Adriano Carboni, Alessandro Clezar, Bruno Bertoncello, Francesco Ventre, Gustavo Justo, João Vitor Hanauer, Lucas Girotto, Régis Konishi, Rodrigo Kubiczewski e Zeno Fornari. Estes são os novos campeões gaúchos de kart, conhecidos na tarde deste domingo (30) no Kartódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), quando 66 pilotos estiveram na pista. O Tarumã Kart Clube, organizador do evento, apresentou uma estrutura e funcionamento praticamente perfeitos durante os três dias de competição, fechando o Gaúcho 2011 com chave de ouro.
Os gaúchos – em companhia de alguns representantes de Santa Catarina – disputavam a segunda etapa de seu estadual, iniciado em setembro em Farroupilha, e viveram um sábado um pouco complicado, já que na metade da tomada de tempos a chuva chegou. Algumas categorias foram à pista com pneus de chuva e a Fireball, última na programação, fez sua tomada de tempos já com a pista seca, mas ainda com pneus de chuva.
Os primeiros campeões foram conhecidos na Five Speed, dividida em A e B. Régis Konishi, que já havia vencido as duas baterias da etapa anterior, repetiu a dose e sagrou-se campeão invicto na Five Speed B. Na A a disputa foi mais apertada e Alessandro Clezar, que venceu uma bateria em Farroupilha, finalizou esta etapa em segundo e garantiu o título. Analino Sirtuli, o Choka, é quem deu o espetáculo e venceu as duas baterias, mas como não correu em Farroupilha, ficou em 4º no campeonato.
O próximo campeão foi Bruno Bertoncello, que chegou em Tarumã na 5ª posição da Júnior. Bruno venceu as duas baterias e superou Gabriel Robe, vencedor das duas de Farroupilha, por apenas dois pontos. A categoria, que reunia três ótimos nomes do kartismo brasileiro, teve ainda Victor Matzenbacker em terceiro na classificação final. O catarinense Mateus Dela, grata revelação depois de competir na Cadete no ano passado, foi o 4º no campeonato depois de encerrar a etapa de abertura em 2º.
Lucas Girotto foi outro piloto que reinou absoluto, agora na Stock, categoria que competia com motores 125cc refrigerados à ar. Girotto venceu as duas baterias, assim como em Farroupilha, e comemorou o título. Quem chegou mais perto de Girotto foi Leandro Fraga, que ficou com o vice.
A Sport, que utilizava motores Parilla refrigerados à água, teve 11 pilotos na pista, divididos em Graduados e Sênior. Quem deu as cartas foi Rodrigo Kubiczewski, vencedor das baterias de Farroupilha e também de Tarumã. Invicto, ele foi o campeão na Graduados, enquanto que Francesco Ventre, terceiro na etapa, garantiu o título na Sênior com uma vitória na segunda bateria deste domingo. Leonardo Teixeira, que estreava no Gaúcho, venceu a etapa com um primeiro e um terceiro nas duas baterias.
Francesco Ventre não teve e não deu folga e logo em seguida voltou à pista para conquistar mais um título, agora invicto. Vencedor das baterias em Farroupilha, ele repetiu o desempenho e garantiu seu segundo título de campeão gaúcho em Tarumã ao vencer outras duas baterias da TaG Parilla. Giovani Dalmina, terceiro na etapa, ficou com o vice.
João Vitor Hanauer, que chegou como vice-líder na Cadete, saiu de Tarumã com o título após duas vitórias neste domingo. Os cinco pilotos da categoria na pista proporcionaram grandes disputas e ao fim das duas baterias Artur Vargas, que saíra de Farroupilha na liderança do Gaúcho, ficou com o vice.
Adriano Carboni, com três vitórias em quatro corridas, foi o campeão gaúcho da Pró 400 Light. Neste domingo ele venceu uma corrida e chegou em segundo na outra, mesmo resultado obtido por George Ibañez, que terminou o Gaúcho com o vice na categoria.
E encerrando as disputas, a Fireball, dividida em Sprinter e Master, revelou os dois últimos campeões em Tarumã. Zeno Fornari venceu as duas baterias e garantiu o título na Master, ao passo que Gustavo Justo, que levou um susto ao abandonar a primeira bateria do dia – e a descartou – venceu a segunda e foi o campeão da Sprinter depois de também vencer as duas baterias de Farroupilha.
Confira o resultado da etapa e clique aqui para conferir a pontuação final do Gaúcho 2011:
FIVE SPEED A
1 Analino Sirtuli – 44 pontos
2 Alessandro Clezar – 31
3 Anderson Rocha – 31
4 Marcelo Grunwald – 20
FIVE SPEED B
1 Régis Konishi – 44 pontos
2 Rafael Mohr – 34
3 Felippe Almeida – 14
STOCK
1 Lucas Girotto – 44 pontos
2 Dirk de Werk – 29
3 Eduardo Brigoni – 26
4 Leandro de Fraga – 17
5 Daniel Mueller – 14
JÚNIOR
1 Bruno Bertoncello – 44 pontos
2 Gabriel Robe – 31
3 Victor Matzenbacker – 25
4 Mateus Dela – 24
5 Saulo Ramos Filho – 24
6 Lucas Kohl – 18
SPORT GRADUADOS
1 Rodrigo Kubiczewski – 44 pontos
2 Lucas Alves – 31
3 Lucas Rodrigues – 29
4 Rodrigo Gonzalez – 26
5 André Vollmer – 18
6 Natacha Hanauer – 14
7 Lucas Martins – 10
SPORT SÊNIOR
1 Leonardo Teixeira – 36 pontos
2 Saul Leite Jr. – 34
3 Francesco Ventre – 22
4 Ricardo de Oliveira – 14
TaG PARILLA
1 Francesco Ventre – 44 pontos
2 Arthur Metzdorf – 31
3 Giovani Dalmina – 17
4 Jefferson Abel – 14
CADETE
1 João Vitor Hanauer – 44 pontos
2 Pedro Marques – 31
3 Henrique Vieira – 29
4 Arthur Vargas – 26
5 Pedro Goulart – 20
PRÓ 400 LIGHT
1 Adriano Carboni – 36 pontos
2 George Ibañez – 36
3 Carlos Maciel – 29
4 Franco Pasquale – 17
FIREBALL SPRINTER
1 Maurício Pereira – 39 pontos
2 Cleiton Zimmermann – 28
3 Gustavo Justo – 22
4 André Colombo – 17
5 Ariberto Wagener / Renan Sodré – 12
6 Valdemir Pinicioli – 12
7 Lukas Almeida – 0
8 Mario Colombo – 0
9 Daiane Petry / Rogério Fritsch – 0
FIREBALL MASTER
1 Zeno Fornari – 44 pontos
2 Nicola Guerrieri – 31
3 Emilio Otto – 29
4 Guto Germano – 26
5 Alisson Mengue – 16
6 Micael Marum – 16
7 Francisco Sousa – 8
8 Ricardo Audino – 8
9 Beto Paraná 5
10 Saulo Ramos – 0
11 Paulo César Euzébio – 0
12 Diego Lanfredi – 0