Em Guaporé, a dupla gaúcha Franco Pasquale/ Tiel Andrade faturou mais uma na disputa pelo título Gaúcho do Endurance, na classe GP1.
A bordo do protótipo MC Tubarão IX, equipado com motor Duratec 2.0 16v Turbo, a disputa foi acirrada desde o treino classificatório com o MRX #65, equipado com motor Duratec 2.4 16v aspirado, da dupla de pai e filho Nilson e José Ribeiro, do Mato Grosso do Sul. A decisão da pole position teve a diferença de apenas 1 décimo de segundo no tempo de volta, com o Tubarão largando em 2º.
Na corrida, o MRX de Emílio Padron surpreendeu e tomou a ponta, trazendo com ele o #65. Franco, porém, respondeu, imprimindo ritmo forte e assumindo a liderança, mas enfrentando ainda os ataques de Padron durante algumas voltas. Logo após o primeiro pitstop, Franco, que continuava no comando do carro, percebeu problema de freio no final da reta, onde se chega a aproximadamente 250 km/h e é necessário contornar a curva 1, bastante fechada. Com muita habilidade, o piloto conseguiu frear o carro e utilizar toda a largura de pista sem bater. A partir daí o ritmo precisou ser mais brando até a última parada. O MRX #65, em excelente prova, assumiu a liderança.
Porém, os problemas mecânicos muitas vezes influem na decisão de uma prova. Foi a vez do MRX #65 ter problema no radiador de óleo, perdendo algum tempo nos boxes e fazendo com que Tiel Andrade, que assumia o Tubarão após reparo parcial nos freios, retomasse a liderança.
O final foi emocionante, assim como na primeira etapa: Tiel liderava, mas José Ribeiro trazia o MRX #65 em ritmo alucinante, descontando alguns segundos de diferença e ambos os carros tiveram suas melhores voltas da prova registradas durante a parte final. Faltando poucos minutos para o final, a entrada do safety car devido a dois carros com problemas mecânicos neutralizou a prova e sacramentou a vitória de Franco e Tiel.
Após a prova, Franco contou sobre a disputa. "Na largada caí para terceiro, mas consegui assumir a ponta logo na primeira tocada. A partir da segunda tocada tive problemas de freio, consegui controlar o carro na curva 1, mas tanto eu quanto o Tiel conseguimos nos adaptar ao carro com este problema. O final foi disputado, o #65 chegava a descontar um segundo por volta, no final eram apenas quatro segundos, mas deu certo", disse o jovem piloto.
Com o resultado, a dupla amplia a liderança da classe GP1. A próxima etapa será no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, dia 19 de junho. A equipe tem o patrocínio de Moinho Vacaria, Farias Alimentos e Noko Química.