73 pilotos na pista e a promessa de que este número poderá chegar a pelo menos 85 na próxima etapa resumem bem como foi a abertura do Regional da Serra, disputada no último final de semana em Farroupilha (RS).
Grids numerosos – com especial destaque para um recorde na Fireball –, pilotos de qualidade e disputas intensas foram a tônica do evento, que em sua primeira etapa entregou o equivalente a R$ 1.600,00 da premiação total, orçada em R$ 45 mil.
Com nove pilotos na pista, a Cadete abriu as disputas em Farroupilha. E quem se deu melhor foi Henrique Vieira, destaque no ano passado na Mirim. Depois de muitos pegas em vários setores da pista entre vários pilotos, ele venceu as duas baterias e começa o Regional na liderança. Augusto Rotta foi o segundo na soma dos pontos, seguido por Breno Rubin. A categoria teve, também, a participação de uma piloto de Santa Catarina, Antonela Bassani.
Na Fórmula, dividida em Graduados e Sênior, um dos fatos marcantes foi a volta de Saulo Rudeck, campeão brasileiro, sul-brasileiro e da Copa Brasil entre 2001 e 2004. O vencedor das duas baterias foi Claudio de Moraes, seguido pelo próprio Rudeck e por Dirceu Thomé. Na divisão Graduados, vitória de Augusto Fontanella, com Rodrigo Gonzalez em segundo e Moraes em 3º.
A TaG também foi dividida em duas, e Francesco Ventre, outro piloto de grande destaque no kartismo brasileiro, venceu na soma dos pontos. Jeferson Abel, o coordenador da categoria, terminou em 2º, com Fernando Pastro – também campeão brasileiro – em 3º. Milton Zili venceu as duas baterias da TaG Super e subiu no degrau mais alto do pódio. Claudir Binsfeld e Luciano Tavares fecharam as três primeiras posições.
27 karts na pista. Este é o recorde que a Fireball estabeleceu para o Regional como um todo e em sua própria história. Depois de fazer suas tomadas de tempo separadas, as divisões Sprinter e Master foram à pista agrupadas, com este grid enorme. A dupla vitória na geral – e na Sprinter – ficou com Arthur Metzdorf, que fazia sua segunda participação na Fireball. O campeão gaúcho Cleiton Zimmermann foi o segundo, seguido por Daniel Claudino. Francisco Souza também venceu as duas na Master e levou o troféu de primeiro lugar para casa, seguido por Jairo Kobe e Rafael Mohr.
Por fim, a Speed Kart, que teve oito pilotos na pista e promete dobrar este número para a segunda etapa, foi vencida por Rafael Moreira, dono de duas vitórias no domingo. Camila Valduga subiu no pódio em 2º e Evangelo Antunes foi o terceiro.
“Tivemos um final de semana primoroso, um pouco atrapalhado pela chuva de sexta-feira e uma garoa no sábado. O domingo foi seco e só temos que comemorar o resultado obtido nesta primeira etapa. 73 pilotos estiveram em Farroupilha, número que aumentará em muito para a próxima rodada”, avaliou Erno Drehmer, novo promotor da competição, criada em 2011 com enorme sucesso pelo preparador José Carlos Fedrizzi, o Bepi, e por Carlos Giacomello. “Quero agradecer a cada um dos pilotos e a cada uma das equipes que prestigiaram e acreditaram no Regional da Serra, e ao Farroupilha Kart Clube, pelo apoio antes e durante todo o evento. E também a todas as fábricas e empresas que estão apoiando a realização do campeonato”, agradece.
Os primeiros prêmios foram entregues por sorteio e Breno Rubin, Cezar Cauduro, Eduardo Ryan, Franco Pasquale e Joel Grasselli receberam um filtro de ar da Mega Kart. Jairo Kobe ganhou um kit de carenagens, Milton Zili um escapamento e Augusto Rotta foi sorteado com um filtro de ar, os três prêmios oferecidos pela Techspeed.
O Regional da Serra tem o apoio da Birel Sudam, Ciabe, Grupo Uniserv, IR Criações, JB Parts (Ibea, JB Righetti e Ital Sistem), Kart Mini, Mega Kart, Megstar, MG Pneus, NA Carrera, Pablo Racing, Paralego, P Racing, RBC Preparações, Speed Pneus, Techspeed, Thunder, Tecnokart e ULV.
A próxima etapa será disputada nos dias 25 e 26 de maio, também em Farroupilha (RS).
Confira os resultados da etapa após a soma dos pontos das duas baterias:
CADETE
1 Henrique Vieira – 30 pontos
2 Augusto Rotta – 24
3 Breno Rubin – 18
4 Gabriel Pires – 16
5 Eduardo Lazzari – 14
6 Arthur Cousseau – 10
7 Jean Vitor Boniatti – 8
8 Antonella Bassani – 6
9 Filipi da Cás – 0
FÓRMULA GRADUADOS
1 Claudio de Moraes – 30 pontos
2 Saulo Rudeck – 24
3 Dirceu Thomé – 20
4 Marcelo de Moraes – 16
FÓRMULA SÊNIOR
1 Augusto Fontanella – 30 pontos
2 Rodrigo Gonzalez – 24 pontos
3 Claudio de Moraes – 18
4 Lucas Rodrigues – 15
5 Renan Busse – 14
6 Franco Pasquale – 11
7 Pedro Goulart – 7
8 Lucas Girotto – 5
9 Saulo Ramos Filho – 5
10 Lucas Kohl – 3
TaG
1 Francesco Ventre – 25 pontos
2 Jeferson Abel – 25
3 Fernando Pastro – 24
4 Marlo Binsfeld – 14
5 Julio Pires – 13
6 Leonardo Teixeira – 11
7 Saulo Ramos Filho – 8
8 Paulo Braga – 6
TaG SUPER
1 Milton Zili – 30 pontos
2 Claudir Binsfeld – 24
3 Luciano Tavares – 18
4 Rui Perin – 16
5 Alexandre Steffenon – 14
SPEED KART
1 Rafael Moreira – 30 pontos
2 Camila Valduga – 22
3 Evangelo Antunes – 14
4 Mauricio Stapassola – 12
5 Rogério Daltoé – 8
6 Daniel Prado – 8
7 Eduardo Rangel – 5
8 Juliano Sebben – 4
FIREBALL SPRINTER
1 Arthur Metzdorf – 30 pontos
2 Cleiton Zimmermann – 24
3 Daniel Claudino – 20
4 Edil Paes – 16
5 Carlos Duarte – 12
6 Glaucio Sganzerla – 5
7 Eduardo Ryan / Nicola Guerrieri – 5
8 Sérgio Schunck – 5
9 Diego Burlamaque – 4
10 Vilson Viapiana – 4
11 Flávio Azevedo – 3
12 Rômulo Nascimento – 3
13 Joel Grasseli – 0
14 Alessandro Perinazzo – 0
15 Douglas Balardin – 0
16 Daniel Francisquetti – 0
FIREBALL MASTER
1 Francisco Sousa – 30 pontos
2 Jairo Kobe – 20
3 Rafael Mohr – 14
4 Ricardo Audino – 14
5 Conrado e Nicolas Freitag – 14
6 Henrique Frolich – 9
7 Saulo Ramos – 9
8 Cezar Cauduro – 8
9 Davi Oliveira – 6
10 Emilio Otto – 6
11 Beto Bandeira – 2