Nos próximos dias 17 e 18 de março o kartismo gaúcho viverá o início do Campeonato Regional da Serra, que terá suas cinco etapas realizadas no Kartódromo de Farroupilha, sede da próxima Copa Brasil.
O Regional, que substitui o Faeli Regional, atendeu o pedido de pilotos e preparadores e ampliou o número de categorias, dando oportunidade para que mais concorrentes possam disputar a competição. “Criamos a Parilla MY, que será administrada pela Pablo Racing, com aluguel de motores e premiação a seu cargo”, explica Carlos Giacomello, um dos organizadores do Regional. “E também teremos a participação da Pró 400”, emenda.
A categoria Speed Kart, que utiliza motores RD 135, deixará de ter seu grid definido por sorteio e terá a disputa de duas baterias de 20 voltas cada. Uma novidade é a inclusão dos motores 4 tempos de até 200 cilindradas na categoria e a divisão interna em Fórmula e Master, de acordo com o peso de cada piloto.
Sucesso em 2011, a Meio Século passa a ter novo nome e será chamada de Vintage, a pedido dos pilotos. O regulamento permanece o utilizado no passado.
A Parilla TAG, através de uma comissão de pilotos, fez seu próprio regulamento e buscou apoio de fornecedores para baratear o custo de peças e também conceder premiação aos participantes.
A Fireball teve importante mudança em relação a 2011, já que passou a ser adotado o regulamento do Campeonato Gaúcho, o que oportuniza a todos os pilotos da categoria participar com seus equipamentos dentro de um regulamento único. “Esperamos contar com os pilotos que não vieram em 2011 por discordar do regulamento então adotado”, diz Giacomello.
A Cadete manterá o incentivo dado em 2011, com inscrição gratuita. O único custo será o aluguel dos motores, ao preço de R$ 150,00 por piloto.
Por fim, a categoria Fórmula continuará sendo a “Força Livre” do Regional, onde é permitida a participação de qualquer tipo de motor, desde que não tenha partida elétrica.
As inscrições passaram a ter o valor de R$ 180,00, em função do aumento de alguns custos, da retirada do apoio da Faeli, que patrocinava os troféus, e o aumento do número de troféus em função da ampliação no número de categorias.
“Teremos ainda uma mudança na área desportiva, mais exatamente na pontuação, já que as duas últimas etapas terão pontos dobrados”, informa Giacomello. “Assim, com todas estas novidades, esperamos ter contemplado todas as sugestões e críticas que recebemos ao longo de 2011. Sabemos ser difícil agradar a todos, mas buscamos o melhor possível para todos os kartistas”, finaliza.
Faça o download do regulamento completo do Regional da Serra acessando a seção Regulamentos.