publicidade
01/06/2010 15:54

Piloto gaúcho desabafa contra o atual momento do kartismo do Rio Grande do Sul

Fonte: Portal Kart Gaúcho / Kart Motor - Erno Drehmer, de Sapucaia do Sul (RS)


Descontente com a atual situação do kartismo gaúcho, que culminou com a ida de apenas 24 pilotos à Paverama para a disputa da Copa Gaúcha no último final de semana, o piloto Mauro Rodeghiero, o Maurobala, solicitou ao Kart Gaúcho/ Kart Motor um espaço para expressar sua opinião e indignação.

O objetivo de Rodeghiero em sua manifestação é dar uma “sacudida” nos pilotos, organizadores e dirigentes do kartismo gaúcho, para que estes possam dar um novo rumo ao nosso esporte no Rio Grande do Sul.

Opiniões a favor ou contra podem ser postadas no pé da página, utilizando-se do formulário para comentários. Confira a partir de agora o recado de Mauro Rodeghiero:

Olá Kartistas do Rio Grande do Sul!!!

Eu fiz a minha parte, fui à Paverama, PAGUEI a inscrição ao clube, e por diversos motivos particulares, resolvi não participar das provas, por decisão exclusiva minha e só minha!

Não foi boicote, nem protesto, mas sim um sinal de alerta. Queria deixar claro e mostrar que ainda tenho interesse pelo kart, mas faço questionamentos e fortes questionamentos!

Dito isto, deixo aqui os mesmos questionamentos que fiz no briefing aos pilotos.
O que temos que melhorar?
O que precisa ser feito?
Por que piloto não é tratado como um cliente nas corridas?
Que vício é esse que nos leva a correr? (Sim é um vício, o da adrenalina, quem não entender assim, faça uma auto-análise!)
A que leva a Copa Gaúcha?
Que desafio teria?
Que benefício seria oferecido?

Uma indignação com pilotos: o que faz pilotos usarem a pista nos treinos de sábado e simplesmente não pagarem a taxa de pista? Não queriam correr, ok, mas sejam coerentes! Isso é ser piloto? Isso é lutar pelo esporte? FAÇA-ME FAVOR!!! Me envergonha tal atitude, a atitude de só olhar pro umbigo!!!

Neste domingo plantei uma semente, a semente de trabalhar o futuro, de acertar os detalhes, de corrigir os erros e seguir em frente na luta pelo esporte.

Uma palavra deve ficar como sendo meta do esporte kartismo: INTERESSE ! Quem não tiver isso, deve desaparecer do ambiente kart !

O evento em Paverama foi deficitário, aliás muito deficitário na arrecadação, e a culpa é de quem? Dos erros de quem? Do desinteresse de quem?

Fica o meu alerta aos pilotos: FAÇAM A SUA PARTE, useM a sua inteligência para fazer algo produtivo no esporte. Aprenda as regras, exija que sejam cumpridas, faça valer seu tempo e dinheiro gastos em corridas.

Tudo isso posto, quero deixar claro que a partir de agora serei um fiscal de erros, erros de tudo que ocorre em corridas de kart e que, infelizmente, não são poucos e me relatam cada vez mais. Que meu desabafo sirva de alerta a todos os envolvidos em corridas de kart no Rio Grande do Sul.

  • 01/06/2010 17:36 João Lucas Batistella

    Parabenizo principalmente ao Mauro Bala por expor o que muitos teriam vontade, sempre me pergunto, por que dos milhares de kart que existe no Rio Grande do Sul não se consegue formar baterias de 5 kart's na maioria das vezes. Bom, trabalhei muito tempo com kart na cidade de Passo Fundo, tinhamos uma turma de 26 kart's, que atualmente todos parados, porém por problemas pessoais com o kart clube de Passo Fundo mesmo, mas eu ainda acho que surgiram-se muitas categorias, dvidindo muito os pilotos, primeiro era os 125cc, quantos milhares de motores desse existe parados até hoje, só eu tenho 27 desses ocupando lugar aqui em casa, depois veio os Rd's no qual teve seu momento de fama e hoje tem meia duzia de kartodromos que andam de RD, depois foram os pro 400, que muitos pilotos desistiram por não ter grid nos campeonatos, e agora esses motores todos disputam espaço de 3 ou 4 pilotos por grid, qual seria a ideia? Esquecer esse monte de kart guardado nos porões de casa, nas oficinas por causa que agora só se fala em motor refrigerado a agua? bom, não sei, estou disposto para acharmos uma saída e quem sabe termos grid's grandes para entusiasmar todo mundo a voltar, por que os 125cc poderia ser ditos caros, mas ja andei com mais de 30 kart's no grid de 125cc, abraços, espero ter ajudado

  • 01/06/2010 18:18 Jorge Katczinski

    Mauro!!! muito bom teu desabafo.....vai ter muita gente refletindo sobre as tua palavras...um grande abraço

  • 01/06/2010 18:19 Roberval Luiz

    parabens mauro, pelo entusiasmo em encontrar uma soluçao para reaquecer os grids, como piloto e interessado em ver nosso esporte voltar ao topo, sugiro tambem igualdade na motorizaçao com sorteio dos propulsores assim como e feito em minas gerais pela (rbc), que tende a baixar custos e igualar condiçoes destacando mais o talento do piloto, participei de varias provas la nesta condiçao e afirmo que e o primeiro passo para a coisa acontecer.abraço

  • 01/06/2010 18:19 André Colombo

    Mauro existe desinteresse de todos os lados, mas vamos falar apenas de Paverama ok.
    Fomos proibidos pela FGA de usar pneu SPEED na semana da corrida, ai vamos fazer um cálculo rápido R$ 520.00 + R$ 180.00 + R$ 105.00 + Despesa de gasolina carro e hospedagem e alimentação, algo em torno de R$ 130.00 TOTAL R$ 935.00 este valor no final do mês. Creio que seja simples saber o porque de 24 kart.
    Interesse? Ate mesmo o KartGaucho, não estava presente, porque? Não tinha nem uma outra competição na mesma data que justifica-se, ou seja falto Interesse ...
    Parilla, todos tem os motores presos no Velopark.
    RD esta morrendo.
    E os Matsuyama, bem este sim na minha opinião deixou a desejar, mas pode ter o mesmo motivo "Desculpa"dos Pneus ...
    Sem mais

  • 01/06/2010 18:40 André Colombo

    O que pode mudar Mauro?
    FGA tem que perceber que hoje no ambiente Kart, mais de 80% é feito por lutadores, por pessoa como eu que Trabalha 12 horas por dia e paga o Kart com o seu trabalho, pois sabemos que não existe Patrocínio no ambiente Kart Regional, no máximo APOIO.
    FGA fala que não organiza provas, apenas fiscaliza, e recebe os valores. Então porque O Néco foi criticado publicamente por ter liberado Pneu Speed no Velopark? Será que não percebem que isso é um tiro no pé? Não é homologado, pode parar, pneu é igual ou melhor os MG, única diferença é que não deu a caixinha de 120mil reais a CBA.
    Pilotos, vejo muitos que não sabem ser competitivos, so corem se tiver benefícios ou se tiver superioridade de equipamento, vejo nego colocando 40kg no kart para andar na Master, pois lá podem ser competitivos, eu virei piada quando entrei na Fireball, pois galera falou que eu era louco em querer competir com a família Castro e seus benefícios e equipamentos "Palavra dos outros, não minha" Contra o Pilau, etc. Mas minha resposta é simples, quero correr contra os melhores indiferente se vai ter pódio pra mim.
    Ou seja basta a galera parar de acha que existe so primeiro lugar em corrida de carro.
    RESUMO:
    FGA: se não ajuda por favor não atrapalhe
    CLUBES: Aprenda que nos somos clientes e que sem kart na pista vocês perdem tanto quanto nos, ou mais, pois podemos escolher outro esporte e vocês? Crie sócios, de vantagens a quem sempre esta presente e ajudando. Não mostre a porta da frente para os insatisfeitos e sim escuteos, pois sempre se aprende mesmo quando o piloto não tem razão.
    Pilotos: Caiam na real, mais de 98% não vai a lugar algum "F1, Indy, GP2, 3" vivemos um vicio para maiores de 20 anos e o grid hoje dificilmente tem pilotos menores que 22 anos. Ou seja vamos nos divertir seja chegando em primeiro ou em ultimo.

  • 01/06/2010 22:21 Leonardo

    Nunca corri em outros Estados, mas o problema no RS é a falta de comprometimento/responsabilidade. Desde o piloto que não paga a taxa de treino, até o preparador que nao entrega o equipamento na data combinada. Os kartodromos sao uma bagunça, os campeonatos mais ainda... Não interessa a classe social se é mecanico ou dono de equipe... não dá pra ser preguiçoso/descomprometido... sem falar que no ambiente de kartodromo é normal até roubo de peça, etc... ao meu ver a relaçao piloto/clubes/organização é como contribuinte/estado.... o problema não é pagar o "imposto", é ter retorno... o esporte é caro, claro que é... mas dá pra ter muito mais retorno do que se tem... o kart gaucho por exemplo... só cobre o velopark e outros estados.. taruma que hoje está muito acessível, mal aparece no site....

  • 01/06/2010 23:47 Jorge Antônio

    Agora vem o outro lado da moeda, o que muitos também no ambiente kart RS queriam dizer. Não agüentamos mais as manifestações do Sr. Mauro Bala, parece político em eleição! O que os outros fazem está sempre errado. Somente ele está certo. Ele fez a parte dele, foi no Sábado, treinou, pagou e não correu, que estímulo ao esporte é esse? Mural de cueca para cima de todo mundo? Fala sério!
    Sr. Roberval, você deve ser mais um dos tantos que adoram o kartismo! Muitos aqui no Sul apóiam o modelo de motores sorteados adotados nos principais campeonatos do Brasil (Light, Minas, F-4 Brasileiro etc), mas saiba que por aqui o Sr. Mauro Bala foi o grande destruidor da maior categoria que se reestabelecia no estado em 2008. Como ele mesmo fala em INTERESSE, quando o interessa ele apóia quando não interessa destrói, tomou pau de muita gente na pista e ficou o campeonato todo reclamando de motor, foi ao gaucho e tomou pau denovo. Desde 2008 trabalhou para destroir a categoria Pro-400, inventou de tudo, que motor sorteado não eram iguais, com sua atitude prejudicou Velopark, pilotos, preparadores e todas outras pessoas que se envolvem com o kartismo. Agora pilota na equipe do fornecedor dos motores, e agora sim está tudo bom e os motores são ótimos. Não estamos avaliando quem fez ou faz os motores e sim as criticas e atitudes do Sr. Mauro Bala que todos que vivenciam o kartismo no RS sabem e não suportam mais.
    Sr. Jorge, vamos refletir sim sobre as palavras do Sr. Mauro Bala, não queremos que ele faça nada, pouquíssimos querem. Mas muitos querem que ele vá trabalhar com seu projeto no kart indoor e que fique por lá por muito tempo, seu perfil é de kart indoor e não de competição, respeitamos a todos que praticam esta modalidade que hoje serve de entrada para a competição, mas são ambientes diferentes e existem profissionais que dependem da competição. Neste ambiente de competição existem muitas pessoas interessadas em competir e querendo ajudar, agora não precisamos de alguém que só destrua toda e qualquer iniciativa. Temos ótimos exemplos por aqui a Fireball é um sucesso, a 400 é para ser um sucesso, a Parilla é outro nível mas já teve bons grids e pode ter denovo.
    Muitos não irão postar comentários, mas muitos irão ler este e concordar com os fatos descritos. Sr. Mauro reflita suas atitudes, fale menos e corra mais ou nem corra.

  • 02/06/2010 09:24 Erno Drehmer - Site Kart Gaúcho/ Kart Motor

    Leonardo.
    Outros campeonatos, disputados no Rio Grande do Sul fora do Velopark tiveram e têm cobertura do Kart Gaúcho/ Kart Motor apenas este ano, para não citar anos anteriores. O site é dinâmico e posta mais de 15 notícias por dia. Fique mais atento, leia-o todos os dias, a todo momento, e você verá que o Kart Gaúcho/ Kart Motor noticia mais do que as provas do Velopark. Tem a prova de Paverama do último final de semana, tem provas de Uruguaiana e tem, SIM, cobertura de Tarumã, neste ano e no ano passado. E kartismo se faz em outros estados também, por isso o Kart Gaúcho/ Kart Motor cobre o kartismo de outros estados, não lhe parece simples?

  • 02/06/2010 09:49 Mauro Bala

    Como é bom debater!
    Jorge Antonio, nem te conheço, e infelizmente vc só tem a metade da informação e quem tem a metade nem pode ser tão taxativo assim!
    Quem montou o GRID de 2008 da Honda 400 no VLPK?
    Quem não revisou motores pro gaucho 2008 VLPK?
    Quem lutou por ser motor sorteado na REI das pistas?
    Quem tenta mobilizar algum GRID?
    o esquema indoor se o Jorge não sabe é de onde estão saindo os pilotos pra correr nas corridas oficiais. E é ASSIM , vá se informar! e tem pilotos muito melhores que em corridas oficiais
    no indoor ainda existe aquela ilusão de : "quero me tornar piloto com carteira!"
    sobre tomar pau em corridas: isso faz parte do aprendizado meu nobre debatedor! venha tbm será bom pra aprender e aproveita pra ler todas as noticias e não só as que te interessa .ok..
    Sobre ser político:detesto isso! mas vou ter que me movimentar nesse sentido!
    Dedo na ferida: primeiro a gente mostra e apresenta as ocorrências, depois a gente apresenta as dicas de reconstrução.
    Jorge: eu gostaria de saber de onde vc é? que GRID tem nas tuas corridas? que corridas vc já correu?
    perguntas simples e fáceis !
    ainda retorno aqui !

  • 02/06/2010 10:34 Alex Dias

    Bom pessoal ,ao meu ver se houvesse interesse por parte de todos envolvidos no kart como o Mauro tem talvez nossa realidade fosse diferente,todos o criticam,mas ninguem quer assumir essa responsabilidade de tentar mudar,sempre escuto "sempre foi assim,nunca vai mudar"isso é absurdo,é comodismo total!!! eu conheço o mauro a pouco mais de 1 ano e posso afirmar que ele defende muito a igualdade e seriade do kart aqui na região,e quem o conhece e está bem informado sabe do que falo,o fato é que ninguem quer se envolver, os pilotos e preparadores não se dão conta que a passividade joga contra eles,pensam no curto prazo ,somente na prova que estão disputando,quando na verdade há muito mais potêncial por traz!!! vejo isso muito parecido com nossa politica,na hora do voto serve qualquer um, mas quando a coisa fica feia todo mundo reclama!!! e só quer solução ,quando na verdade precisamos levantar as causas e trabalhar as soluções, toda mudança gera polêmica,tira os acomodados da aréa de conforto!!!e nesse caso não é dirente!! mas tenho certeza que a maioria quer mudar para melhor!!! Mauro sei bem o que ocorre nos bastidores e tem meu apoio!!!

  • 02/06/2010 11:46 Leonardo

    Caro Erno,
    primeiro gostaria de te dizer que não to aqui pelo "bolo", quis expressar minha opinião porque também adoro o kart e quero vê-lo crescer. Pra mim, que, junto com meu primo ("pinho") fui piloto de cadete em 95, 96 (com pareci cia) e que, desde então, sempre, todos os dias, quis voltar a correr, é muito triste ver que o kart "sim" é exatamente a mesma coisa de 15 anos atrás (na verdade agora é muito mais difícil). É muito triste também, na primeira prova no velopark do ano ter levado um empresário interessado a dar patrocínio (raridade) e ter sido avisado por esse mesmo empresário que "fulano ali levou (roubou) a tua caneta (posca)" enquanto estávamos no parque fechado (é obvio que ninguém investe em um ambiente assim). Acho que o kart gaucho é um GRANDE site: foi através dele que comprei o equipamento com o qual voltei a correr (ano passado) e através dele que estou vendendo, menos de um ano depois, porque sou mais um a desistir dessa vida... A minha crítica principal, se você ler novamente meu comentário, não é ao site, é ao kartismo do RS (já que este é o objeto da crítica do Mauro, logo objeto deste tópico) e nisso acho sim que o kart Gaucho poderia SIM melhorar... Por que ao invés da sessão automobilismo nao tem "Kartismo Gaucho" ??? Por que não se fala tanto em pilotos Gaúchos? Eu não quero saber de Victor Franzoni, ou André Pedralli (esse é celebridade aqui).. Quero saber do Christian, dos Moraes, Dieter, dos caras daqui que investem ... Aproveita a visibilidade gigante que o site tem e ajuda os caras daqui. E fica tranquilo que eu leio sim o site TODOS os dias, e leio porque acho bom, gosto da hora do meu dia em que paro para Lê-lo, mas não leio "a todo momento", porque trabalho muito, 10, 12 horas/dia pra pagar o meu parilla de 6 mil, pra pagar a ABSURDA taxa de R$ 100,00 de combustível nas provas do velopark... Veja nos classificados que tem anúncio meu ali...
    Eu não sou gurizinho "disparando pra todo lado" sem fundamento. Não me confunda. E lembre que o nome do seu site é Kart GAUCHO...
    Ps.: te convido a estar presente no domingo 27 de junho em tarumã. Assista a despedida do meu breve retorno ao KART.

  • 02/06/2010 12:15 Anderson Rocha

    Ola Mauro,
    receba meu apoio, tu plantou a semente, ta na hora de todos os lados reverem seus conceitos.
    E se criarmos uma associação dos pilotos?
    Anderson Rocha

  • 02/06/2010 12:42 João Lucas Batistella

    Infelismente o que era para ser algo que ajudasse acabou virando mais uma bagunça, temos que nos conscientizar de que vai ser assim e deu, esse topico ja ta uma baderna, abraços a todos

  • 02/06/2010 13:16 Mauro

    ainda acredito que não virou bagunça!
    posições são apresentadas!
    ainda espero as repostas do Jorge....
    e o que deve parar de acontecer é esse relato do Leonardo, gosta , anda , investe em equipamento e depois se retira por ver que tudo não funciona como deveria!
    Os novatos de hj estão vendo isso, quando eu era novato nem percebia isso !
    já levei patrocinadores tbm !
    e onde estão hj??? anunciando no futebol da rádio gaúcha...

    vamos debatendo!
    O preparadores tbm tem sua parcela de culpa !

  • 02/06/2010 14:02 Alex Dias

    Gente !!!o que jamais podemos fazer é pensar como nosso colega acima " que a coisa vai ser sempre assim" colhemos o que plantamos,se pensarmos como derrotados com certeza não seremos vencedores!!! é por essa cultura de que as coisas são como são que nosso pais é a maravilha que é,onde nossos filhos crescem ouvindo isso!!! é hora de ser otimista ,concordo que temos que focar e unir forças em prol do esporte,precisamos discutir aqui sugestões pertinentes ao que foi exposto pelo Mauro,o resto é por hora secundario!!! também to tentando iniciar nas competições ,mas é duro gastar milão pra andar com 5/6 karts,é como treinar no velopark sozinho por 80 reias entendem!! por isso apoio a iniciativa do Mauro,em apenas três provas da velocup presenciei coisas absurdas,de todas as ordens e como Mauro diz,quem está bem informado sabe do que estamos falando!!! então gente é hora de mudar!! ninguem disse que seria facil ,mas alguém tem que iniciar essa caminhada,o mauro é o cara que está abrindo a porta da renovação e mudança,então ta na mão de todos ,basta acreditar que mudar é possivel e parar de esperar as coisas acontecerem!!!comissão de pilotos é uma sugestão pertinente e positiva,é isso ai Anderson!!! temos que somar,!abraço!

  • 02/06/2010 14:43 Maurobala

    INFELIZMENTE, TEREI QUE APRESENTAR NESSE ESPAÇO:
    O Jorge Antonio é FAKE,o que é uma pena!
    pois pensei que teria um debatedor !
    que teria a coragem de ir pras cabeças, de participar das reuniões futuras !
    de que ainda queria perder tempo com o kartismo no RS!
    Escondido num nome falso é muito fácil, ser o mister M é bem cômodo pra ti!
    mas o pior de tudo, é que mostra como andam as coisas que critico...
    pra me detonar, tem que usar um pseudônimo!
    isso é a dura realidade que vivemos nas corridas, gastamos o que ganhamos trablhando e ainda somos esculhambados no final de tudo!
    Não estou aqui fazendo 'bolo', nem defendendo A ou B , mas sim vou apresentar algumas possibilidades de melhora...
    Fica certo assim, seu Jorge Antonio falso???

  • 02/06/2010 17:04 Felipe

    O Erno disponibiliza um espaço do seu site, um trabalho sério e dedicado a favor do kartismo. O Mauro se propõe a fazer alguma coisa pelo esporte e aparece um sujeito medroso, um FAKE, pra opinar de forma veemente e sem sustentações? POR FAVOR! Se não quer ajudar, pelo menos se isente de digitar comentários desrespeitosos e maldosos. Aproveite o tempo para outra cosisa! E seguimos na trincheira, em prol do esporte.

  • 02/06/2010 17:13 Marcos Osni

    Boa tarde, o Sr Battistela é um desses que ajudou para o "fim" do kartismo. Quem conhece a figura sabe disso...

  • 02/06/2010 19:43 Eduardo

    AMIGO MAURO CONSIENTE AS TUAS PALAVRAS E UM ALERTA PARA O ESPORTE.NAO EH SO NO SUL QUE ACONTECE ISSO EH EM GERAL EXISTEM SIM MILHARES DE KARTS PARADOS E MUITOS DESSE QUERENDO CORRER MAS DEVIDO A FALTA DE PREPARO DESSES AI QUE HOJE IMPERAM FICAM ENCOSTADOS EMPOEIRANDO.CORAJOSO VC MOSTRAR A SUA CARA E EXPRESSAR SUA OPINIAO(COVARDES AQUELES QUE FALAM E NAO MOSTRAM A CARA) PODERIAMOS TER MAIS PESSOAS QUE NEM VC. HOJE VC MOSTROU UM POUCO DO QUE SE PASSA NO TEU ESTADO, DEVERIAMOS TER ESSA ATITUDE QUE VC TEVE POIS QUEM FAZ ACONTECER SOMOS NOS.PARABENS PELA INICIATIVA E PRINCIPALMENTE ''CORAGEM DE MUDAR".....................

  • 02/06/2010 23:18 João Lucas Batistella

    Para não ficar dis que dis, mandei um e-mail para o senhor marcos osni, mas o mesmo não existe, retornou na hora, só para deixa-lo ciente, me dediquei anos de minha vida em Passo fundo, barateando para todos o kartismo, dei a oportunidade de muitos pilotos começarem a andar de kart, movimentava o kart de passo fundo, corria nas provas do Pablo em Paverama, do Nego em Guapore, sempre quis grids cheios, trabalhava quase que de graça, quem me conhece sabe tudo que fiz, espero ainda poder ajudar, abraços a todos

  • 02/06/2010 23:52 Rubens

    Prezado Mauro, falta amor ao jogo, é verdade, mas falta grana tb, automobilismo é um esporte de elite, corre junto com o dinheiro coisa que no sul tem pouco ou menos que em SP por exemplo. É só ir somando, treinos, taxas, carteiras, pneus, combustível, mecânico, infra, deslocamento, equipamento....muitos aparecem só para matar a saudade do clima de um treino....podemos montar um kart que não dê despesa? Sim. Queremos? Não. Porquê? Porque o automobilismo é um esporte elitizado...e pouca gente entende essa paixão por velocidade..gostar de correr é uma coisa...sofrer quando não se pode correr...poucos sofrem, acredite!

  • 03/06/2010 01:14 Maurobala

    Sim, falta grana tbm , isso mudou muito nos últimos 3 anos ! e poucos perceberam!
    Nos preparadores, por exemplo, em poucos 'caiu a ficha' disso!
    No meu serviço e nas minhas vendas tive que mudar, porque o kartismo não 'acordou' nisso tbm !
    o emocionante é um GRID cheio!
    com disputas e sendo um jogo limpo !

  • 03/06/2010 01:22 Maurobala

    O FAKE Jorge Antonio, me mandou voltar pro indoor...eu VOLTO sem problemas, mas com GRID cheio viu ! Nesta quarta no SPEEDKART 34 pilotos participaram da confraternização que agilizei, destes 34 mais de 15 nunca sentaram num kart na vida !
    agora pergunta qual a sensação ao final ?
    pergunta quem já quis andar outra vez mesmo dia?

  • 03/06/2010 10:47 Maurobala

    Os FAKES: o difícil da vida é isso, as pessoas se escondem atrás de nomes falsos, e infelizmente usam esse espaço para detonar geral.
    a ASSOCIAÇÃO de PILOTOS: sim pode sair, mas pode sair num primeiro momento uma comissão de pilotos.
    OUTRO PONTO: já analisaram o que o VKC vai fazer no dia 20/06 ???
    evento bem diferenciado do que vem acontecendo nas provas de kart no RS.
    Todos nós temos que ter INTERESSE, até nas mínimas coisas.

    Fica a dica: se informem da prova de reinauguração do VKC!!!

  • 03/06/2010 15:40 Jokka Müller

    CARO MAURO, NÃO DESANIME E TAMBÉM NÃO FIQUE FRUSTRADO COM O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO HOJE EM DIA NO KART DO RS. POIS POSSO LHE GARANTIR QUE ISTO NÃO ESTÁ ACONTECENDO SOMENTE AQUI.
    TRABALHO COM KART À MAIS DE QUINZE ANOS, E O QUE EU VI E AINDA VEJO ATÉ HOJE EM TODOS OS KARTOTROMOS DO BRASIL, E EM ALGUNS FORA TAMBEM, NÃO É SOMENTE A FALTA DE INTERESSE DOS PILOTOS E DOS CLUBES. SE VOCÊ PERGUNTAR PARA OS PREPARADORES MAIS ANTIGOS, EU TENHO CERTEZA QUE ELES IRÃO LHE DIZER A MESMA COISA: ANTIGAMENTE EXISTIA 4 OU 5 PISTAS DE KART, EXISTIAM CAMPEONADOS NA CIDADE NA SERRA E NO INTERIOR DO ESTADO. HOJE EXISTE PISTA EM VARIOS LUGARES, O QUE FEZ COM QUE A MAIORIA DOS PILOTOS PARTICIPE DAS PROVAS NA SUA CIDADE, FICANDO ASSIM MUITO MAIS ECONOMICO A NIVEL DE DESPEZAS DE HOTEL ALIMENTAÇAO E ETÇ. NÃO SOMENTE PARA OS PILOTOS MAS TAMBEM PARA OS MECANICOS QUE TRABALHAM POR CONTA PROPRIA, QUE É O CASO DA MAIORIA.
    EM 96,97 E 98, NÓS TINHAMOS LÁ EM SANTA CATARINA UM CAMPEONATO CHAMADO SERRA/ILHA, ERA O MAIOR SUCESSO, MOTORES SORTEADOS, 8 PROVAS NO ANO, GRID CHEIO EM TODAS AS CATEGORIAS DE 125CC, ARQUIBANCADAS LOTADAS E NO FINAL DO CAMPEONADO CADA PILOTO AINDA LEVAVA UM MOTOR PARA CASA.
    POR QUE QUE ACABOU???
    COMO MECÂNICO/PREPARADOR JÁ PARTICIPEI E GANHEI ALGUNS CAMPEONATOS, ESTADUAIS, SUL BRASILEIRO, BRASILEIRO E ATÉ PANAMERICANO,
    MESMO SABENDO QUE EU TENHO TODA ESSA BAGAGEM, A MAIORIA DOS PILOTOS CHORA PRA PAGAR R$:300,00 POR UMA PROVA DE KART, ISSO SIM DESANIMA TRABALHAR COM KART, ISSO SIM TIRA OS PREPARADORES DAS PISTAS E CONSEQUENTEMENTE OS PILOTOS.
    POR TANTO MEU CARO MAURO BALA, NÃO DESANIME, APENAS FAÇA A SUA PARTE E PILOTE.

  • 03/06/2010 20:10 Mauro

    Grande JOKKA, se vc diminui preços, vc fez a sua parte! e sei que tudo tem limite.
    Também não existe trabalho gratuito!
    Entendo tbm, que só fazer a minha a parte não está funcionando......Por que? porque temos que levar mais um piloto pro GRID e esse tbm tem que fazer a parte dele............E na medida que quem coordena e fiscaliza as corridas, não cumpre a sua parte, o que resta pra gente???
    pagar a conta???
    debater normas de conduta na pista???
    OBSERVAÇÃO: Pessoal, eu já falo no geral e não nessa ou naquela prova específica.


  • 03/06/2010 20:55 Angelo Schwengber

    Necessarias as reflexoes. Salve o esporte, o interesse coletivo e a inovacao. O vkc esta lançando um novo formato onde os pilotos passam a ser os dirigentes do esporte e que seja possivel o retorno de muitos as pistas... Forte abraco e vamos conferir! abraco

  • 04/06/2010 00:07 Felipe Gadret

    Muito bom ler esses comentários, há anos me pergunto porque esse esporte está assim? Sou de Pelotas e vivo no bastidores do kart desde 89, vi muitos kartistas de renome nacional se formaram aqui. Mas de 97 para cá simplesmente caiu de grids com 20, 25 kartistas para um grid de 12 juntando duas categorias.
    Será custo? Creio que não quem entra nessa\ barca não é pra polpar tem que ter bala. Temos um campeonato aqui somente com honda 13hp, na última prova tivemos um grid de 16 karts e ao mesmo tempo contei sentados no muro do kartódromo, assistindo á prova mais de 12 ex-pilotos que concertexa teriam plenas condições de correr novamete. ENTÃO TE APOIO PLENAMETE MAURO BALA. ABRAÇOS

  • 09/06/2010 12:19 Mauro

    Bom pessoal!
    ideias surgiram e serão apresentadas ...ok...
    exige a mobilização de todos !!!
    eu disse TODOS do meio !!!

  • 10/06/2010 13:20 Oséias De Almeida

    Bom ,parabens Mauro pela sua coragem e atitude.
    Eu venho do kart desde de pequeno , e vou te confeçar estou decepcionado principalmente com os que mais precisavan ajudar os que voltam ao kart, me refiro a os mêcanicos e preparadores que de vez de incentivar preferem enganar e tirar o dinheiro de nós que lutamos para manter nosso (vício de apaixonado) concordo plenamente com todos os formadore de opnioes aqui feito, vamos botar ordem nas coisas.

  • 10/06/2010 16:15 Rafael

    Olá, pessoal! Ajudo a organizar as provas de kart em Uruguaiana. Já narrei diversos campeonatos no RS como citadinos, regionais, copa gaúcha, campeonato gaúcho, sulbrasileiro e brasileiro. Percebo que aqui em Uruguaiana os pilotos são conscientes com os gastos e fazem de tudo para baratear! Inscrição: R$100,00. Pneus: dois jogos azul SPEED (Pro-400)/ dois jogos vermelho SPEED (RD) para as 6 etapas. E não tem esse negócio de carteira de piloto! A Pro é com motor próprio standard. O RD é livre. Outra observação é que aqui não tem preparadores de motor. Viu como é simples? Dá pra fazer kartismo com baixo custo. E com pessoas comprometidas! É só querer! Ah, querem saber se vai público? Cerca de mil pessoas por prova! Querem ver fotos? Copia o link http://picasaweb.google.com.br/MARQUES657
    e clica FOTOS 2ª ETAPA COPA KART OESTE. O objetivo é contribuir com sugestões para melhorar o nosso kartismo, ok? Parabéns ao Mauro por ser um eterno batalhador pelo nosso esporte! E o Erno pela divulgação de notícias, sempre tratando com ética e transparência! Abs.

  • 12/06/2010 22:23 Roberto Felippe

    Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente esse piloto, e tenho certeza de que "sacudiu" sim em pilotos, organizadores e dirigentes do kartismo gaúcho.
    Exemplo disso estou montando um clube para organizar pessoas para começar a correr de kart e conhecer as regras, fazendo sua parte nas pistas cumprindo as tais.

  • 15/06/2010 10:29 Eduardo Tomedi

    Mauro, vem andar de fusca! a turma lá é pequena mas é unida!!! estamos precisando de gente que nem tu pra dar uma levantada no nosso grid!

  • 16/06/2010 16:47 Hardy Jr.

    Mauro... Parabéns pela coragem, acho que falaste o que muita gente gostaria de estar falando. Sou novo no kart e estou nesta para incentivar meu filho de 12 anos da categoria Junior Menor, na primeira etapa do Velopark Cup levei ele, mesmo sem experiencia para iniciar no esporte, era ele e mais 2 (um deles o filho do Pablo). Na segunda etapa, nos deslocamos fomos até lá e estava só ele, em Paverama nem perdemos nosso tempo. O motivo de ninguém desta categoria se interessar ? boa... pilotos acredito que tenham, mas o custo é complicado 660,00 a inscrição com o motor... ir lá para correr ele e mais 2 ? Melhor ir correr em kart de aluguel por ai. Não existe um site "oficial" das competições com pontuação atualizada, dia certo das etapas, informações gerais para o público competidor. Sem seriedade não tem competições sérias, sem competições sérias sem patrocinio, sem patrocínio sem dinheiro, sem dinheiro sem pilotos... Acho que o círculo vicioso está formado.

  • 18/06/2010 17:03 Renato Reschke

    Convido a todos os kartistas a visitarem Uruguaiana...Estamos com um citadino, que nao serve de exemplo, porém temos relativa organizacao...vale lembrar que quem sustemta o kartrodomo somos nos pilotos e ressalto que a pista esta toda recapeada...Gracas ao Prefeito Municipal...mas é isso...vamos trocar emails e venham nos prestigiar........abracos aos amigos que nao conheco porém temos algo em comum...adoramos kart

  • 21/06/2010 11:07 Daniel

    Sr Mauro meu apreço e minha profunda lealdade com suas palavras , e minha grande inveja pelo srs deste estado que adoro e que tão bem recebeu meu filho e que tens um veiculo de comunicação como o Kart gaucho/kart motor que divulga a meu ver a todos que os solicita visto é que sem bairrismo tens divulgado todos os Kartistas do Brasil,sem distinção de crédulo ou de cor , basta ver sua excelência em coberturas ao vivo ,levando o nome do Rio grande do Sul ao nível de abrangência jamais visto sobre o Kartismo. Tanto é que passei a conhecer melhor o Kartismo ,foi através do Kart gaucho e as colocações das pessoas sérias deste .Acho sinceramente que teremos que repensar sim maneiras de ajudar o Kartismo ,mas com respeito a todos e todas as opiniões. Que Deus os abençoe .