A etapa de abertura do Endurance Cup Pró 400, realizada no último domingo (10/7) no Kartódromo Internacional de Tarumã, foi um enorme sucesso.
Com quatorze karts e mais de 40 pilotos alinhados, a prova, com três horas de duração, foi extremamente disputada. Em sua primeira hora, três karts disputavam a ponta: César Ramos, Lucas Rodrigues e Felipe Leite ficaram a maior parte do tempo “embutidos” um no outro, até que Felipe conseguiu passar os dois pilotos da Targh 400 e disparou na liderança.
Enquanto isto, as disputas eram quentes também no segundo pelotão, com Sérgio Cervi, Giovani Bianchessi e Álvaro Machado e no terceiro pelotão, com cinco karts disputando uma posição.
Com as paradas para reabastecimento e troca de pilotos, os karts espalhavam-se, mas dentro de poucos instantes, novas brigas já aconteciam.
Durante toda a prova, as três primeiras posições ficaram praticamente sempre nas mãos dos karts 21, 41 e 42, das equipes Leite / Gomes e Targh 400.
Algumas equipes tiveram um azar muito grande na prova. É o caso da HSD, que ficou sem freio logo na primeira volta. Com largada no estilo Le Mans, a causa provável tenha sido um pisão em cima do condutor do freio hidráulico. Com isto a equipe perdeu 19 voltas em relação ao líder, quando poderia ter brigado pelas primeiras colocações.
Algo parecido aconteceu com a equipe BPR Kart. No primeiro turno de pilotagem, com Nélson Bonder, uma tira do colete se desprendeu e passou a oferecer perigo ao piloto, já que poderia se enrolar no eixo e causar sérias lesões. Obrigada a uma parada a mais, a equipe recuperou-se muito bem e finalizou em terceiro lugar.
A prova teve a vitória do time Leite / Gomes, mas o que parecia que seria uma fantástica decisão nas últimas voltas, se transformou em uma vitória tranqüila. Felipe Leite assumiu seu turno de pilotagem a uma volta dos líderes. Com uma bela pilotagem, passou a descontar a desvantagem em meio segundo por volta, em média, entrou na volta do líder e aproximava-se cada vez mais, o que fazia prever sensacional disputa com o líder Pedro Gomes, da Targh 400 nas últimas voltas. Porém, a quebra do cubo de roda do kart de Pedro Gomes tirou-lhe a vitória e dos espectadores a chance de ver um grande duelo.
No final, vitória merecida do time Leite / Gomes, que ainda havia perdido um tempo muito grande em sua primeira parada.
Confira o resultado:
1 LEITE / GOMES - 227 voltas - 3:01:11.037 - CBA
2 TARGH 400 – a 1 volta – CBA
3 BPR KART - a 3 voltas - CBA
4 SÍTIO CASARIN RACING - a 24.586 - MASTER
5 SIVI RACING – a 38.420 - CBA
6 NEW SPEED / RODOBENS – a 4 voltas – CBA
7 BOM DE BRAÇO – a 5 voltas – MASTER
8 STOLF / MAGNATEC – a 2.14.698 – MASTER
9 TARGH 400 – a 7 voltas – CBA
10 KILDARE RACING – a 8 voltas – CBA
11 RIO POLI EMBALAGENS – a 9 voltas – MASTER
12 EQUIPÃO – a 12 voltas – CBA
13 HSD RACING – a 19 voltas – CBA
14 COSTAS – a 49 voltas – MASTER