publicidade
03/07/2013 16:50

Principais pontos do Gaúcho 2013 já estão definidos. Tarumã recebe o evento em setembro

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



Já estão definidos os principais pontos para a disputa do Campeonato Gaúcho, marcado para ser realizado entre os dias 6 e 8 de setembro no Kartódromo de Tarumã, em Viamão (RS).

Atendendo o resultado de uma consulta informal entre os pilotos, a Federação Gaúcha de Automobilismo decidiu que a disputa se dará em quatro baterias, sendo as três primeiras com pontuação simples e a última com pontuação dobrada. Das quatro, o pior resultado deverá ser descartado e, assim, serão conhecidos os campeões.

A programação oficial começará na sexta-feira, com treinos oficiais. No sábado serão disputadas duas baterias e no domingo outras duas, estas com duração diferenciada das do sábado.

O regulamento técnico seguirá o utilizado no Campeonato Regional da Serra para todas as categorias, exceto para a F4, que por não correr em Farroupilha utilizará o regulamento do VKC.

Uma das categorias em disputa será a Cadete, para pilotos com carteira Mirim ou Cadete e classificação única. Os motores serão fornecidos por sorteio ao preço de R$ 300,00 e haverá resorteio todos os dias.

A Júnior Menor também competirá com motores sorteados, entregues no segundo treino da sexta-feira, ao custo de R$ 600,00 o aluguel e igualmente haverá resorteio todos os dias.

Outra categoria com motor sorteado será a Pró 400, dividida em Estreantes e Graduados – ou A e B, como também é definida no VKC. O aluguel do motor custará R$ 400,00 e, assim como a Cadete, será entregue no primeiro treino e haverá resorteio diário.

A Fireball Sprinter e Master, Fórmula (dividida em Graduados – para pilotos Júnior, Novatos e Graduados – e Sênior), TaG, TaG Super e Speed Kart competirão com motores próprios.

As inscrições custarão R$ 350,00 para a Cadete e R$ 430,00 para as demais categorias, além do combustível, que será cobrado à parte e terá seu valor definido próximo à realização do Gaúcho. Os pneus, de acordo com o regulamento de cada categoria, poderão ser novos ou usados e será lacrado um jogo e meio – três dianteiros e três traseiros.

As inscrições antecipadas começarão a ser feitas em agosto, no Kart Motor.

  • 03/07/2013 17:10 Leonardo Teixeira Freire

    O que? Regulamento do Regional da Serra para 125cc (formula???).... Isso significa que poderá correr com qualquer motor, com preparação livre e até dois carburadores??? Isso tá muito errado. Tem que ser RNK para graduados e Sênior !!! No máximo, unificar as sênior A e B... O regional da serra é um campeonato apartado, com seu regulamento específico... Manter da forma que é o regional da serra significa que, ou todos compram o motor MY 2013 (que é R$ 6500), ou já se considera fora da disputa...

  • 03/07/2013 17:18 Leonardo Teixeira Freire

    Eu, infelizmente, nesse formato, não correrei...

  • 03/07/2013 18:25 Darci De Mello

    Eu estava me preparando p/ correr o gauchao na sênior A . Mas estava contando com motor RNK.estou de acordo com o Leonardo Teixeira, motor com livre preparação tem estou fora.

  • 03/07/2013 19:17 Volmir Goulart

    Erno,
    meu filho corre de kart a 2 anos e a 1ª vez que ouço lacrar um jogo e meio de pneu..
    na pista de taruma(na pista lixa) o certo é lacrar 1 jogo completo de pneu por bateria..
    Volmir Goulart

  • 03/07/2013 20:01 Lucio Metzdorf

    Vem pra Fire Leonardo

  • 03/07/2013 20:28 Mauricio Santa Maria

    O Leonardo esta completamente certo. O campeonato Gaúcho de Kart é um campeonato CBA. Portanto as categorias devem obedecer o RNK. Tenho certeza que o Erno juntamente com o Jonny vão corrigir esse erro.

  • 03/07/2013 21:07 João Lucas Batistella

    Eu axo muito bom a categoria formula, ao menos da chance para todos andarem e formar um gris melhor, senão acontece o q esta acontecendo nos outros lugares, mais categorias do que pilotos, show de bola, eu que já nao ia andar com certeza estarei presente

  • 03/07/2013 22:27 Dazeca

    porque a graduados tem que correr com motores novos foi fala com o JOny e me afirmou que seria rnk ja que este regulamento da serra e pirata nao segue o rnk
    segundo consultado pilotos e nao preparadores motores modernos (novos )so andam na junior e senior A simplesmente nao entendo uma hora e uma coisa outra ora e outra tudo liberado QUE REGULAMENTO

  • 03/07/2013 22:45 Dazeca

    nada contra nimguem mas a fireboll tambem nao tem regulamento os motores sao todos fora um diferente do outro

  • 04/07/2013 07:58 Hardy Kohl Junior

    Não entendo, a única coisa que não seria necessário discutir (o RNK) foi discutido e alterado. Campeonatos regionais tudo bem ter seu próprio regulamento, mas um campeonato Estadual ? O objetivo não era fazer um regulamento para ter gride ? Será que este objetivo vai ser atingido desta forma, reinventando a roda ? Ano passado criaram aquele monstro no sistema de pontuação. Alguém tem algo contra simplificar e ser objetivo ?

  • 04/07/2013 08:04 Erno Drehmer

    Bom dia a todos.
    Os pontos principais foram divulgados cerca de dois meses antes justamente para que se tenha um "termômetro" da situação, e não são definitivos. A ideia foi utilizar o que já está funcionando para não gerar novos custos aos pilotos, também na categoria Fórmula. Mas, por exemplo, nesta categoria está havendo um descontentamento, situação que poderá então ser revista.
    Mas, caro Dazeca, não há regulamento pirata no Regional, ele apenas não segue o RNK e não é obrigado a seguir, assim como SKB, que muitas vezes não segue o RNK, por exemplo. O regulamento do Regional é HOMOLOGADO pela FGA, portanto não é pirata. Então pense antes de dizer besteira.
    Abraços a todos.
    Erno

  • 04/07/2013 08:37 Dazeca

    porque tem que ser tudo liberado se a um regulamento nacional nao falei besteira porque outro regulamento , poque tihamos motores a ar e eram preparados certo ERNO era so corrigir ou especificar o regulamento

  • 04/07/2013 08:51 Erno Drehmer

    Dazeca.
    Tu pode ter razão na tua reclamação quanto ao Gaúcho. Mas não tem razão em dizer que o regulamento do Regional é pirata, e essa é a besteira a que me refiro que tu falou. Nada mais. Entendeu? Ou precisa desenhar?
    Abraços

  • 04/07/2013 08:51 André Grando

    O importante é baixarmos custos, coisa que está sendo feita. Qto a regulamentos, nunca se contentará a todos, mas a maioria pensa nos custos. Há pessoas que sempre estarão descontentes, mesmo que se faça como elas quiserem. Para os que não querem regulamentos, tem outro esporte, o passeio ciclístico. Agora, um jogo e meio? Não podem estar falando sério né? Em 20 anos de kart, nunca ouvi falar. Bola prá frente.

  • 04/07/2013 08:56 Erno Drehmer

    Grando e Volmir.
    A ideia do jogo e meio de pneus também passa pelos custos, já que o piloto poderia comprar apenas UM JOGO NOVO e o "meio" poderia ser completado com pneus usados. Ou seja, economiza não comprando o segundo jogo novo.
    Mas, é outro ponto onde o debate está aberto e que poderá ser modificado caso seja necessário.
    Abraços

  • 04/07/2013 09:02 Dazeca

    nossa algum motivo contra minha pessoa , falei pirata porque esta capengo sempre comentei este regulamento por causa dos motores novos sao diferentes internamente e bem mais rapidos e porque preparaçao livre 2 carburadores mais gastos

  • 04/07/2013 09:09 Erno Drehmer

    Dazeca. Nada contra, de maneira alguma. Apenas não gostei do termo que tu usou para se referir ao regulamento do Regional e esclareci isto, mas tu parecia não entender. Pirata é uma palavra forte em kartismo e em alguns setores e não se enquadra neste caso, concorda? E não está capenga, está apenas em desacordo com o que tu quer.

  • 04/07/2013 09:14 André Grando

    Não podemos polemizar. Pelo que soube, houve um tempo para que todos se manifestassem. Acredito que este pré regulamento tenha sido feito com base na maioria. Qto ao jogo e meio, ainda acho estranho. O importante é estarmos abertos a melhorias, não a alterações. Também penso que não podemos pensar no que é melhor para nós, mas sim ao esporte. Não vamos pessoalizar a discussão.

  • 04/07/2013 11:40 Hardy Kohl Junior

    Não vejo onde usar motores liberados (no caso da Graduados fora do RNK) irá reduzir os custos, muito pelo contrário, vai ganhar quem tiver mais grana pra "queimar" no motor, ai mandar o cara fazer passeio ciclistico, dá pra se usar o mesmo critério a quem reclama dos custos ou não ? Acho que não soma este tipo de comentário. Jogo e meio acho que foi usado na Copa Brasil ano passado, na minha opinião funcionou relativamente bem e é mais um elemento de estratégia de cada piloto.

  • 04/07/2013 13:12 Pedro Perazzo

    Regulamento tem que ser RNK sem invertar moda de ser livre se não vai virar bagunca.e ganha o mais RICO

  • 04/07/2013 15:29 André Grando

    só para esclarecer:
    Não sou a favor nem contra o motor ser livre. As duas opções têm suas vantagens. Sou a favor de um regulamento para todos seguirem. Claro que se tu pode correr com o que tu tem, tu está reduzindo custos, pois tu não precisa comprar um motor dentro do RNK. Óbvio que favorece quem tem mais dinheiro. Mas isto acontece em todos os esportes. O que não dá para fazer é ficar mudando toda hora. Pois eu acho uma coisa, fulano acha outra e é normal essa divergência de opiniões.
    Qto ao passeio ciclístico, apenas quis ilustrar que não há regulamento lá. Você pode andar com a bicicleta que quiser de R$ 100 ou R$ 100.000 (novamente favorece o mais rico). Em momento algum pretendi ofender ninguém, muito pelo contrário, quis mostrar o que pode acontecer sem regras. Motor livre não quer dizer, necessariamente, motor mais forte. Então, porque não é feita a categoria RNK e a livre? aí tu vai ver se ganhou no braço ou no dinheiro.
    Na verdade estou tentando ajudar, pois eu vou correr na Tag. Mas também, se não é bem vinda, deixo para vocês. Um abraço.

  • 04/07/2013 23:58 Jhonny Bonilla (diretor De Kart Da Fga)

    Caros Pilotos é Preparadores :
    Gostaria de esclarecer que seria muito prático para a Federação Gaúcha de Automobilismo pegar o RNK e realizar o Campeonato Gaúcho de Kart 2013 , mas não é bem simples como talvez muita gente acha ! Vejo com bons olhos as críticas , acredito que a democracia tem que ser respeitada , tanto é que algumas decisões foram atendidas , vou fazer uma lista do que BOM SERIA !
    1) Bom seria saber quem vai correr ?
    2) Bom seria se as categorias que vão participar se unissem e nos falassem como querem , e que estes pilotos corressem como eles querem !
    3)Bom seria saber se quem foi a tempos atrás retirado do gaúcho está feliz de estar voltando e nos dizer quantos virão correr !
    4) Bom seria que os pilotos entendessem que o Kartismo Gaúcho se adaptou ao sistema de corridas e categorias que realmente podem participar !
    5) Bom seria saber se temos pilotos suficientes nas categorias RNK para valer a pena organizar e se preparar para recebe-los !
    6) Bom seria que os pilotos entendessem que o gaúcho está sendo feito em uma Etapa como a maioria pediu , e também bom seria que eles entendessem que ter a disposição 06 Pneus para correr 4 baterias em uma pista bastante abrasiva e uma questão de um equilíbrio entre segurança e custo !
    7) Bom seria que todos olhassem com bons olhos a disputa de um título importante em etapa única e com o custo de apenas um fim de semana como se fossem dois !
    Amigos pilotos , saibam que não é fácil as organizações das corridas , os clubes sofrem muito , os custos operacionais de um evento deste porte é alto e temos que adaptar um evento como este a o que está em funcionamento e com grande sucesso como o regional da Serra , deixo aqui aberta mais uma semana a janela de opiniões , não temos problemas de adaptar algumas questões , pois queremos uma prova bacana , bem organizada onde vocês estejam felizes , curtindo um evento legal e lutando por um título importante com o Gaúcho de kart !
    Não adianta pensar em si , e sim se tiverem condições de trocar informações e nos dizer (queremos a Sênior ou a Graduado RNK) Não tem problema , podem nos passar o nome de todos os pilotos que vão participar nestas categorias e o faremos , agora necessitamos todos os nomes , e o comprometimento !! Abraço e o canal está aberto OK!!

  • 08/07/2013 14:54 Categoria Fireball

    A FIREBALL foi criada em 2009 e desde a sua criação, sempre procuramos de forma modesta dar a nossa contribuição ao kartismo gaúcho, pois entendemos que uma corrida sempre será uma disputa individual, porém, organizar o kartismo depende de visão e participação coletiva. Infelizmente nem todos pensam assim, pois muitos são individualistas, defendem interesses próprios, ignoram o bem coletivo e a própria história mostra que quem sempre perde é o esporte e os seus praticantes.
    Desde que começamos como categoria, através de um grupo diminuto que organizava a categoria e também com a permanente colaboração dos pilotos participantes, nos dedicamos a organizar a categoria FIREBALL sempre avaliando as coisas pela visão coletiva, redução nos custos e adotando fórmulas que satisfizessem sempre a maioria, pois satisfazer a todos seria uma missão impossível. Mesmo assim, apesar de todo este esforço que empreendemos, até mesmo nos dias de hoje ainda somos alvo de críticas por parte de alguns que são incapazes de SOMAR, mesmo sendo a categoria que mais se destaca no kartismo gaúcho nos últimos anos por sua organização e pelos excelentes grids que forma em competições no estado.
    Este breve histórico tem por objetivo alertá-los para algo que percebemos em alguns comentários nesta página e fatos vividos no dia a dia no ambiente do kartismo, os quais lutamos com todas as forças para que evitar que aconteçam na FIREBALL e desejamos que outras categorias se atentem a isso, ou seja:
    Atentem para que o Erno comentou sobre o Regional da Serra, pois organizar um campeonato tem que ter muita coragem e determinação, visto que a maioria critica, opina, promete, porém, na hora de se inscrever e formar o grid na sua categoria, simplesmente não vai e nem dá satisfação, porém, os custos lá existem e ficam por conta de quem se dedica a organizar!!!
    Atentem para o que o Jhonny comentou sobre o formato do gaúcho 2013, pois participamos deste campeonato desde 2009 e, apesar de em nenhum ano ter sido organizado de forma igual ao outro, todos foram de fraca participação e os formatos não agradaram muitos!!! Será que existe um modelo que satisfaça a todos ou as categorias tem que se reunir para tentar fazer/sugerir o melhor para elas próprias?
    Atentem para alguns preparadores que criticam categorias, motores, clubes, competições, etc., pois, ao invés de criticá-las, deveriam contribuir com as suas experiências e entenderem de uma vez por todas que quem vive deste trabalho são eles e quem se diverte são os pilotos. Portanto, não estraguem o seu ganha pão com posturas negativas e, principalmente, nos ajudem a manter e melhorar a nossa diversão!!!
    Atentem para o que foi dito sobre prejuízos que os clubes têm com a falta de pilotos numa competição, pois alguns custos são provisionados para que a prova aconteça com segurança e isso obrigatoriamente é dividido entre os participantes através das inscrições. Quando os grids são pequenos, seguramente o clube é obrigado a buscar recursos adicionais do seu caixa (prejuízo) para completar o pagamento de troféus, bandeirinhas, diretor de prova, Federação, cronometragem, ambulância, médico, auxiliares para parque fechado, secretaria, etc.
    Chamamos a atenção para que vocês analisem o último evento em Tarumã, que promoveu no dia 15 de junho uma prova aberta para preparação ao campeonato gaúcho de 2013. No total participaram 15 pilotos, sendo seis da 125cc e nove da FIREBALL. Com a inscrição ao custo de R$ 250,00, imaginem o déficit gerado para fechar esta conta!!! Depois, não adianta reclamar que os clubes não promovem competições!!!
    Estamos vivendo um momento importante no país, onde a participação coletiva tem sido fundamental para que as mudanças aconteçam. No kart a coisa não é diferente, ou seja, é hora de todos se reunirem presencialmente com os participantes das suas categorias para definirem regulamentos e fortalecer os grids, pois somente desta forma é que poderemos melhorar e mudar o nosso kartismo!!!
    Contem com a FIREBALL para um grande Campeonato Gaúcho 2013!!!
    SE QUISERES MUDAR, TENS QUE TE ORGANIZAR E PARTICIPAR!!!
    VAI PRA RUA (ou Box)... VAI PRA PISTA... VAI PRO GRID... KARTISTA!!!

  • 09/07/2013 08:44 Mauricio Stapasolla Kart 28 Five Speed

    Ao meu ver, a organização não esta fazendo nada mais do que ouvir os pilotos, inclusive o famoso ``Rádio Box´´, visando melhorar o campeonato Gaúcho que em 2012 teve suas perdas de pilotos pelo formato, não vou falar sobre rnk ou seguir o regulamento do regional, mas acredito que se deve seguir pela maioria para dar um grid consistente, e que os pilotos que querem correr estritamente pelo rnk se organize e crie a categoria fazendo um belo espetáculo, em questão dos pneus, sabemos que é uma lixa, mas mesmo que fosse somente um jogo exemplo ( não é minha vontade), fica igual para todos no fim da 4ª bateria, parabéns a organização por ouvir os pilotos