Um número de pilotos até surpreendente para a época do ano – uma semana antes do Natal – esteve presente no Kartódromo de Tarumã, em Viamão (RS), no último domingo (16). O evento era o Race Day, proposta do Tarumã Kart Clube para encerrar a temporada 2012 de seu kartismo e também do kartismo gaúcho como um todo.
Quase 40 pilotos estiveram na pista e outra grata surpresa foi a mobilização da Pró 400 – capitaneada pelo batalhador Leandro Argenta –, que teve 12 pilotos na pista. A Fireball, pelo menos desta vez, perdeu o posto de categoria com o maior grid e levou o também bom número de 10 concorrentes.
A 125cc teve quase 20 pilotos e – dividida em motores refrigerados a ar e água – apresentou o maior grid do evento. A Cadete, que no Rio Grande do Sul não “decola”, teve três pilotos na pista e vai garantindo, ainda que de forma preocupante, a continuidade da categoria, que no Regional da Serra chegou a ter sete ou oito pilotos em seu grid este ano.
As provas foram bastante disputadas, especialmente na Pró 400, que teve uma segunda bateria vibrante, definida apenas em seu final a favor de Rodrigo Piccoli. Mas, quem levou a melhor na soma dos pontos das duas provas disputadas foi Leandro Argenta, 1º colocado no Race Day. Piccoli subiu no pódio em 2º, seguido por Luciano Tavares, Adriano Carboni e pela dupla Felipe Leite / Felipe Betti.
A Cadete foi amplamente dominada por Augusto Rotta, vencedor das duas baterias com folga. As boas disputas ficaram por conta de Gabriel Pinheiro e Gabriel Bender Pires, que nas duas provas lutaram bastante pelo segundo lugar. Pinheiro ficou com o 2º lugar e Pires com o 3º.
Dividida em Sprinter e Master, a Fireball teve o mesmo piloto na ponta duas vezes na geral, Rogério Fritsch, que desta vez não teve a companhia da noiva Daiane Petry na condução do kart. Ele venceu o Race Day em sua classe e teve Daniel Claudino e Renato do Prado – o “velhinho bom” estreante na categoria – como companhia no pódio. Emílio Otto e Davi Oliveira empataram em pontos na Master e quem levou a melhor foi Otto, que subiu no pódio em 1º. Ricardo Audino ficou com o 3º lugar.
E na 125cc, que teve quatro pódios, Rodrigo Gonzalez dominou as duas baterias, garantindo o 1º lugar na divisão Água Graduados. Pedro Goulart foi o 2º e Wagner Jacovenko o 3º. Na Sênior o vencedor foi Darci de Mello, outro “velhinho bom” que vai voltando ao kart em plena forma, seguido por Clifford Braga. Walmor Júnior – 2º na geral com seu motor refrigerado à ar – venceu na Ar Sprinter, com Fábio Ramos em 2º e Vinícius Pinheiro em 3º. Por fim, Jorge Katcinski – estreante em Tarumã – venceu na Master, com Bruno Razia em 2º e Francisco Souza em 3º.
Durante os meses de janeiro e fevereiro o Tarumã Kart Clube deverá realizar o tradicional Torneio de Verão.