publicidade
01/07/2014 10:10

Regional da Serra volta em agosto com Fireball Júnior e o retorno da Speed Kart

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

Speed Kart volta com força total e promete grid ainda maior


Com sua 3ª etapa marcada para o final de agosto em Farroupilha (RS), mais exatamente nos dias 23 e 24, o Campeonato Regional da Serra chega com algumas novidades, duas delas direcionadas às categorias de base.

Será nesta 3ª etapa que, pela primeira vez no Brasil, os pilotos que saíram da Cadete terão a oportunidade de competir com um motor Fireball, logicamente adaptado às necessidades deles, especialmente redução de potência. Para suprir a falta de uma Júnior Menor no Estado, foi criada a Fireball Júnior, que receberá apenas pilotos com Cédula Desportiva Cadete e Júnior Menor.

As inscrições custarão R$ 170,00 por etapa e os pilotos deverão adquirir na secretaria o combustível necessário para a tomada de tempos e as baterias.

Outra medida que visa apoiar os pilotos da base diz respeito à Cadete e esta tem por objetivo reduzir custos. Nesta 3ª etapa os pilotos desta categoria largarão com pneus zero, que serão depois utilizados na 4ª etapa. Na 5ª e última etapa será utilizado o mesmo critério, o de usar pneus zero, o que deverá ser adotado também na próxima temporada, muito provavelmente de uma forma mais ampla, ou seja, cada jogo de pneus deverá ter um uso mais prolongado.

A terceira medida terá caráter organizacional e diz respeito ao sistema de inscrições. A partir desta etapa, ao finalizar sua inscrição na secretaria, o piloto receberá um adesivo, que deverá ser colado na gravata de seu kart. E será apenas portando este adesivo que o piloto poderá ir à pista para treinar.

A Pró 400, que antes disputava uma prova de uma hora de duração, também recebeu modificações e, a pedido dos pilotos, passará a disputar duas provas de 20 voltas, assim como as demais categorias, exceto a Cadete e a recém criada Fireball Júnior, que fazem 15 voltas.

Por fim, a Speed Kart, que esteve fora da rodada anterior, está de volta, com força total, já que pelo menos dez pilotos já estão confirmados na 3ª etapa: Evangelo Antunes (Marau), Franklin Fiel (Encantado), Juliano Sebben (Farroupilha), Marcelo Pilon (Bagé), Maurício Stapassola (Caxias do Sul), Michel Fiel (Encantado), Rodrigo Vicari (Bento Gonçalves), Rogério Daltoé (Bento Gonçalves), Silvano Fernandes (Caxias do Sul) e Wagner Casagrande (Marau). Outros ainda devem confirmar presença na prova que pode ser definida como o renascimento da categoria.

Os adendos - que criam a Fireball Júnior ou que regulamentam as mudanças - estão disponíveis na página especial do Regional da Serra no Portal Kart Motor. Clique em Regulamento.

O Campeonato Regional da Serra é apoiado pelas empresas Bepi Kart, Birel Sudam, Ciabe, Fórmula Júnior, Grupo Uniserv, IR Criações, JB Parts (Ibea e JB Righetti), Kart Mini, Kart Shop, Matias Racing School, Mega Kart, Meg Star, MG Pneus, NA Carrera, Pablo Racing, Paralego, P Racing, RBC Preparações, Speed Pneus, Techspeed, TKR, ULV e VLL Confecções Esportivas.

  • 02/07/2014 01:15 Julio

    Lendo sobre a nova categoria a Fireball Júnior me veio algumas duvidas, não ficou bem claro se é uma categoria para pilotos saindo da cadete porque correram com kart cadete? Não seria mais lógico correr com karts grandes como já corre a categoria Junior menor? Tenho minhas duvidas se os pilotos de ate 15 anos ainda cabem num cadete. Outro ponto se é uma categoria para suprir a lacuna que se tem hoje da falta de campeonatos para crianças não seria mais lógico colocar os PJMK e PJK? Colocando a categoria cadete abre brecha para esvaziar o grid de uma categoria já consolida no regional.
    Mais algumas considerações se é uma categoria visando baixo custo acho que começar com equipamentos alugados, no caso do carburador e flange, está indo na contra mão dessa ideia, acho que seria melhor deixar cada um ter o seu e fazer a vistoria no final da corrida pelo menos só se gasta uma vez não precisa ficar alugando toda vez. É um custo desnecessário.

  • 02/07/2014 10:01 Paulo Henrique Rotta

    muito pertinente o comentário do julio. o que estamos tentando fazer com a fireball junior é suprir uma lacuna de pilotos que deixam a cadete e não tem competição a participar aqui no sul. o objetivo em manter o chassi cadete é para não haver um investimento considerável (chassi + motor) em um mesmo momento. assim, os pilotos que desejarem aderir a nova categoria investem no motor, em primeiro momento, e após, no chassi, o que deve ocorrer em um ano ou dois. os custos, neste sentido, são diluídos. existem motores de fireball a baixo custo no mercado, podendo ser novos ou usados. o fato de haver aluguel e sorteio de flange e carburador, é para não haver favorecimento a quem tiver maior condição financeira, podendo alugar carburadores a enormes custos. a categoria deseja unir baixo custo/benefício, aliado a equivalência de equipamentos.

  • 02/07/2014 10:08 Erno Drehmer

    Sim, bastante pertinente o comentário do Julio, agradeço por ele. Complementando os esclarecimentos, acreditamos, segundo explicações do próprio Paulo Rotta, que não deverá haver o esvaziamento da Cadete, já que os pilotos desta categoria deverão permanecer nela e não migrarão para a Fireball Júnior.

  • 02/07/2014 16:20 Rafael Moreira

    Que noticia maravilhosa ERNO sobre a SPEED KART, fiquei bem contente, torcemos agora para que realmente a turma venha e prestigie tanto o Regional como a categoria, suas palavras foram sábias ( prova que pode ser definida como renascimento ), Abraços a todos.