publicidade
28/02/2012 14:04

Regional da Serra substitui Faeli e divulga regulamento para 2012. Início é em 18 de março

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Idalício Umpierre | IR Criações

Campeonato teve ótima aceitação em 2011


Nos próximos dias 17 e 18 de março o kartismo gaúcho viverá o início do Campeonato Regional da Serra, que terá suas cinco etapas realizadas no Kartódromo de Farroupilha, sede da próxima Copa Brasil.

O Regional, que substitui o Faeli Regional, atendeu o pedido de pilotos e preparadores e ampliou o número de categorias, dando oportunidade para que mais concorrentes possam disputar a competição. “Criamos a Parilla MY, que será administrada pela Pablo Racing, com aluguel de motores e premiação a seu cargo”, explica Carlos Giacomello, um dos organizadores do Regional. “E também teremos a participação da Pró 400”, emenda.

A categoria Speed Kart, que utiliza motores RD 135, deixará de ter seu grid definido por sorteio e terá a disputa de duas baterias de 20 voltas cada. Uma novidade é a inclusão dos motores 4 tempos de até 200 cilindradas na categoria e a divisão interna em Fórmula e Master, de acordo com o peso de cada piloto.

Sucesso em 2011, a Meio Século passa a ter novo nome e será chamada de Vintage, a pedido dos pilotos. O regulamento permanece o utilizado no passado.

A Parilla TAG, através de uma comissão de pilotos, fez seu próprio regulamento e buscou apoio de fornecedores para baratear o custo de peças e também conceder premiação aos participantes.

A Fireball teve importante mudança em relação a 2011, já que passou a ser adotado o regulamento do Campeonato Gaúcho, o que oportuniza a todos os pilotos da categoria participar com seus equipamentos dentro de um regulamento único. “Esperamos contar com os pilotos que não vieram em 2011 por discordar do regulamento então adotado”, diz Giacomello.

A Cadete manterá o incentivo dado em 2011, com inscrição gratuita. O único custo será o aluguel dos motores, ao preço de R$ 150,00 por piloto.

Por fim, a categoria Fórmula continuará sendo a “Força Livre” do Regional, onde é permitida a participação de qualquer tipo de motor, desde que não tenha partida elétrica.

As inscrições passaram a ter o valor de R$ 180,00, em função do aumento de alguns custos, da retirada do apoio da Faeli, que patrocinava os troféus, e o aumento do número de troféus em função da ampliação no número de categorias.

“Teremos ainda uma mudança na área desportiva, mais exatamente na pontuação, já que as duas últimas etapas terão pontos dobrados”, informa Giacomello. “Assim, com todas estas novidades, esperamos ter contemplado todas as sugestões e críticas que recebemos ao longo de 2011. Sabemos ser difícil agradar a todos, mas buscamos o melhor possível para todos os kartistas”, finaliza.

Faça o download do regulamento completo do Regional da Serra acessando a seção Regulamentos.

  • 01/03/2012 19:53 Dazeca

    cadete pneu na carrera e maior o diametro p/ usar coroa 66 pelo jeito o pneu e um balao a coroa 63 esta baicha e p/ poupar MOTOR coisa ridicula nos 400 se tiver porque so carburadores da HONDA se tem melhores deichem livre sinceramente nao da p/ entender

  • 01/03/2012 20:52 Marcos Decezaris

    Qual a razão especifica do regulamtno da categ.basica cadete ter diferencição de relação se o peso e motor são os mesmos pra todos ? Vão começar já com os moleques a pendengas dos maiorais ? Reavaliem isso pessoal urgente !

  • 01/03/2012 22:33 Dazeca

    o Maecos nao deves estar familiarizado c/ competiçoes quando o pneu e maior que o normal tens que aumentar a relaçao entao o na carrera deve ser ate 5 cm maior do que o mg nada a ver c/ peso e so o pneu que e maior BOM arelaçao esta longa p/ o kadete quem usar MG PABLO NADA CONTRA VOCE SO QUE MOTORES ATE A BOCA DE OLEO P? NAO QUEBRAR BOMBA DE COMBUSTIVEL MUITO FORTE COLOCANDO GASOL PELO LADRAO DO BURA CUIDADO ? depois nao sabem porque o pessoal vai p/ fora do estado correr e nao andam aqui REAMENTE O RS TA MAL A PIOR CADA UM FAS SEU REGULAMENTO SE DANE OS PILOTOS ?

  • 02/03/2012 09:02 Carlos Giacomello

    Pessoal.
    Em relação à coroa da Cadete ela é maior para quem usa o NA Carrera, para compensar o perimetro maior do pneu.
    Penso que estamos fazendo o correto dentro do que entendemos como o mais honesto. Se após os primeiros treinos se verificar alguma vantagem de um dos pneus, o comissario tecnico poderá ajustar o tamanho da coroa para nivelar. Creio que a chegada de uma nova marca de pneu(todo mundo queria isto)gera algumas duvidas no inicio, mas com bom senso as coisas se ajustam.
    Sobre o motor do Pablo quero dizer que escolhemos o fornecedor que fez a melhor condição (custo do aluguel) Se isto não é pensar na categoria então não sei o que deve ser feito. Além disso, se acharem melhor ir para fora do RS, na grande maioria, os motores também são do Pablo. Hoje o RS tem poucos campeonatos, então acredito que eles devem ser preservados e as criticas, quando construtivas devem ser feitas aos organizadores que serão bem aceitas.
    Se quiserem conversar sobre o regulamento o meu -mail acima está a disposição, mas nã concordo com as criticas aqui feitas.

  • 02/03/2012 11:25 M.decezaris

    Mui bem respondido Sr.Carlos principalmente pros "sabichões" do kart... mas gostaria de saber, pois como não sou familiarizado com o ramo, como um pneu é homologado nas medidas diferentes dos usuais? é só a medida ou a borracha também é deferente? Eis um outro questionamento então ?
    o Maecos nao deves estar familiarizado c/ competiçoes quando o pneu e maior que o normal tens que aumentar a relaçao entao o na carrera deve ser ate 5 cm maior do que o mg nada a ver c/ peso e so o pneu que e maior BOM arelaçao esta longa p/ o kadete quem usar MG PABLO NADA CONTRA VOCE SO QUE MOTORES ATE A BOCA DE OLEO P? NAO QUEBRAR BOMBA DE COMBUSTIVEL MUITO FORTE COLOCANDO GASOL PELO LADRAO DO BURA CUIDADO ? depois nao sabem porque o pessoal vai p/ fora do estado correr e nao andam aqui REAMENTE O RS TA MAL A PIOR CADA UM FAS SEU REGULAMENTO SE DANE OS PILOTOS ?
    02/03/2012 09:02:48 por Carlos Giacomello ( carlos@bepikart.com.br )
    Pessoal.
    Em relação à coroa da Cadete ela é maior para quem usa o NA Carrera, para compensar o perimetro maior do pneu.
    Penso que estamos fazendo o correto dentro do que entendemos como o mais honesto. Se após os primeiros treinos se verificar alguma vantagem de um dos pneus, o comissario tecnico poderá ajustar o tamanho da coroa para nivelar. Creio que a chegada de uma nova marca de pneu(todo mundo queria isto)gera algumas duvidas no inicio, mas com bom senso as coisas se ajustam.
    Sobre o motor do Pablo quero dizer que escolhemos o fornecedor que fez a melhor condição (custo do aluguel) Se isto não é pensar na categoria então não sei o que deve ser feito. Além disso, se acharem melhor ir para fora do RS, na grande maioria, os motores também são do Pablo. Hoje o RS tem poucos campeonatos, então acredito que eles devem ser preservados e as criticas, quando construtivas devem ser feitas aos organizadores que serão bem aceitas.
    Se quiserem conversar sobre o regulamento o meu -mail acima está a disposição, mas nã concordo com as criticas aqui feitas.

  • 02/03/2012 12:02 Carlos Giacomello

    Não conheço as normas técnicas de homologação dos pneus junto à CBA, por isso não posso lhe responder, mas com certeza esta diferença foi levada em consideração. Sobre a borracha, ela é muito semelhante à do pneus MG.

  • 02/03/2012 13:15 Dazeca

    REALMENTE QUEM SABE NAO PERGUNTA QUESTIONA ?

  • 02/03/2012 15:22 Carlos Giacomello

    Dazeca
    Não entendi a sua pergunta. Se, ao contrario de mim, você entende de homologação, seria interessante que nos explicasse como funciona.

  • 02/03/2012 15:47 Dazeca

    a min nao compete sobre homlogaçoes quisito 50 unidades ao fornecimento + dureza do material empregado se e duro mole medio extra mole nao perguntei a voce sobre isto questionei sobre regulamento que numca e colocado aquem trabalha no ramo certo dcada kartodromo e um regulamento falei da coroa e logico que o pneu e maior se nao nao teria que aumentar certo ai o Marcos (desculpe se digitei errado nao foi a intençao )nao entendendo do tamanho do pneu se nao falaria porque das coroas que os (sabichoes) tu sabes que sei agora nao te perguntei nada de homologaçao nao tranferes p/ min a pergunta quem fes foi o Marcos