Uma grande novidade em nível nacional – porque não mundial? – foi divulgada hoje pelo Kartódromo do Velopark, desta vez mais direcionada aos kartistas amadores de todo o Brasil. O que não impede, porém, que “federados” possam participar.
Estamos falando da Seletiva Velopark que fará conhecer o representante brasileiro no Mundial de Kart Indoor 2011, a ser realizado na Bélgica de 24 a 29 de julho. O vencedor receberá como prêmio sua participação no Mundial, com tudo pago pelo Velopark.
A Seletiva reunirá 240 pilotos – maiores de idade – e será disputada entre os dias 25 e 26 de junho, mesmo que chova, pelo kartódromo oficial de competições do Velopark em seu traçado mais curto, o de 1.000 metros. A inscrição custará R$ 270,00 por piloto e deverá ser feita no site do Velopark a partir das 20 horas do dia 13 de maio.
O Velopark colocará à disposição do evento 30 karts zero km, chassi Moro e motores de 13hp com restritor e pneus Speed selo vermelho.
Os 240 pilotos deverão ser divididos em 12 grupos de 20 pilotos cada, de acordo com seu peso. No sábado cada grupo disputará duas corridas de 13 minutos, sendo que o grid de largada da primeira será definido por sorteio e o segundo de acordo com a chegada da primeira, invertida. A pontuação atribuída nestas duas baterias será de 11 para o 1º, 9 para o 2º, 8 para o 3º e assim sucessivamente, até o 10º colocado.
No domingo cada um dos grupos previamente definidos – e que disputaram as duas baterias do sábado – volta à pista para a disputa de sua terceira prova, com seu grid formado de acordo com os pontos conquistados até então. Nesta terceira bateria a pontuação passa a ser maior e o 1º recebe 16 pontos, o segundo 14, o terceiro 13, assim sucessivamente até o 15º. Somados os pontos das três baterias realizadas por grupo, os quatro primeiros em cada estarão classificados à fase seguinte. Os demais, infelizmente, ficam eliminados.
Os agora 48 classificados serão divididos em três grupos com 16 pilotos cada, que disputarão uma tomada de tempos de três minutos. Cada grupo, por sua vez, correrá uma prova de 15 minutos e os cinco primeiros se classificam para as finais.
A final, que reunirá os 15 classificados, terá também 15 minutos de duração e o vencedor será o representante brasileiro no Mundial de Kart Indoor 2011 na Bélgica, com tudo pago pelo Velopark.
Além do excelente prêmio ofertado ao vencedor da final, os quatro pilotos classificados logo a seguir receberão um curso do Veloce Experience (intransferíveis) e os que terminarem entre 6º e 10º ganharão inscrições para participar do Amil Kart Show na temporada 2012. E, afora estes prêmios, outro curso do Veloce Experience e quatro artigos da loja ou de patrocinadores serão sorteados – ainda no sábado, 25 – entre os 240 participantes da Seletiva Velopark. De quebra, no credenciamento cada piloto receberá um brinde de um dos patrocinadores do evento.