Será o pontapé inicial para a retomada do kartismo na região que engloba a capital do Estado e suas cidades vizinhas, um pouco “discreto” nas últimas temporadas. Atrativo, o evento será também um motivo para que os pilotos de outras partes do Rio Grande do Sul compareçam ao Kartódromo de Tarumã, um dos mais antigos do Brasil. E, justamente por sua proposta, o Super Kart Gaúcho – ou SKG – está motivando não só os pilotos, como também os próprios organizadores. O SKG 1 será disputado entre os dias 23 e 24 de junho em Tarumã.
Como já anunciado, o SKG terá eventos isolados, afastando a ideia de campeonatos longos. Cada edição revelará um novo campeão e esta é a primeira novidade. A segunda grande novidade – e talvez a mais interessante em termos de equilíbrio – é o traçado que será utilizado em sua primeira edição: pela primeira vez na história de Tarumã os pilotos competirão por seu traçado invertido.
“Será, na verdade, uma nova pista para todos, sem exceção. A pista ficará muito legal e, além de criarmos um novo desafio para aos pilotos, penso que teremos um desgaste de pneus muito menor, pois as freadas serão em um asfalto com melhor qualidade, não tão desgastado”, aponta Jhonny Bonilla, mentor do SKG. “A partir do próximo sábado, dia 2, Tarumã já estará com as portas abertas para quem quiser conhecer o traçado invertido”, convida.
Muitos detalhes já foram definidos, a começar pelas categorias, valor de inscrição e formato da disputa. Vão competir no SKG 1 as categorias Cadete, Fireball, Pró 400, 125cc Ar, 125cc Água, TaG e Speed Kart, cada uma utilizando regulamento do campeonato onde estão mais fortes. “Vamos valorizar todas as categorias que competem atualmente no Rio Grande do Sul. Sem discriminação, teremos lugar para todas”, avisa Jhonny Bonilla, mentor do SKG. “Mas, caso alguma delas não tenha pelo menos seis pilotos no seu grid, será excluída dos próximos eventos SKG”, adverte.
A Cadete receberá pilotos da Mirim e Cadete, enquanto que a Fireball será dividida em Sprinter e Master, assim como a 125cc com motores refrigerados a ar. A Pró 400 terá três divisões internas – Sprinter, Master e Estreantes –, enquanto que a 125cc Água terá a divisão entre Graduados e Sênior. Por fim, a TaG e a Speed Kart não terão divisões internas. Como premiação cada categoria terá troféus para os três primeiros colocados.
“A principal característica do SKG será a inovação. Novos campeões e traçados diferentes a cada etapa – para começar – fazem parte de nossa ideia de buscarmos a criação de um grande evento que em um futuro próximo comece a atrair parceiros comerciais, imprensa e público”, aponta Bonilla. “E teremos igualmente a oportunidade de fazer modificações importantes em cada uma das edições do SKG, sempre buscando melhorar o evento”, emenda.
A programação do evento também é diferenciada e será realizada em dois dias. O SKG 1 terá a disputa de três baterias, as duas primeiras classificatórias e que formarão o grid de largada da última, a Final, cujo vencedor será o campeão em cada categoria. A estrutura, montada por uma equipe que já organizou os maiores eventos realizados no Rio Grande do Sul, contará com diferenciais como ambulância UTI e médico permanente, sinalização profissional, comissário técnico e três comissários desportivos e, principalmente, muito empenho dos organizadores.
As inscrições também já têm seus preços definidos e custarão R$ 150,00 para a categoria Cadete e R$ 250,00 para as demais. “Serão três baterias, ao invés das duas usuais, em dois dias de competição. E teremos troféus diferenciados e uma estrutura bem montada. Isto faz com que tenhamos um custo maior, mas queremos contar com a união dos pilotos, preparadores, promotores e kartódromos para que, assim, possamos voltar a realizar grandes eventos no kartismo gaúcho”, finaliza Jhonny Bonilla.
O regulamento e programação do SKG 1, bem como valor do aluguel dos motores, serão divulgados até o final desta semana.
Homenagem – A cada edição, o Super Kart Gaúcho prestará homenagem a uma pessoa relevante para o kartismo do Rio Grande do Sul. Carlos Ademir Moreira é um nome que provavelmente nem o dono reconheça. Mas, quando falamos no “Perna”, todos sabem quem é. E será esse folclórico e competente locutor e, antes de tudo, amigo e admirado por todos, o homenageado neste SKG1.
Confira mais detalhes de cada categoria:
Cadete
Para pilotos Mirim e Cadete, peso de 106 kg, motor sorteado pela Pablo Racing, combustível da organização e regulamento técnico do Regional da Serra.
Fireball
Dividida em Sprinter e Master de acordo com o peso, combustível da organização e regulamento do Campeonato Gaúcho.
Pró 400
Motores sorteados da Pablo Racing, dividida em Sprinter (185 kg), Master (195 kg) e Estreantes (185 kg), combustível da organização.
125cc Água
Dividida em Graduados (pilotos Graduados e Novatos) e Sênior, com peso de 155 kg e 170 kg, respectivamente, combustível da organização e regulamento do Campeonato Gaúcho.
125cc Ar
Também dividida em duas categorias (Sprinter e Master), terá peso de 153 kg e 167 kg, respectivamente, combustível próprio e regulamento dos campeonatos de Tarumã. O carburador será alterado para 28mm e, na Master, um piloto que tenha 10 quilos a mais poderá usar coroa com um dente a mais.
Speed Kart
Uma única categoria, com peso de 175 kg, combustível próprio e regulamento do Regional da Serra.
TaG
Uma única categoria, com peso de 170 kg, combustível da organização e regulamento do Regional da Serra.
PNEUS (apenas um jogo será lacrado para cada edição)
Cadete – MG e NA Carrera. Para NA Carrera mais três dentes na coroa.
Fireball – Pneu vermelho, MG, zero
125cc Ar – MG ou NA Carrera, novo ou usado
Demais – Novo ou usado, de acordo com seu regulamento
Chuva – Livre, MG ou NA Carrera.