Em um ano de criação de alternativas para o kartismo gaúcho, uma nova ideia está nascendo, agora direcionada inicialmente ao tradicional Kartódromo de Tarumã, em Viamão (RS).
Palco de pela menos uma edição dos grandes campeonatos nacionais e internacionais possíveis de serem disputados no Brasil, Tarumã receberá a partir de junho o Super Kart Gaúcho. “Temos o exemplo do Super Kart Brasil, que está dando certo em São Paulo, e entendemos que o formato é interessante para incentivarmos a retomada de boas competições em Tarumã”, afirma Jhonny Bonilla, que está assumindo o departamento de competições do kartódromo gaúcho.
Serão quatro eventos em 2012, cada um deles com dois dias de competição, sempre nos sábados e domingos. No primeiro dia serão realizados treinos livres pela manhã e tomadas de tempo e uma corrida classificatória à tarde. No domingo, segundo dia, será disputada uma prova Pré-Final, que formará o grid da Final, disputada à tarde.
E, em cada um deles, sairá um campeão em cada categoria, o vencedor da Final. Ou seja, ao longo do ano o SKG revelará quatro campeões. “É o modelo utilizado nos grandes campeonatos do kartismo mundial, onde tudo se decide em apenas um evento”, aposta Bonilla. “Estamos acostumados a seguir longos campeonatos que geralmente nas últimas etapas acabam esvaziados. Muitas vezes por quebras ou maus resultados nas primeiras etapas, os pilotos acabam se desestimulando e abandonando os torneios. No SKG será diferente, teremos quatro grandes eventos e isto, sem dúvida, será uma das grandes atrações”, completa.
A primeira categoria a confirmar sua participação é justamente a que tem reunido o maior número de pilotos no Rio Grande do Sul, a Fireball, que deverá ter pelo menos 25 pilotos a cada SKG. Mas, isso não quer dizer que a Fireball será a única categoria nos eventos. “O SKG será para todos os kartistas do Estado. Queremos um kartismo grande, um kartismo que mostre a força do Rio Grande do Sul. A união de todos por este ideal, sem dúvidas, trará frutos para todos os envolvidos, promotores, pilotos, clubes, fornecedores, imprensa, e estará aberto aos patrocinadores, que começarão a chegar quando conhecerem nossa ideia”, garante Jhonny Bonilla.
Na próxima semana será realizada uma reunião com as lideranças das outras categorias gaúchas para que a ideia seja passada a todos de forma oficial. “O intuito será receber os regulamentos que elas já utilizam, reajustar algumas questões para o evento e começar a contar os dias para o primeiro SKG”, explica Bonilla. “Esperamos representantes da Cadete, TaG, 125cc Ar, 125cc Água, Speed e Pró 400. Estão convidados a participar os representantes de cada categoria e preparadores e mecânicos que queiram dar suas opiniões. Precisamos definir os regulamentos juntos, assim teremos um evento para todos”, finaliza. O local e data da reunião serão informados brevemente.
Os interessados no Projeto SKG 2012 podem entrar em contato pelo email jhonnybonilla1@gmail.com ou fone (51) 9987.1386, com Jhonny, ou pelo email erno@kartgaucho.com.br ou fone (51) 8162.8478, com Erno.
Confira o calendário do Super Kart Gaúcho, que conta com o apoio da FGA, Tarumã Kart Clube e Kart Motor:
SKG 1 – 23 e 24 de junho
SKG 2 – 7 e 8 de julho (com opção para Pelotas)
SKG 3 – 1 e 2 de setembro
SKG 4 – 8 e 9 de dezembro