Definido o calendário do Sul-Brasileiro, automaticamente já é possível confirmar as datas do Regional da Serra, que em 2014 busca repetir o sucesso de suas três primeiras edições, especialmente a última, quando alcançou uma média de 70 pilotos por etapa.
As cinco etapas do Regional da Serra serão disputadas em Farroupilha (RS), assim como no ano passado, e o campeonato terá a estreia da Pró 400, que utiliza motores Honda 4 Tempos sorteados, fornecidos pela Pablo Racing. A categoria disputará o Regional em um formato diferente das demais categorias, em uma prova de uma hora, onde poderão correr um ou dois pilotos por kart.
Outra novidade é nas categorias de 125cc, que agora recebem o nome de Graduados e Sênior e passarão a utilizar motores de acordo com o Regulamento Nacional de Kart (RNK). Mas a antiga categoria Fórmula, da qual ambas faziam parte, não será extinta e os motores com preparação livre continuam a participar do Regional.
As mudanças mais radicais não chegaram à Speed Kart, TaG, Cadete e Fireball, que em sua essência se mantém como no ano passado.
Na parte estrutural, uma mudança importante: todas as categorias passarão a utilizar combustível fornecido pelos organizadores, exceto a Speed Kart, que optou por permanecer com o sistema antigo, onde a responsabilidade pelo combustível fica com o piloto. No caso do combustível fornecido pela organização, o piloto entrega um litro de óleo na hora da inscrição e compra 20 litros de gasolina, basicamente a preço de custo. A Cadete e a Pró 400 apenas compram a gasolina pura.
No mais, a filosofia continua a mesma: custos baixos e organização visando atender os anseios dos pilotos. A inscrição custará R$ 270,00 para todas as categorias, exceto Cadete, que paga R$ 70,00 ,e a Pró 400, que se optar por competir com dois pilotos pagará R$ 320,00. Se correr com apenas um, volta aos R$ 270,00. O aluguel do motor segue a mesma linha de custos baixos: R$ 200,00 para a Cadete e R$ 300,00 para a Pró 400.
Nos pneus a mesma situação, já que a maioria das categorias pode competir com pneus novos ou usados. As exceções ficam por conta de decisões das próprias categorias, neste caso a Fireball e TaG, que optam por um jogo de pneus novos para cada duas etapas.
Nos bastidores, Erno Drehmer - que assumiu a condução do Regional no ano passado após dois ótimos anos sob comando de Carlos Giacomello e do preparador Bepi - se movimenta em busca de apoio com as principais empresas do kartismo brasileiro. No ano passado a parceria com estas empresas rendeu mais de R$ 45 mil em prêmios, sorteados ao final da etapa decisiva.
O regulamento já está disponível para download e em breve serão iniciadas as inscrições antecipadas no Portal Kart Motor.
Confira o calendário:
1ª etapa - 15 e 16 de março
2ª etapa - 24 e 25 de maio
3ª etapa - 30 e 31 de agosto
4ª etapa - 27 e 28 de setembro
5ª etapa - 22 e 23 de novembro