravura em busca da vitória.Parabéns também aos organizadores, que fizeram um "mea culpa" tão rápido com relação a organização do parque fechado, que mesmo os mais àvidos críticos, atestaram o comprometimento e ação dos mesmos, procurando a solução já para o Domingo.Aproveito também para agradecer novamente ao Sr. Paulo Trevisan que brindou-nos com a abertura do Museu do Automobilismo Brasileiro, onde pudemos apreciar ícones que fizeram a história da velocidade e que incentivaram muitos de nós entrar no automobilismo.Até o próximo Campeonato Gaúcho.

  • 23/11/2009 19:54 Felipe_27

    Basílio e a USINA na 400livreeee... Parabéns pela tocada e extensivo a moçada da oficina Pablo Racing... muito suor e a recompensa veio agora.Nota 10!

  • 23/11/2009 20:10 Jorge A Born

    Parabens a todos pilotos, em especial meu neto Rafael Born Junior pelo Campeonato Gaucho Mirim, e Sandro Thome Junior Pela Vice junior Menor, todos da equipe Neo de Kart.

  • 23/11/2009 20:51 Glauber Senna

    Parabéns a todos os organizadores do Gaúcho 2009. Erros acontecem e acertos também. Parabéns a FGA, KCPF, Erno, Pablo, Paulo Trevisan e muitos outros que deram muito suor para que tal campeonato se realizasse.

  • 23/11/2009 22:55 Tais Duarte

    Quero parabenizar a todas as pessoas que fizeram o Gaúcho acontecer, aqueles que trabalharam incansávelmente durante dias e que tiveram dos pilotos o reconhecimento do seu trabalho.A todas as famílias e amigos que se fizeram presentes e as que de longe sempre acompanham também. Aos preparadores e mecânicos que literalmente molharam a camiseta para colocar seus karts na pista em condições de prova sem se deixar vencer pela chuva. Aos organizadores que ao contrário do fatídico brasileiro em Goiânia, buscaram atender as necessidades dos pilotos acima de qualquer outro interesse e se mostraram sempre a disposição e solícitos as necessidades dos mesmos. A todos os pilotos que participaram, colaboraram e brilharam com suas presenças em especial meu filho Victor Matzenbacker que mostrou mais uma vez porque nos orgulha tanto e é digno de representar o Rio Grande do Sul por onde vai, não se deixando abater pelas dificuldades e lutando na pista com lealdade e acreditanto até o fim que sempre é possível. Ao pilotinho Bruno Santos, familia e preparadores nossas mais sinceras congratulações, e que esse título seja apenas mais um numa caminhada de muito sucesso, perseverança e honestidade.E por último ao Kart Clube Passo Fundo, que formou um time incansável em prol do kartismo e mostrou pra muitos que com esforço, trabalho e dedicação é possível realizar qualquer coisa.

  • 30/11/2009 00:32 Oracel A. Maciel De Oliveira

    Quero parabenizar os pilotos, Gabriel Casagrande que conquistou o titulo de Campeão na Storck 125 e ao Gustavo Bertuol pelo vice na Five Speed B, ambos de Pato Branco-Pr., nesta estapa do Campeonato Gaucho de Kart realizada em 20,21 e 22 de novembro aí em Passo Fundo-RS.PARABÉNS aos GURÍS de PATO BRANCO-Pr. Abraços ao Gabriel e ao Gustavo.Oracel.

  • 01/12/2009 16:48 Oracel A. Maciel De Oliveira

    Corrigindo acima sobre... "ao Gustavo Bertuol pelo vice"..., embora seja o mesmo nome, foi o Gustavo Carvalho (RS) que conquistou o Vice na Five Speed B, embora não o conheça quero pedir-lhe desculpa pelo erro e aproveito este espaço para também Parabenizá-lo Gustavo Carvalho.Oracel