Um evento grandioso marcou o lançamento oficial do Velopark, o maior parque de velocidade da América do Sul, ontem (25) em Nova Santa Rita (RS).
Comandado pelo jornalista Reginaldo Leme, da Rede Globo, o evento marcou a apresentação do Velopark para os profissionais da imprensa, que receberam de forma muito entusiasmada o projeto dos empreendedores Felipe Johannpeter, Jhonny Bonilla e Sérgio Cirne Lima.
O Velopark, já em finalização, terá uma pista de arrancada, obedecendo a padrões internacionais e única na América do Sul, além de dois kartódromos (que podem ser interligados, formando um com cerca de 2,5 km) para competição e aluguel e um kartódromo para karts infantis.
Na apresentação do Velopark foi mostrado um vídeo promocional, além de uma entrevista coletiva com os empreendedores ter sido promovida.
A principal notícia para os kartistas foi dada por Pedro Sereno, presidente da CNK, que elogiou muito o empreendimento e sua qualidade. Segundo Pedro, no final de maio, cerca de 45 dias após o Pan-Americano do Uruguai, o kartódromo do Velopark poderá ser oficialmente inaugurado recebendo uma prova internacional, da Codasur, nos moldes do próprio Pan, evento que ainda necessita de confirmação oficial. “O Velopark poderá receber uma prova nacional ainda em 2008. O kartódromo, mesmo que ainda não esteja pronto, já sabemos que será modelo e seguirá totalmente as normas da CIK”, disse Pedro, não especificando se a prova nacional que viria poderá ser um Brasileiro ou uma Copa Brasil.
Outra notícia importante para os kartistas é que possivelmente a final do Sul-Brasileiro poderá ser realizada no Velopark.
Em março deverá ser realizada uma prova de 500 Milhas no kartódromo do Velopark, que marcaria uma pré-inauguração da pista.
Confira a ficha técnica do Velopark:
Área total do Velopark: 130 hectares
Área construída: 70 hectares
Pistas: 1 para karts de competição, 1 para karts de aluguel, 1 para karts infantis, 1 para arrancada e 1 circuito misto
Edificações: 29 prédios e 10 quiosques para alimentação
Área de Lazer: 3 lagos, 1 mini shopping, churrasqueiras e prédio VIP
Capacidade da arquibancada na reta de arrancada: 30 mil pessoas
Número de boxes: previsão de 150 no total
Cabos e Fios Elétricos: 250 mil metros
Empresas envolvidas diretamente na construção: 5
Homens trabalhando: 250
Estacionamento: 5.435 carros e 456 motos