publicidade
26/05/2014 11:35

Regional da Serra reuniu 70 pilotos em rodada de muito frio em Farroupilha

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Divulgação

O número de participantes não foi recorde como se esperava, mas nem por isso faltaram emoções na gelada 2ª etapa do Campeonato Regional da Serra, disputada no último domingo (25) em Farroupilha (RS). Exatos 70 pilotos participaram da rodada, que revelou os dois primeiros pilotos que representarão o Brasil no Iame International Finals, em outubro, na França.

Com expectativas de superar o número recorde de inscritos da etapa anterior (77), a 2ª etapa do Regional da Serra foi disputada no final de semana mais frio do ano no Rio Grande do Sul, com temperaturas que ficaram abaixo de 5 graus no início do dia. Cinco categorias foram à pista, mas o frio não diminuiu a intensidade das disputas.

O principal destaque do final de semana foi a categoria Tag, que além de reunir o maior grid da etapa - 20 competidores - revelaria os dois pilotos que iriam ao Mundial da categoria. Daniel Rotta, vencedor da etapa e campeão da Copa Iame Tag, iniciada no Beto Carrero em fevereiro, foi o primeiro classificado. A vitória veio depois de um primeiro e um segundo lugar nas baterias. Francesco Ventre (2º), Vinícius Pezzi (3º), André Guidalli (4º) e Leonardo Nienkotter (5º) completaram o pódio da etapa.

A Tag Super teve uma bela disputa já na tomada de tempos, quando Saulo Rudeck superou Gláucio Sganzerla por apenas cinco milésimos de segundo. Sganzerla, entretanto, daria o troco nas baterias, vencendo as duas e subindo no degrau mais alto do pódio. Alexandre Steffenon foi o segundo na etapa, seguido por Rudeck, Milton Zili e Maico Marques, que conquistou seu primeiro pódio no kartismo profissional. E foi da Tag Super que saiu o segundo brasileiro no Iame International Finals: Alexandre Steffenon, por sorteio.

Duas belas baterias da Cadete - vencidas por Henrique Vieira e Filipi da Cás - também levantaram o público em Farroupilha. Na soma dos pontos, a vitória na etapa ficou com Vieira, seguido exatamente por Filipi da Cás em 2º, Gabriel Pires em 3º, Breno Rubin em 4º e Antonella Bassani em 5º.

A Graduados e a Sênior, que utilizam motor com regras do RNK, correram agrupadas e reuniram 16 pilotos. E os vencedores efetivamente dominaram em sua categoria, com dupla vitória nas baterias. Christian Castro venceu duas vezes na Graduados e na geral e subiu no degrau mais alto do pódio, acompanhado de Cláudio de Moraes (2º), Fernando Wortmann (3º), Renan Busse (4º) e Rodrigo Gonzalez (5º). Na Sênior o domínio foi de João Lucas Batistella, também vencedor das duas baterias e dono do 1º lugar no pódio. Alexander Cé, Dirceu Thomé, Marcelo de Moraes e Dirk de Werk - voltando ao kartismo - fecharam o pódio.

Merece destaque a participação de Darci de Mello na categoria Sênior. Depois de algum tempo afastado do kartismo, com 69 anos de idade, ele voltou às competições, estreando no Regional da Serra na 1ª etapa, com pódio, repetido neste domingo.

A Pró 400, que pela segunda vez participava do Regional da Serra, disputou sua prova com uma hora de duração tendo dois karts competindo em duplas. E foi uma delas a vencedora da prova, repetindo a primeira etapa: Luciano Tavares / Fernando Wortmann, com pouco mais de dois segundos de vantagem sobre Carlos Bolezina após 79 voltas. Juvenil Dias foi o 3º, com Pedro Trevisol e Matheus Schreck fechando o pódio.

Por fim, fechando o final de semana, a Fireball, dividida em Sprinter e Master teve igualmente duas baterias bem disputadas. Daniel Prado, vencedor da segunda, garantiu a vitória na Sprinter, com Sérgio Schunck em 2º, Arthur Metzdorf - vencedor da 1ª bateria - em 3º, Alessandro Clezar em 4º e Cleiton Zimmermann, que também voltava, em 5º. E na divisão Master a vitória ficou com Rafael Mohr, companheiro de equipe de Prado. Mohr venceu uma bateria e ficou em 2º na outra, garantindo o 1º lugar na rodada. Francisco Souza (2º), Ricardo Audino (3º), Daniel Claudino (4º) e Cezar Cauduro completaram o último pódio do domingo.

O Campeonato Regional da Serra é apoiado pelas empresas Bepi Kart, Birel Sudam, Ciabe, Fórmula Júnior, Grupo Uniserv, IR Criações, JB Parts (Ibea e JB Righetti), Kart Mini, Kart Shop, Matias Racing School, Mega Kart, Meg Star, MG Pneus, NA Carrera, Pablo Racing, Paralego, P Racing, RBC Preparações, Speed Pneus, Techspeed, TKR, ULV e VLL Confecções Esportivas.

Confira o resultado da etapa:
TAG
1 Daniel Rotta - 27 pontos
2 Francesco Ventre - 27
3 Vinícius Pezzi - 20
4 André Guidalli - 14
5 Leonardo Nienkotter - 10
6 Marlo Binsfeld - 9
7 Jeferson Abel - 8
8 Julio Pires - 6
9 Augusto Fontanella - 6
10 Juliano Rigon - 5
11 Marcos Rubin - 0

TAG SUPER
1 Gláucio Sgnazerla - 30 pontos
2 Alexandre Steffenon - 22
3 Saulo Rudeck - 20
4 Milton Zili - 18
5 Maico Marques - 12
6 Rui Perin - 9
7 Silvano Fernandes - 6
8 Flávio Azevedo - 5
9 Luciano Tavares - 4

CADETE
1 Henrique Vieira - 27 pontos
2 Filipi da Cás - 25
3 Gabriel Pires - 22
4 Breno Rubin - 14
5 Antonella Bassani - 13
6 Arthur Stefani - 10
7 Henrique Cruz - 9
8 Jean Vitor Boniatti - 6
9 Gustavo Pegoraro - 4

GRADUADOS
1 Christian Castro - 30 pontos
2 Cláudio de Moraes - 24
3 Fernando Wortmann - 18
4 Renan Busse - 10
5 Rodrigo Gonzalez - 8
6 Lucas Girotto - 6
7 Leonardo Freire - 5
8 Saulo Ramos Filho - 4
9 Lucas Rodrigues - 2

SÊNIOR
1 João Lucas Batistella - 30 pontos
2 Alexander Cé - 24
3 Dirceu Thomé - 20
4 Marcelo de Moraes - 12
5 Dirk de Werk - 11
6 Darci de Mello - 8
7 Ezequiel Vieira - 6

PRÓ 400
1 Luciano Tavares | Fernando Wortmann - 79 voltas - 1:00.27.221
2 Carlos Bolezina - a 2.361
3 Juvenil Dias - a 6.638
4 Pedro Trevisol - a 25.492
5 Matheus Schreck - a 30.645
6 Gustavo Rodrigues | Taylor Júnior - a 32.760
7 Cássio Abreu - a 1 volta
8 Franklin Fiel - a 8 voltas

FIREBALL SPRINTER
1 Daniel Prado - 25 pontos
2 Sérgio Schunck - 24
3 Arthur Metzdorf - 19
4 Alessandro Clezar - 14
5 Cleiton Zimmermann - 13
6 Carlos Duarte - 10
7 Joel Grasselli - 9
8 Rômulo Nascimento - 5

FIREBALL MASTER
1 Rafael Mohr - 27 pontos
2 Francisco Souza - 22
3 Ricardo Audino - 16
4 Daniel Claudino - 15
5 Cezar Cauduro - 14
6 Davi Oliveira - 11
7 Emilio Otto - 6
8 Henrique Frolich - 5
9 Saulo Ramos - 4

  • 26/05/2014 22:39 José Carlos (bepi) Fedrizzi

    Parabéns Erno. Mais uma vez ficou provado que um campeonato bem organizado e com vistas para o esporte tem tudo para dar certo. O número e inscritos do Regional da Serra de Kart vem se mantendo alto pela qualidade do campeonato e pela forma com que você está gerindo as dificuldades e os contra tempos que sempre aparecem quando um evento toma uma dimensão maior. Fatos tristes são inerentes aos esportes. Mas quando acontecem vindos de pessoas que deveriam ter interesse em engrandecer o evento, nos deixam bem aborrecidos. Não é concebível que pilotos desistam de uma prova bem organizada e de um campeonato modelo sem se importar com os parceiros. Investimentos por parte dos organizadores foram feitos para dar toda a segurança e imparcialidade na prova da 2º etapa do Regional da Serra de Kart realizada nesse final de semana passado em Farroupilha. Investimentos também foram feitos por pilotos para competirem da melhor forma possível nas suas respectivas categorias. E uma categoria acabou não largando por falta de greed. Categoria essa que já foi forte mas que passa por um momento ruim. Mesmo assim, dois pilotos (em um greed de seis presentes) alegaram não querer largar com "greed pequeno". Decisão essa tomada por eles na parte da tarde, porque até ao meio dia estavam de acordo em largar com um greed de seis karts. É claro que seis karts é um greed pequeno, mas isso é momentâneo. Pilotos vieram de outras cidades para andar na Speed Kart e tiveram que trocar de categoria de última hora para poderem participar do evento. Particularmente classifico essa atitude como falta de respeito para com o investimento feito pelos organizadores do evento e pelos pilotos da categoria em questão, assim como falta de companheirismo para com os amigos. E como consequência a Speed Kart foi eliminada do campeonato. Desse nosso espetacular campeonato e do Campeonato Gaúcho também.
    Talvez a extinção dessa categoria sirva de exemplo para que os pilotos sejam rivais e combativos somente durante a duração da bateria. Fora isso, quanto mais unidos forem os pilotos, mais forte se torna o esporte.
    Pena que o preço tenha sido tão alto.

  • 28/05/2014 18:03 Rafael

    Olá Erno e leitores do site Kartmotor, apenas para esclarecer algumas colocações feitas acima. PRIMEIRO: A SPEED KART só tinha 5 karts prontos para disputar a 2 etapa do Regional no dia 24 sábado, e NÃO 6 karts como mencionado acima, seriam eles( Mauricio, Rafael, Juliano, Franklin e Rogério ). O outro kart que veio de Cruz Alta, deixou bem claro ainda na parte da manhã que não iria correr. SEGUNDO: Em momento algum até o horário do meio dia, inclusive quando estávamos almoçando saiu de nossas bocas que iriamos largar com GRID pequeno, muito pelo contrário, nesta hora EU já havia relatado para quem estava ao meu lado que não iria correr com GRID baixo, ou seja 5 karts. Sobre interesse em participar do Regional, todos tínhamos, nossa esperança SIM era que viessem, aparecessem mais karts da categoria para abrilhantar o espetáculo e principalmente a categoria. Não cabe a minha pessoa a responsabilidade que talvez queiram coloca-la devido a SPEED não ter largado, ou sei lá qual decisão final será ou já foi tomada em relação a nossa categoria! Companheirismo para com os colegas e organizadores SIM, mas por parte de todos, pois haviam mais pilotos que deveriam estar presentes no kartódromo neste dia e não estavam........, estes também fazem parte da SPEED. Abraços a todos e torço para um final Feliz !!