-
22/11/2010 18:36
André Gonçalves
Boa Tarde Erno,
Eu pessoalmente não foi pois estava em viagem com a familia mas estava na minha agenda participar.
Sds,
André
-
22/11/2010 18:40
Corné Van Dongen
Erno, acredito que foi principalmente pela data (no final do ano, deveria ser mais cedo no ano) e o fato que também teve corrida de Marcas... abs, Corné
-
22/11/2010 18:48
Mano
ja faz tempo q as competicoes no rio grande do sul estao em baixa , acho que o campeonato gaucho nao deveria ser feito tao no final do ano, quando se tem muitos gastos por vir,e principalmente apos todas as competicoes maiores fora do estado onde se gasta muito.o kart no rgs ta precisando se unir para nao acabar!!!
-
22/11/2010 19:11
Christian De Castro
O local, pista que foi efetuado o evento nao é fator determinante como a data. O Campeonato Gaucho deveria ser no inico do ano, quando as equipes estão treinando e desenvolvendo para campeonatos como o Brasileiro e Sul-Americano. Minha opinião! Obrigado
-
22/11/2010 19:15
Nivio
Fui na corrida, mas na última hora. Eu precisava mais uma semana para preparar o motor e um treininho. Com antecipação fui no improviso. Poderia esperar para o ano que vem. Já estaria mais crescidinho. Só não desisti, pq o Alvaro me incentivou. Ele acabou não indo em função da antecipação. Imagino! Não deu tempo pra se preparar. Outra curiosidade: Pq os nativos não compareceram (Rampazo, Pastro e outros)?
Abraços a todos.
Nivio
-
22/11/2010 19:16
Alexandre Gasperin
acho que dar uma insentivada no povo com uma premiação diferente seja uma solução. Uma vez aqui em Passo Fundo, na Super Copa o campeão de cada categoria ganhou um curso de pilotagem para carros em Guaporé. Deu Grid bom em todas. Abraço a todos, Alexandre
-
22/11/2010 19:20
Dazeca
Erno pela 400 o preço do combustivel gasolina podium quanto sai o litro ? quanto cobraram dos pilotos por 10ltos de gasolina (imagino que nao usaram +de 10 lts cada piloto pneus jogo novo obrigatorio matade nao vai e assim por diante data um pouco ) que fique bem claro nao tenho nada contra ninguem mas sao comentarios da realidade do kartismo gaucho
-
22/11/2010 19:58
Carlos Roberto Zardo
acredito que as coisas no mundo do kart não ando muito facil ,desde a parte finaceira , e ainda mais se acaba um evento conhecidindo com outro , ou seja gaucho na mesma data de paranaense ...sera disputa de federaçoes. abraço
-
22/11/2010 20:30
Rubens Santos - Adesivosparakart
Muitas são as razões e é importante que cada opinião seja levada em conta para uma composição de um painel para análise e via de regra o assunto é dinheiro, mas há alternativas....no meu caso, como participo de poucas competições durante o ano, não tenho interesse na carteira mas....mas...mas...se a carteira fosse parcelada o pagamento em por exemplo 30,00 reais por prova, qualquer prova, os grids iam ser maiores o ano todo e quem completasse 11 provas no ano, ganharia a carteira definitiva do ano...os demais mais abonados e interessados na licença nacional logo, poderiam pagar a vista...nestas condições eu poderia ter participado contribuindo com 30,00 para a federação utilizando uma licença provisória...fora outras provas que eu já teria participado tb....Creio que nesse molde, teríamos grids maiores e arrecadação muitíssimo maior....quem tiver alguma dúvida ou queira trocar uma idéia, por favor escreva...
Abraço a todos, em especial ao Erno, grande promotor do Kart gaudério..
-
22/11/2010 20:37
Carlos Souto
Não foi só o gaucho, o catarinense teve cinco cadetes e paranaense também só que mais quatro ou cinco mirins juntos para fazer numero.Em São Paulo nem teve o paulista o automobilismo vive uma crise.Razão para altos custos, falta de organização e falta de patrocinios.
-
22/11/2010 21:13
André Colombo
Bem principal sem duvida foi a falta de informação, assim como a data: Eu escutava sempre assim: vai ser uns 480 de inscrição, mais 2 pneus lacrados e gasolina. Chega na hora é a inscrição mais barata do ano e 1 pneu lacrado. Eu nem teria corrido VLPK para me dedicar mais ao Gaúcho se soube-se destes valores.
A data é terrível, no meio de tudo ... Gaúcho na minha opinião tem que ser no meio do ano.
Sobre o GRID creio que cada categoria tem sua peculiaridade.
Cadete é um absurdo o que é cobrado para competirem, não só no Gaúcho, em qualquer lugar, olha o exemplo do Rei das Pistas. Eu voltei ao kart, pensando no meu afilhado hoje com 3 anos, pois queria esta no meio novamente e logo por o menino pra andar, mas desisti.
Junior, nossa correr de PCR? Ta certo que é bacana brincar com eles, mas competir?
RD, cobrar pneu novo de uma categoria que na sua grande maioria é feita de guerreiros, mais apaixonados pelo motor e a graxa não ta certo, tanto que quando liberaram pneu, salto de 2 para 6, isso em menos de 24h imagina desde o inicio.
Fireball: Bem como sempre salvando as competições, porem se não abrir o olho, acaba também, eu to desistindo pois não tem mais como manter o padrão que alguns estipularam dentro da categoria. Cada dia precisa de mais $ para ser competitivo.
F4 Bem esta mataram a uns 2 anos, não tem o que comentar, apenas ficar triste pelos vários amigos apaixonados pelos toctoc.
-
22/11/2010 21:28
Rogério Paiva
Na minha opinião um campeonato deste nivel, não pode ser realizado no final do ano, ja que quando chega esta época os pilotos ja disputaram vários campeonatos menores locais e alguns pilotos campeonatos maiores (ja gastaram muito!!!).
Acredito que se fosse mais no inicio do ano na máximo até agosto seria melhor.
-
22/11/2010 21:36
Felipe_27
Fui um dos apaixonados que desde sexta-feira pela manhã estive em Farroupilha. É lamentável a dificuldade que se tem para formar um grid pelo menos razoável. Ando numa categoria (F4) que de arrasta. Mas e as demais? 12 categorias? Nos bastidores era esta a conversa. E o futuro dos pilotinhos no RS? 2 pilotos na cadet? E quantos serão na Jr em 2011? Todos sabem que esporte a motor nunca foi e jamais será barato. Mas os custos poderiam ser revistos. E a data idem. É positivo o fato dos simpatizantes estarem aqui dando a sua opinião e mais ainda do Erno disponibilizando este espaço para esta discussão. Tomara que renda alguns frutos para 2011. Continuem escrevendo. E alguns continuem LENDO.
-
22/11/2010 23:10
Jorgeomar
pelos comentários, está visto q o kart cada ano q passa vai sucumbindo, cabe a nós fazer alguma coisa, minha opinião calendário, tem q ser feito agora para 2011,regulamentos divulgados c/ bastante antecedencia,fica meu apelo kart não pode ser feito para poucos, vamos cair na realidade os poucos estão desaparecendo, vamos reagir e dar a volto, vlw ERNO
-
22/11/2010 23:33
William Gaiewski
Kartismo é caro, alguns não precisam de apoio, mas acredito que a maioria sim, e sem o apoio de empresas fica difícil, tem gente que consegue verba para andar nos campeonatos durante o ano, mas chega no fim de ano já sem poder andar mais ou tem que fazer a opçãp por Rei das Pistas e Gaucho, já que as duas competições são próximas, acredito eu.
Abraço
-
22/11/2010 23:50
Ramon Matias
Acredito que a falta de pilotos no grid pode dever-se à data que coincidiu com a final do Gaúcho de Marcas e Fórmula 1.6, onde alguns pilotos poderiam ter participado. Também acho que deveria ser mais cedo, antes do Brasileiro, para que pilotos participem visando melhorar seu ritmo de competição, consequentemente sua performance. Outro ponto que deveria ser levado em consideração pela FGA é a questão de premiações. Não precisa ter premiações altas, mas um incentivo para que os pilotos se motivem a correr. EX: Os campeões das categorias... ganharão um dia de testes na categoria MARCAS E PILOTOS ou FÓRMULA 1.6. Assim acredito que não somente fortaleceria as categorias de base como o kart, mas também as categorias mais visadas no estado e até mesmo no Brasil.
-
23/11/2010 01:52
Edson Bayard
é que estamos numa passando por uma realidade quem mtos nao querem adimitir ,o kart no rs é amador e a federaçao quer fazer um kartismo proficional,no momento que fazer campeonatos com inscriçoes mais baratas fazer um regulamento unico para todos os campeonatos do rs,ter uma categoria na pro 400 com carburaçao original sem agulha e todos os kartistas adarem com o que tem ,ai vai alavancar as competicoes em nivel estadual,mas fazer um regualamento ja ni inicio de janeiro de 2011 regulamento unico,esse regulamento vai valer pro ano todo em todas as categorias, e nao mudar no meio da competiçao.
-
23/11/2010 01:56
André Colombo
Vejo muitos falando de premiação, bem a realidade hoje é que unica coisa que se ganha é um tapinha nas costas e uma frase do tipo, Boa Campeão e muitas vezes ate torcemos para os Troféus serem bonitos, coisa que raramente é.
RS tem Fábrica de chassis de Pneu, Kartodromo de 1º Mundo, Empresas tão fortes quanto SP e não é capaz de montar uma Seletiva? Todas etapas que tem vaga para Seletiva Petrobrás lotam com pilotos do Brasil todo.
Porque por exemplo não se monta uma Seletiva Bala Juquinha por exemplo? 20 kart, todos iguais, chassis Moro, Pneu Speed e Motor Fireball por exemplo "Pode ser qualquer um" e os 2 primeiros de cada categoria disputam uma prova nos moldes da S.P. Com uma premiação Digna? Que não precisa ser os 150mil da S.P. mas que custeia pelo menos o equipamento para o próximo ano do Campeão. Ou seja Idéias existem pencas, falta boa vontade.
Eu e o Erno ja brigamos e as coisas voltaram ao normal e hoje estamos bem por causa de uma palavra sábia do nosso amigo e polêmico Maurobala, André tu e o Erno estão brigando pelos mesmos motivos, que é em PRO do Kart. Ou seja quem luta pelas mesmas coisas tem que estarem do mesmo lado SEMPRE.
-
23/11/2010 08:28
Eduardo Moratelli
Primeiro de tudo acho que foi a data, a mesma do Campeonato Paranaense.. conforme alguns comentários se fizesse no primeiro semestre que geralmente é mais calmo tivesse mais grid. Outro fator acho que é a quantidade de categorias, pois encher o grid com 12 categorias diferentes são necessário muitos pilotos. Teria que simplificar um pouco, fazer as mesmas do Sul Brasileiro.
Fica ai a minha opinião.
Abraço
-
23/11/2010 08:45
Paulo Rotta
bom dia erno
a coincidência com a data do marcas certamente contribuiu para a ausência de diversos pilotos, talvez algo em torno de dez.
paulo rotta
-
23/11/2010 09:04
Lisandro Webber
Bom dia Erno, como você sabe e eu havia conversado com você, não levei os meus filhos, pois não acho justo um dos meus filhos correr na Mirim e ter que concorrer com a premiação da Cadete e o meu outro filho que passou este ano para a Junior Menor ter que concorrer com a premiação da Junior. Que incentivo eles vão ter se aconteceu o mesmo aqui em Passo Fundo, onde tinham 02 Cadete e 03 Mirim, o Lucca ganhou as duas baterias na Mirim, mas recebeu a premiação como segundo, pois perdeu para um Cadete. E na Júnior Menor se não estou enganado tinha apenas um Júnior e 04 Júnior Menor, onde o Pietro da Júnior Menor ficou em segundo,mas na premiação ficou em terceiro, pois foi prejudicado pela maior experiência do competidor da Júnior. Até concordo de agrupar as categorias para ter um grid maior, mas dividir a premiação não concordo, ainda mais nessas categorias que estão iniciando, onde sabemos que qualquer premiação é um grande incentivo para as crianças.
Lisandro
-
23/11/2010 09:14
Adriano Donato
Não tenham dúvida de que o principal motivo é a data. Estamos no final de temporada, na verdade para a maioria já acabou. Os recursos já foram para o espaço. Ninguém mais vai desenvolver equipamento ou mesmo alugar quando todas as competições nacionais já terminaram. Basta ver - alguém já comentou antes - que em SC e PR os grids dos estaduais não foram diferentes e SP nem foi realizado! Se o Gaucho fosse realizado antes do brasileiro ou mesmo antes da Copa, acredito que certamente haveria mais pilotos. É preciso valorizar o campeonato, mas para isso ele não pode ser o último, mas um dos primeiros certames.
-
23/11/2010 09:21
Rafael Andretti
o Catarinense nao foi diferente....39 pilotos e a metade de categorias que foi ai no RS.
Pra ter ideia a Five Speed A teve 3 pilotos e a Five Speed B teve 2.
A grande maioria como percebi acha que a data foi ruim. Ja acho que o valor da inscrição e a falta de premiação foram os fatores fundamentais para tal fracasso!!
Aqui por exemplo a incrição na Five Speed foi de 1.062,00 e detalhe, pra ganhar um trofeo feio que doi!!
Continuem assim e vão ver o kart se acabar!!
Abraço a todos!
-
23/11/2010 09:42
Hugo Sola
estou fora do Kart a algum tempo , mas o tempo passa e os problemas são os mesmos .
não adianta ficar procurando agulha no palheiro ,pelo em ovo , o maior problema é o custo ...
É muito caro correr em qualquer categoria .
Quem vive da competição , quer ganhar muito o mais rapido possivel .
Qualqeur peça de kart , custa uma fortuna , quando comparado com o preço do mercado de automoveis ...
o mais incrivel , é que quem vive do kart , esta matando a galinha dos ovos de ouro do automobilismo .
Sem kart , o futuro é negro para as competições a motor..
É velho mais verdadeiro , tudo começa no kart ...
ou se encontra uma formula mais barata para o kart , ou o fim esta proximo...
Quanto mais equilibrado for , com o menor custo , o grid cresce ...
Não adianta , tem que ser no modelo sorteado , podem gritar , mas só assim se terá grid e categoria limpa ..
Quem organiza , tem que buscar patrocinio para subsidiar os custos da competição , não faturar com isso , o mercado diz , se ganha no volume de participantes ...
Custo , este é o problema ...
Vivemos no Brasil real , não o da propaganda de primeiro mundo " fantasia "..
-
23/11/2010 10:09
Alexandre Rheinlander (bujão)
Bom Dia.. Acho que realmente teve um serio problema de calendário esse ano. Fizeram a corrida na mesma data do Gaucho de Marcas, onde varios pilotos de kart competem nessa categoria também..
Ai vai um alerta p o Rei das pistas, quanto a data e custos....
-
23/11/2010 11:14
Daniel Prado
a pista e boa, a organizaçao pessima, o problema ja tinha chegado pra mim por comentario dos pessoal dos parrilas sobre o combustivel dai quando tirei o meu para correr com o deles vi o problema, quem correu de alcool teve que andar com uma mistura com muito oleo , o pior que paguei caro pela porcaria, nos tiram o direito de competir com o nosso combustivel para andar com a porcaria deles e complicado, so corri por causa de pessoas como alexandro e anderson que inssistiram para correr com o proprio pneu ate a direçao liberar, do contrario 3 karts nao correrian , contando com o meu, teria um grid maior, . Mais foi decidido muito emsima da hora.
Um abraço a todos
-
23/11/2010 11:22
Neco
Acho tambem que o maior problema sao as datas. Em primeiro lugar divulgam a data na metade do ano, onde todos ja fizeram seu calendario e seu orcamento... e ainda por cima em data conflitante com outras competicoes, neste caso, finais do light em Sao Paulo e prova no parana...assim fica bem dificil !!! Quanto aos custos...???
-
23/11/2010 12:16
Albany
federação pense com atenção, por falta de participantes, as federações do sul deverão se unirem, aproveitarem o sulbrasileiro, exemplo sábado se decide o campeão gaucho no domingo primeira etapa sul brasileiro, sábado se decide o paranaense, no domingo segunda etapa do sul brasileiro, sabádo se decide o campeão catarinense, no domingo final do sul brasileiro........obs. para baratear custo se utiliza peneus do dia anterior........Com todo respeito as federações vocês teriam que arregaçar as mangas e irem a luta ...... EX. presidente do FGA vai numa empresa do porte da TRAMONTINA, BANRISUL entre outros e digam estamos fazendo uma prova para decidir o campeão gaucho o que temos para lhe oferecer( todos os participantes terião que colocarem um adesivo do patrocinador ) em troca de premiação em dinheiro para os tres primeiros colocados de cada categoria ai vai da federação coseguir que os politicos ajudem na lei de auxilio ao esporte como outros estados estão procurando fazer.............NOSSOS ESTADOS TEM QUE SE UNIREM, CASO CONTRARIO VAI DAR NO QUE ACONTECEU EM FARROUPILHA ....
-
23/11/2010 13:19
Saulo Ramos
Boa tarde Erno,
Primeiramente, que bom que abriu este canal para criticas construtivas;
1. A Federação deve ser mais organizada;
O que esta no regulamento nem sempre é seguido ou executado, veja:
Na categoria Junior/Junior Menor definiram o redutor de 17 mm (que é da Junior), com o peso da Junior menor, ( 135 kgs), o que implica em perda de segurança pela relação peso/potencia;
Ainda se considere que fui prejudicado pelo fato de andar com 14 kgs a mais que o mínimo; Diferente de Passo Fundo onde houve o consenso de mediar o peso, ponderar;
Caso de Passo Fundo, no regulamento para a Junior havia informações de relação com 83 dentes e na hora se alterou para 75..
2. Preços da prova;
3. Exigencia de pneus da prova; quem quer participar mesmo com pnau usado, é sua decisão, ele é que vai perder tempo e segurança, mas estará participando; É sua decisão, aceitem;
4. Cmbustivel; Definir e informar a mistura para evitar o problema que ocorreu em Farroupilha;
5. Regulamento: Devem de fato revisar o mesmo, parce que estão apenas copiando um arquivo do ano anterior e pronto, há adaptações e decisões que devem ser tomadas pela federação;
6. Carteira de Piloto; Há casos em que o piloto quer apenas partipar de uma ou duas provas, como a prova único do campeonato por exemplo, assim o pilloto poderia pagar uma taxa adicional mas não pagar pela carteira anual para uma prova apenas;
Poderia-se memso reduzir o custo desta carteira, afinal que custos voces tem para aemissão da mesma, onde vai parar este dinheiro?
Nas pistas não aparece nada, afinal o custo da prova esta na sua inscrição;
Aqui em Passo Fundo temos mais de 15 mfireball e 15 pró-400, mas apenas 3 ou 4 párticiparam mesmo estando em casa;
Pensem nisto;
-
23/11/2010 13:26
Rodrigo Kubiczewski
Com todo o respeito, mas tem muita coisa errada... Primeiro o regulamento equivocado das categorias 125, pq mudar o regulamento SOMENTE para o gaucho?? Pq nao usar o RNK?? tivemos uma grande delegação de pilotos gauchos no brasileiro e ai fazem um regulamento diferente para o gaucho.. e pra que tantas categorias?? Temos pilotos pra tudo isso?? Pq não fazer o camp. Gaucho como open da etapa de sul-brasileiro?? É uma competição nacional, no começo do ano e temos que usar isso a nosso favor! E quando definirem uma data, por favor A MANTENHAM até o final.. Falta seriedade de alguns com nosso kartismo.. temos pilotos campeoes, temos equipes vencedoras aqui e não conseguimos fazer a coisa andar. Algo tem q ser feito ou esse "efeito manada" dos gauchos para as competições de SP vai continuar...
-
23/11/2010 14:32
Marcos Decezaris
Pessoal, listo um comparativo de numero total pilotos inscritos nos Camp.Estaduais no Sul do BR nestes ultimos 3 anos (PR 2008=61 em Pato Branco; 2009=68 em Curitiba+Cascavel; 2010=52 em Londrina) * (SC 2008=36 em Indaial; 2009=48 em Concordia; 2010=39 em Canasvieiras) no RS 2008=37 em VA+Frplha; 2009=59 em Passo Fundo; 2010=34 em Farroupilha) * então pelos inscritos acham que as federaçãos tem participado auxiliando de fato ou simplesmente não tão nem aí pro kartismo ? Outro porém é do porque as Copas Regionais/Estaduais tem mais apoio e o numeru de pilotos é maior (vide Copa PR /SC / Gaucha) ? Mas o que está acontecendo de verdade ? Acho improvavel mas não impossivel que os responsaveis pelas federações NÃo estejam Lendo ou escutando os comentarios em questão e por vez enxergando isso...ou que nem diz o ditado aquele : que o pior cego é aquele que não quer ver !
-
23/11/2010 14:46
Claudio Ricci
Boa tarde Erno e amigos,
Realmente eh muito triste ver um grid tao pequeno em um estado de tanta tradicao no kartismo e no automobilismo, eu nao participei deste campeonato mas sempre procro me informar com amigos como foi e leio noticias por ainda ser um apaixonado pelo nosso kartismo, penso alem de problemas de mudanca de datas, regulamentos etc... e sabendo do esforco de todos que organizam e apoiam este tipo de evento buscar incentivos e apoios as equipes e pilotos, proporcionar o maximo de midia possivel principalmente aos jovens pilotos, e algum tipo de premiacao atrativa pelo minimo que seja, alem da importancia do apoio e da uniao entre FGA,equipes e preparadores, ouvir o maximo de sugestao e aonde cada um pode colaborar , outra coisa importante eh aprimorar em cada kartodromo do estado as escolinhas de pilotagem com apoio da FGA para surgirem novos pilotos ,alem disso e muito importante os clubes se organizarem antecipadamente para fazerem os regionais programados e mais fortes ,pensarem juntos mais uniao entre todos, e o campeonato Gaucho ser na metade do ano quando muitos pilotos ainda estao motivados nao final do ano quando muitos ja desistiram de seus regionais etc... dentre meus 26 anos de automobilismo e 15 diretos no kart sei a tamanha dificuldade para quem organiza e tbem o esforco financeiro de cada equipe e piloto para poderem correr, mas em tudo aonde houver o maximo de uniao e cooperacao tudo pode melhorar, sao algumas das minhas opinioes, abraco a todos
-
23/11/2010 17:18
Jayme
o kart ta uma bosta essa e vd ... so querem lucros e mais lucros. Abracos
-
23/11/2010 17:24
Rogério W. Naspolini
Erno e amigos do kart:
O problema central é de organização e compromisso de todos. É inadmissível que o Gaúcho e o Paranaense sejam na mesma data. Além disso, no mesmo dia do Light/SP. Só por isto, o número de pilotos já cai pela metade - em ambas as Provas.
As provas viram "MICOS" e assim, ninguém vai destinar recursos ($$$$) para participar de algo inexpressivo.
Para 2011, se houver COMPROMISSO DE TODOS (CBA+FEDERAÇÕES+FABRICANTES e PILOTOS), poderíamos fazer o Sul Brasileiro com uma prova por Estado, sendo que cada uma delas valeria como ESTADUAL e a soma de pontos seria o Sul Brasileiro. Poderíamos fazer três provas com no mínimo 100 pilotos.
As categorias seriam as do RNK - só!
Tem que se realizar no melhor Kartódromo de cada Estado - na Capital, com todas as vantagens logísticas e de conforto para pilotos e seus familiares.
A data das provas tem que estar inseridas de forma racional no Calendário Nacional de Provas de Kart. Não pode "chocar" com nenhuma prova nos três estados do sul e também com as provas da Granja e Aldeia da Serra.
Temos que PROMOVER os eventos, isto é pré-condição para se ter um evento "ATRATIVO". Tem que haver patrocinadores de tal forma que se possam premiar os vencedores.
O troféu TEM QUE SER OBJETO DE DESEJO e não um "lixo" como os entregues na MAIORIA DAS PROVAS DE KART NO BRASIL.
É possível fazer muito melhor. O primeiro passo é a união de todos.
Contem comigo!
Abraço a todos.
Rogério Naspolini
-
23/11/2010 17:49
Pablo Braga
Pessoal, eu acho que ta todo mundo certo, e cada um tem seus motivos pessoais. Juntando todos, deu no que deu. Eu mesmo perdi três pilotos, de categorias de base, porque os pais estavam andando no Marcas. Aproveito aqui para convidar a todos que participem da prova de inauguração do Kartódromo de Itaqui, que acontece nos dias 11 e 12 de dezembro. Mais informações pelo site www.pabloracing.com.br. Já com agenda marcada para janeiro e fevereiro. Abraço a todos, Pablo!
-
23/11/2010 18:48
Harry Trein
o kartismo precisa ser melhor divulgado pra atrair patrocinios, como alguns disseram é complicado pagar tudo do proprio bolso para a maioria, dai em um espaço de 15 dias tem o campeonato gaúcho e o rei das pistas (o campeonato gaúcho até quem corre as vezes não escuta falar nada) enquanto o rei das pistas da 5.000 ao campeão, passa no speed channel, ao vivo na internet, revista, jornal, qual tu acha que meu patrocinador vai querer bancar? ou o proprio piloto vai querer bancar?
-
23/11/2010 19:12
Etiene Robe
Mesma data do Light em SP (no qual o Gabriel está participando desde o início do ano).
-
23/11/2010 20:13
Leonardo
Desorganização e absolutamente nenhuma participação da federação. A questão das datas é reflexo disso...
Dinheiro nao é tanto o problema não. Se fosse o campeonato que taruma promoveu no primeiro semestre teria lotado. Era R$ 130 a inscrição, pneu vermelho (novo ou usado conforme a vontade do piloto), combustível de responsabilidade do piloto (sem lucro em cima). Mas ninguem foi andar. Já no velopark cup (que é mto legal, mas mais caro sempre cheio... obvio, porque tem infra, tem um pouco mais de exposição, etc...
Erno, eu sou muito parceiro de ir a fundo nessa discussão e entrar de cabeça nessa politicagem... Peço o seguinte: vc sabe dizer quantos pilotos pagaram os R$ 330 da carteira de piloto?
Agora pergunto aos piltos: alguém já recebeu um emailzinho da Federação, nem que seja para dar oi? Alguém recebeu um comunicado dizendo que o campeonato gaúcho (que deveria ser cuidado pela Federação GAUCHA) seria em farroupilha, na data X, y ou Z.. que o regulamento seria X,Y,Z? Alguém já viu uma prestação de contas da Federação?? Alguém já viu alguem da federação tentando algum tipo de patrocinio, ou espaço publicitário? Eu nao, mas já recebi da VKC, Amil (o que é show)...
Eu, por exemplo, quero andar de senior B ano que vem... tenho 125 cc a AR... gostaria de saber qual é o motor que tenho que comprar pra me preparar para os campeonatos, já que nao serão mais os a AR, como foi esse ano... mas nao faço a mínima idéia... já ouvi as segunites respostas: do cara que vende parilla, disse que será o MY, do cara que ta tentando divulgar o parilla TAG que será o TAG.. e a melhor resposta: tem que falar com os cara da MG que eles vao decidir... Por que que no RS, nao se usa os mesmos equipas que se usa nos campeonatos nacionais, com limitações??? Pra mim, ano que vem os campeonatos regionais tem que ser chassi das marcas nacionais (liberado o ano), pneu vermelho speed (pois comprando de lote dá pra ficar bem conta, parilla MY pra todo mundo, eixo vermelho pra todo mundo... Chega nas etapas, lacra só UM carburador, lacra eixo, lacra pneu (pra pelo menos duas provas), lacra motor... só troca se quebrar com vistoria...
E, pra justificar o investimento no motor (que a maioria teria que fazer) o regulamento vale por 03 anos.. só troca se OS PILOTOS decidirem trocar (caso, por exemplo, surja novo motor, ou algo do genêro, pra nao deixar o RS pra trás perante os demais campeonatos)... A partir daí é mais fácil pra correr brasileiro, sul americano, etc... exemplo de como nossa realidade só prejudica (e nao torna mais barato, como se pretende), sao alguns pilotos que andavam de fireball e tiveram que comprar 2, 3 parilla, mais carburadorees, tudo de uma vez pra andar em brasileiro, ou sul americano... além do gasto, nao tinham a expertise do equipamento... nessas configurações proposta acima, colocariamos o gaucho pra maio, p/ os nossos pilotos se prepararem para as competiçoes maiores... todo mundo andando com equipa igual... ou pelo menos parecido....
Agora, aqui é tudo ao contrário: a pessoa minimamente inteligente veria que de 125 cc sprinter (minha categoria), durante esse ano, meia duzia de gato pingado andaram... ai chega no gaucho e os caras pegam meia duzia de gato pingado e dividem em dois (agua e ar).... se fosse padronizado, pelo menos nao teria que pegar um numero pequeno de pilotos e dividir em dois....
Sem falar na cadete né, que o RS é de chorar... categoria que devia ser subsidida essa, os caras já vieram com uma proposta de absurda de chassi moro pra todo mundo... lei anti cartel e anti truste para o kartismo...
Sou parceiro de fazer uma associação de pilotos e ter cadeira participativa em todas essas instâncias. Já que piloto paga tudo do bolso, beleza, decidi junto... Que é caro, todo mundo sabe, mas pelo menos poderiamos evitar lucro em cima de combustivel, poderiamos evitar gastar 5, 6 mil em um motor que em 6 meses nao anda em lugar algum...se tiver apoio me proponho a organizar...
-
23/11/2010 21:26
Jone Teixeira
O Pastro nao foi correr pq tava sem mecanico, eu estava nos Skusa com o Nienkotter que ganhou o campeonato.
-
23/11/2010 22:34
Rogério Bortoncello
Sem dúvida a data foi crucial. tinha que ser no começo do ano, abrl/maio no máximo! Para servir até de preparação para outros campeonatos mais importantes.
Mas não foi só isso. Faltou mais incentivo, diminuição de custos, premiação entre outros...
Sei que é dificil, mas se a CBA liberasse carteira provisória com custos menores para competições regionais, seria uma boa. Muito piloto amador até participaria dos estaduais se tivesse esse "arrego" pois os amadores não tem $$grana para competições mais importante, e pagar carteira com validade de 1 ano sem usar, não valeria a pena.
-
23/11/2010 22:55
Nivio
Mais do mesmo:
- Carteira, se o piloto optar por participar das corridas de dezembro; Pagaria uma licença referente ao mês. Participa do gaúcho, rei das pistas e outros... Talvez R$ 50,00.
- Regulamento, Padronizar. Sem mudanças (radicais) o ano todo. E se possível padronizar com todas as federações ( RS, PR SP, SC...)
- Datas, sem mudanças e tb evitando as coincidências.
- Patrocinio, todos se unirem e tentar um patrocinio único e forte. Ex.: Skol, Brahma,Fanta, KY, ... Enfim um patrocinador que divulge na midia. Nesse item, acho que estou sonhando, mas é de se tentar.
Nivio
-
23/11/2010 23:52
Eduardo
ERNO BOA NOITE BELO COMENTARIO E VC ABRIU UMA BRECHA PARA QUE REALMENTE PODEMOS DIZER, INFELISMENTE NAO SO NO GAUCHO MAS NO BRASIL INTEIRO O KARTISMO ESTA UMA LASTIMA FALTA EM PRIMEIRO DE TUDO ORGANIZACAO E VALORIZACAO PARA OS PILOTOS. PUDE ESTAR AGORA EM LAS VEGAS E ERNO QUE COISA FANTASTICA VC PRECISAVA VER COMO AS COISAS SAO ORGANIZADAS, BARATAS E PRINCIPALMENTE O VALOR QUE OS COMPETIDORES TEM.SAO OS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS DO EVENTO E DETALHE SAO VALORIZADOS. INCRICOES REVERTIDAS EM PREMIOS PARA OS PROPRIOS PILOTOS.EU ACREDITO QUE SE NAO TIVER ORGANIZACAO , PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA FAZER UM MODELO COMPLETAMENTE DIFERENTE DO QUE ESTA ACONTECENDO HOJE A TENDENCIA EH PIORAR MAIS AINDA.
-
24/11/2010 08:35
Ricardo Audino
Grande Erno!!!
Como tu já sabes, a minha jornada no kartismo é muito recente e porque não dizer, tardia, pois decidi participar de competições após já estar BEM AMADURECIDO para este tipo de esporte. Mas, por outro lado, sinto um grande conforto quando converso com outros pilotos, pois também faço isso pelo mesmo sentimento comum à maioria dos kartistas, ou seja, PURA PAIXÃO POR VELOCIDADE. Aliás, percebo em muitos pilotos que esta paixão transcende para o caminho do VÍCIO, pois muitos dos que conheço consomem as suas escassas economias pessoais em busca da adrenalina de acelerar e, quando se dão conta do quanto já gastaram, simplesmente desaparecem das pistas e abandonam o esporte.
Filosofias a parte, quero entrar no ponto nevrálgico da questão, ou seja:
C U S T O
Sim Erno, é isso que manda nos grid?s. É isso que vai reerguer ou acabar de vez com este esporte. Vou ser mais claro através de poucos exemplos (existem muitos a relacionar, mas vou me dedicar aos mais comuns): 1) O que justifica um kartista de lazer ser obrigado a pagar todos os anos mais de R$ 300,00 para ter uma carteira de piloto de kart (isso sem mencionar a obrigatoriedade da carta do clube, que, em alguns casos, custa 20% do valor da carteira), para então poder participar em competições regionais de clubes? Quem exige isso já parou para analisar o quanto já se gasta para manter um kart ou participar de uma corrida (o que é 300 pilas para quem gasta milhares de reais em corridas, né?rsrsrs)? 2) Por que ser obrigado a pagar quase de R$ 500,00 por um jogo de pneus, que, além de ser privilégio de uma marca monopolista neste esporte (isso a grande maioria não consegue aceitar/entender, e com razão), sendo que em muitos kartódromos, não tem a durabilidade suficiente para além de algumas dezenas de voltas e muito menos servem para serem usados numa segunda competição? 3) Do que adianta para o kartista de lazer o mercado lançar super produtos, alguns inclusive com a chancela de pilotos famosos, sendo que esses PRODUTOS, apesar de eficazes no uso, pelos preços que são praticados só servirão para uma minoria economicamente privilegiada, ou, em outra hipótese, só servirão para equipes que possuem orçamentos pesados e que deveriam ser utilizados somente para disputar super campeonatos em níveis nacional ou internacional? 4) Do que adianta permitir nos regulamentos regionais o uso desses SUPER PRODUTOS, os quais só farão com que a minoria de pilotos economicamente privilegiados gaste mais do que o necessário nos campeonatos domésticos, provocando com isso, no decorrer do tempo, uma situação absurda de desigualdade que acabará por excluir a outra grande maioria de pilotos menos afortunados, os quais, na pratica, são os que podem numericamente manter vivo o esporte?
Amigos, o Brasil forma grandes talentos no futebol porque desde criança é muito fácil e barato BATER UMA BOLA. Tenho a certeza de que muitos passam ou já passaram por isso. No futebol é possível fazer campeonatos em clubes/bairros/associações onde os ATLETAS pagam muito pouco ou nada para jogar num CAMPINHO e, em alguns casos mais sofríveis, fazem uma partida até mesmo com uma BOLA FEITA COM MEIAS, só para extravasar/mostrar os seus talentos. Em muitos casos é a padaria da esquina, o açougue ou a madeireira que patrocinam o esporte (calção, meias, camisetas, bola, etc.) e sabem por quê? Atraí público, é acessível, é sem frescuras e, acima de tudo, proporciona visibilidade. Isso já é cultural no nosso país.
Não se atenham somente aos exageros dos meus exemplos (até porque é sabido no meio do kart que tem dirigente de clube que já sugeriu para pilotos irem JOGAR BOLA ao invés de andar de kart. rsrsrs), mas usem os como parâmetros para construirmos um kartismo mais forte e, acima de tudo, mais popular, pois isso tem mais a ver com a nossa realidade.
Senhores dirigentes da CBA e demais federações, reavaliem se o papel que estão cumprindo está em linha com o que as outras confederações esportivas (futebol, volei,basquete, ciclismo, etc.) com práticas bem sucedidas que estão proporcionando aos seus esportes/atletas (investimentos/marketing/parcerias/incentivos). Dirigentes de clubes, avaliem as suas estratégias de marketing/negócios e identifiquem se realmente quem deve ?pagar as contas? nas competições são os pilotos ou, como opção economicamente mais justa e inteligente, se vocês não deveriam estar fortalecendo parcerias com empresas que estão investindo em outros esportes? Sim, investindo em esportes, pelo simples fato de terem recursos para isso. Vocês é que devem avaliar se estão preparados suficientemente para abordá-los e capitalizar esses recursos.
Como já tenho feito desde que entrei no ambiente do kart, fico a disposição para quem quiser a minha contribuição pessoal para um trabalho prático e mais focado.
Um grande abraço a todos.
-
24/11/2010 09:01
Albany
sou pai do piloto BRUNO BERTONCELLO ( cadete 111 ).... gostaria que o PRESIDENTE da FGA se pronunciasse através do kart gaucho e nos desse uma esperança para 2011, aproveite estes comentários e vá em busca de um apoio mais concreto, arregasse as mangas ainda da tempo..............os jornais gauchos só falam da dupla GRENAL não seria a hora de ter um espaço para o K A R T... CHEGOU A HORA DE MOSTRAR QUE ESTAMOS COM O PRESIDENTE QUE BRIGA PELO ESPORTE QUE TANTO AMAMOS.....VOU PARAR DE ESCREVER PARA QUE O SR. NAO PERCA TEMPO E VAI ENFRENTE, AGRADEÇO DES DE JÁ PELO SEU EMPENHO, EM NOME DE TODOS OS KARTISTAS DO RIO GRANDE DO SUL.....
-
24/11/2010 11:39
George Ibañez
Já tem mais gente escrevendo aqui do tinha na pista no Gaucho!!! Essa mobilização revela que tem muita gente preocupada e disposta a contribuir para darmos um novo rumo ao kart no RS. Precisamos nos unir e tentar viabilizar algumas idéia colocadas aqui. Alem de tentar resolver os óbvios problemas que enfrentamos: custos, desorganização, datas e regulamento. Será que é tão difícil marcarmos algumas reuniões??? Criar um grupo, comissão, etc para liderar um movimento de salvação e valorização do nosso esporte???
Feliz Natal para a galera do kart!
-
24/11/2010 11:48
Maurobala
EU NÃO IRIA ESCREVER NADA!!!
PROMETI, MAS NÃO AGUENTEI!!!
Quase todas as respostas para amenizar a crise do kartismo na região SUL estão nesses comentários, a maioria está com a visão plena da situação vivida no KART.
O que PRECISA ??? AGIR e ter INTERESSE...............
ter o PENSAMENTO que:
"O campeonato gaúcho está aberto pra quem quiser ir!" é uma estratégia de marketing que nem em padaria de vila se usa mais, NÃO ADIANTA SÓ ABRIR AS PORTAS.
DESAFIO: lançaram um DESAFIO ao presidente da FGA, certo???
eu nem quero que ele responda aqui, QUERO QUE ELE ASSIMILE AS IDEIAS POSTADAS AQUI ...
se não assimilar , que pelo menos leia os coments.
já seria uma EVOLUÇÃO !!!
PS. obrigado por citarem o AMILKS, ainda estamos trabalhando para melhorar e muito,(2011 com muitas novidades)
Valeu !
Mauro Rodeghiero
-
24/11/2010 11:57
Lucio Metzdorf
Qualquer treino, reune mais pilotos que uma prova com a presença da Federação.Motivo: Custo de carteira, esigencia de marca de pneus, custo do combustivel(em Passo Fundo paguei para meu filho correr, R$ 130,00 por 10 litros de alcool com Dimetil, sendo que o custo é menor que R$ 40,00)
Porque a Federação tem que ganhar em tudo?
Sugestão:
A Federação parar de fazer das provas uma fonte de grandes lucros.
Carteira com preço mais acessivel(máximo R$ 150,00 por 12 meses).
Carteira feita em março, paga 10 meses, carteira feita em julho, paga 6 meses e assim por diante.
Com estas medidas, creio que conseguiriamos algum incremento de pilotos nas provas.
Sds.
Lucio
-
24/11/2010 18:20
Diego Burlamaque
Boa tarde amigos! Minha opinião sobre o Campeonato Gaúcho de Kart é que o evento deveria ser realizado mais para o final do ano, lá por dezembro, pois a partir desse período acredito que todos os pilotos estão mais livres para poderem se dedicar ao esporte, podendo deixar um pouco de lado o trabalho e os estudos.
Não pude participar do Campeonato Gaúcho 2010 justamente por esse motivo, eu estava envolvido com provas finais no colégio, e meu pai estava envolvido com o seu trabalho.
Então, fica minha opinião, de que o evento se realize no mês de dezembro.
Um abraço a todos,
Diego Burlamaque.
-
24/11/2010 23:22
Jefferson
Ola erno !!! Li quase todos os comentários sendo de profissionais ou mesmo amadores mais que competem a algum tempo a maioria foi a data ou até mesmo falta de organização e divulgação de campeonatos , sou um piloto de final de semana e gostaria muito de competir um gaucho , ou sul brasileiro , mais os custos desses campeonatos são altissimos , além de termos gastos enormes com manutenção de motores temos tambem que ser obrigados a comprar pneus e pagar combustivel, sendo assim um novato que nao tem patrocionio e que não vive do esporte e sim um trabalhador é praticamente impossivel deixar 200 reiais inscrição + um jogo de pneu 470,00 + 170 de combustivel sendo que ninguem usa esses 170 ... será que não é a hora de a federação analisar mais esse ponto ?... acho que se diminuir custos vão ter muito mais kart no grid e muito gente feliz ... ( acho que tenque dar uma chance a quem não tem tanto poder aquisitivo ... ) Muito obrigado ...
-
25/11/2010 08:01
Maurobala
EU NÃO IRIA DAR DICAS (POIS NÃO SÃO OUVIDAS) MAS JÁ QUE FALARAM EM BARATEAR CARTEIRA.....
Vou apresentar minha ideia:
a carteira pra 'domingueiro' poderia ser simbólica , algo em torno de R$ 100,00
e muita gente faria....( tenho certeza )
na minha visão, compensaria a baixa no preço com o número de novos pilotos....
mas tem um detalhe: " isso dá um trabaaaaaaalho !"
eu imagino algo assim:
piloto de campeonatos de indoor: uns R$20,00 , pro cara sair feliz da vida ...
piloto regional : uns R$ 100,00 pra ter o cadastro de todos ( e apto para provas no estado )
piloto nacional : uns R$ 300,00 pra manter a hierarquia.....
tenho quase certeza que a arrecadação não diminuiria, mas essa decisão deveria partir da CBA.
Façam as contas, faria o mapa de pilotos no BRASIL.
T+ Mauro
-
25/11/2010 08:33
Gustavo Ferreira
Este problema não é só previlégio ai do Rio Grande. No campeonato Centro Oeste e no Brasiliense, está havendo um esvaziamento contumás dos grid´s. Creio que o Kartismo nacional de modo geral está passando por isso. Causas? São várias, a começar pela politicagem e a falta de respeito com pilotos e equipes, no que tange principalmente organização, falta de profissionalismo e custos exorbitantes. O que presenciamos na Copa do Brasil em Palmas -TO é o retrato fiel do cenário caótico vivido hoje no nosso Kartismo. Um abraço a todos
-
25/11/2010 14:00
Carlos Giacomello
Estou voltando agora para o kartismo como colaborador do Bepi. Estamos lançando a ideia(até para fazermos uma pesquisa de opinião)de um torneio de verão de Speed Kart, com custo baixo e itens liberados, para tentar trazer de volta aquele piloto que se afastou das competições em função de custo e outros motivos e também, aquele que nunca alinhou numa prova. Entendemos que o que precisa neste momento é um grande incentivo ao kartista amador, para que ele começe a participar de competições mais "light" até pegar o gosto pela coisa. Não faço ideia de quantos kartitas deste tipo existem no RS, mas é um numero expressivo, que se incentivado, com absoluta certeza vai encher nossos grids. Se as primeiras provas forem bem sucedidas, vamos transformá-las num campeonato regional, com o incentivo ao campeão de um teste na fórmula 1.6 e um curso de pilotagem, cujos acertos estão em andamento. Acredito que é uma maneira de fazermos a nossa parte para ajudar a reerguer o nosso esporte.
-
25/11/2010 20:21
Rodrigo Gonzalez
e muita categoria temos q unificar pesos ;baratiar custos ,motores sorteados e o unico jeito de termos corrida por aqui;mais seriedade na divulgaçao de datas e regulamentos(eu nao sabia as regras da corrida ate uma semana antes) e principalmente respeito c os pilotos aquele treino sabado dividido em categorias e a maior falta de respeito e maior sacanagem do mundo;tu perde um di ade trabalho p treinar ,acertar o kart e simplismente passa o dia inteiro no kartodromo gastando e sem poder treinar
-
28/11/2010 00:11
Daniel Kieling
Olha gente, li atentamente a todos os comentários, e até pensei em não postar nada, pois não sou piloto federado e não participo de competições, mas daí me perguntei...porque não participo de competições oficiais e não me federei? Por causa do PREÇO de tudo! Então resolvi escrever. Acho Erno, que o kart no Rio Grande do Sul passa por um momento difícil, porquê como disse meu amigo Hugo Sola, o preço de tudo é um absurdo, e quem tem $$$$ põe, quem não tem $$$$ vai pra casa!
Logo isso desmobiliza os pilotos apaixonados pelo esporte, concordo com um dos amigos que disse que nosso kart profissional aqui é amador, estive recentemente em evento em SP, e os eventos amadores promovidos lá e no Paraná também, são mais profissionais que o nosso profissional aqui. A idéia do Colombo sobre uma seletiva tudo igual pra todo mundo é sensacional! Mas pra ter Grid Cheio, não adianta a Federação querer cobrar 400, 500 paus a carteira e o piloto ou a equipe ainda terem q arranjar mais 2, 3 mil pra correr. A Federação é um absurdo de caro, pois que eu saiba ninguém aí fez prova pra habilitação como piloto de kart né? Bom então o custo que a federação tem é um crachá de plástico com impressão digital...deve custar uns 60 pilas pra eles...e o resto? Pra onde vai?
Formular competições mais bartas é importante, mas fazer eventos que envolvam o público, é importante, para facilitar a entrada das grandes empresas nos eventos, o kart e o automobilismo no RS não tem os patrocínios que tem em SP, pq somos fechados e teimosos demais. Se montarmos eventos com público, grid cheio, uma confraternização, etc...etc....se mobiliza muito mais gente, mas tudo cai nos custos para o piloto!
Eu participo de campeonatos amadores com Grid que tem que ser divido, pois tem 40 e tantos pilotos correndo junto, o nosso amigo Mauro Bala organiza outro campeonato com outros pilotos que são muiiiitos também e não são os mesmos, e porquê estes que muitos são bons pilotos não dão o passo para o profissional???
2 coisas no amador é grid cheio e corrida emocionante ao custa baixíssimo, claro que competir com um kart "de verdade" é bem diferente e não se pode comparar, mas podemos comparar pq um é grid cheio e o outro é grid vazio!
Outra coisa que concordo é a bagunça das datas e fazer um campeonato estadual assim no fim do ano...é complicado. Concordo com quem disse que tem q ser ali no intervalo do meio do ano.
Bom pra quem não ia escrever já falei demais!!!
um abraço a todos!!!
Daniel Kieling
-
07/12/2010 19:51
Andre Pasquale
Acho q voces são abnegados pelo kart, eu corri em 1981 faz tempo mas os problemas são os mesmos no kart q é os CUSTOS. Eu estou entrando no kart novamente com meu filho, o q me deixou muito preocupado é o numero da categorias e motores. Acho q com menos categorias e regulamento para se gastar pouco teremos 50 kart por prova. Pilotos e vontade com certeza temos.
-
23/12/2010 12:01
Sílvio Vernieri
Erno!!!
Sou aqui de Bagé, corri o gaúcho na decada de 90, tinhamos provas por todo o estado com um grid com mais de 30 pilotos por categoria. Este ano aqui em Bagé, estamos retormando o citadino, as nossas provas tem a organização mês de fevereiro estaremso ganhando um recapeamento da pista, a iluminação já esta ok. Montamos um regulamento para viabilizar a participação de todos, e temos em nosso grid a participação em média de 25 a 30 inscritos por prova, aqui temos a categoria rd 135, e vamos implementar os pró 400, estamos convidando todos para a participação do campeonato de 2011, quem sabe assim teremos em um futuro próximo, pilotos profissionais participando dos nossos grandes campeonatos gaúchos memoráveis com os da decada de 90.