Perfeita! Assim foi a participação do catarinense Pedro Senna (JZ Racing / KartPress) no Campeonato Gaúcho de Kart, realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, na cidade de Passo Fundo (RS). Senna brilhou na categoria Cadete e, por pouco, não conquistou o título.
Senna chegou ao kartódromo de Passo Fundo na quarta-feira. Já na quinta, realizou seus treinos. Logo em sua primeira saída à pista, o piloto se mostrou rápido. Na sexta-feira, quando foram iniciados os treinos-livres oficiais da competição, Senna voltou a andar bem, tanto na chuva, como no sol. “Eu aprendi bem a andar na pista desde o começo”, disse o pequeno piloto.
Sempre muito rápido, Senna passou a ser considerado favorito ao título, com seus adversários sempre atentos a tudo o que o piloto fazia na pista. “O Pedro estava muito bem preparado e focado, sempre rápido e constante. Isso fez com que ele se destacasse nos treinos”, explicou Leandro Nascimento, da JZ Racing.
Com um piloto rápido e focado, o objetivo do sábado era a conquista da pole-position. Na tomada de tempos, Senna cravou o mesmo tempo do que o piloto da casa Bruno dos Santos, porém Santos marcou o tempo antes e, com isso, fez a pole. “Tínhamos um bom acerto e sabíamos que brigaríamos pela pole. Porém, no momento da pesagem, veio a surpresa: faltou meio quilo. O grande problema é que nós pesamos o kart antes da tomada de tempos e o peso passava quase 3kg. É impossível que o conjunto (piloto + kart) perca 3 quilos em 7 voltas na pista. Depois do evento, um representante do Kart Clube de Passo Fundo pediu desculpas pela balança, já que a mesma estava realmente com problemas. Ficamos um pouco abalados com a situação, mas não criamos polêmica e fomos para a corrida”, disse Leandro Nascimento.
Punido pela falta de peso, Senna largou na última posição na primeira bateria. Após duas voltas sob chuva, o piloto já brigava pela primeira colocação, contra os pilotos da casa, Victor Hugo Matzenbacker, vice-campeão Sul-Americano e da Copa Brasil, e Bruno dos Santos, Vice-Campeão Sul-Brasileiro. “Estava tudo perfeito na primeira bateria, mas o cabo do acelerador arrebentou em cima e acabou com a corrida do Pedro. Trocamos o cabo para ele completar a bateria e pontuar. São coisas que acontecem, mas que são difíceis de aceitar”, disse Bruno Nascimento, também da JZ Racing.
Depois de tantos imprevistos, a segunda bateria foi perfeita. Largando novamente na última posição, logo na metade da primeira volta, Senna já ocupava a terceira colocação. Seu próximo objetivo era alcançar Matzenbacker e Bruno dos Santos, que haviam se distanciado. “Na segunda bateria ele literalmente ‘voou baixo’. Ele honrou o sobrenome”, brincou Leandro Nascimento, que no final, viu Senna conquistar a segunda posição da bateria. “Ele era rápido, poderia ter vencido, mas preferiu não arriscar”.
Apesar dos imprevistos, Senna terminou a competição na quarta posição. “Fiquei triste no começo, mas muito feliz no final. Estou feliz por ter andado bem”, disse o piloto. “O Pedro foi ótimo. É seu primeiro ano na Cadete e foi a minha primeira corrida sem o meu pai por perto. Estou muito contente com o resultado, apesar das coisas que aconteceram”, completou Leandro Nascimento.
Agora, Pedro Senna se prepara para disputar a final do Campeonato Paranaense, que será realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, em Cascavel. “Estamos na liderança no Paranaense. Vamos treinar muito para tentar conquistar este título”, finalizou Leandro Nascimento.
Para mais informações, acesse o blog oficial do piloto: www.pedrosenna.com.br