E no último final de semana o kartismo do Rio Grande do Sul conheceu seus novos campeões, festa que por muito pouco não se transformou em uma imensa tristeza. 65 pilotos estiveram presentes no Kartódromo de Tarumã, em Viamão (RS), e disputaram o título maior em nove categorias, com destaque especial para a Pró 400, que em clara demonstração de renascimento, reuniu 20 pilotos.
O regulamento previa a disputa de quatro baterias para cada categoria, a maioria delas extremamente disputada, e que foram realizadas no sábado e no domingo.
Dentre os pilotos presentes vários representavam o Paraná e Santa Catarina, de onde saíram o campeão e o vice da Mirim, respectivamente Pedro Aizza e Antonella Bassani, que viria a dar um grande susto em todo o kartismo e automobilismo brasileiro.
Na Cadete quem se deu melhor foi Augusto Rotta, vencedor de três das quatro provas. Henrique Vieira foi o vice-campeão, seguido pelo catarinense e estreante Arthur Argenta. Gabriel Pires, de grande recuperação no domingo, foi o 4º, e Henrique Cruz terminou em 5º.
Com poucos competidores, a Júnior Menor, a Júnior e a TaG Super competiram agrupadas com a Fórmula Sênior. E quem garantiu o título foram, respectivamente, Pedro Goulart, João Antonio e Paulo Cesar Euzébio.
Também com representantes de Santa Catarina, a Fórmula Sênior teve o gaúcho Fernando Wortmann como campeão, que venceu três provas em quatro disputadas. O catarinense André Guidalli, destaque do último Brasileiro, foi o vice, seguido por João Batistella, Patrick Piazza, Jairo Zilio – que retornava ao kart depois de vários anos – e Marcos Prestes.
Um dos grids mais qualificados do evento, a Graduados confirmou a grande ascensão de André Vollmer, que há tempos vêm obtendo ótimos resultados e que agora conquista seu primeiro título. Composta apenas por gaúchos, a categoria teve Claudio de Moraes como vice e Gabriel Robe como o 3º colocado, seguidos por Saulo Ramos Filho e Lucas Kohl. Como destaque também a participação de três pilotos da Fórmula Júnior: Robe, Franco Pasquale e Lucas Alves.
Na Pró 400 Estreantes os pilotos mostraram que o “estreantes” ficou apenas no nome da categoria, já que guiaram como “gente grande”. Carlos Bolezina foi o pole geral e conquistou o título, seguido por Gustavo Rodrigues e Taylor Júnior. Lucas Pithan e Francisco Weber fecharam os cinco primeiros.
Pedro Trevisol, um “velho” piloto da Pró 400 e que compete desde a Cadete, venceu duas baterias e manteve a regularidade nas outras duas, garantindo o título da divisão Graduados. Rodrigo Piccoli, representante do Brasil em um Mundial de Indoor e também experiente, foi o vice, seguido por outro oriundo da Cadete – também finalista da Seletiva Petrobras – Deivid Lopes. Luciano Tavares e Adriano Carboni terminaram em 4º e 5º.
Com uma campanha regular, onde venceu apenas na última bateria – que valia pontuação dobrada –, Arthur Metzdorf garantiu o título da Fireball Sprinter, superando Matheus Castro e Alessandro Clezar. Foi a categoria onde a disputa pelo título foi a mais equilibrada, com os dois primeiros terminando empatados em pontos. Cleiton Zimmermann, que liderava tranquilo o campeonato até o início da última bateria, foi o 4º, seguido por Carlos Duarte.
Por fim, o título da Fireball Master ficou com Jairo Kobe em um final polêmico. Inicialmente punido por atitude antidesportiva, Kobe conseguiu com os Comissários Desportivos a reversão da pena ao mostrar vídeos com as imagens do incidente. O vice ficou com Emilio Otto, até então o campeão, que abandonou o pódio ao saber da decisão. Lucas Cardoso foi o 3º e fechou o pódio. Cezar Cauduro e Felippe Almeida ficaram com o 4º e o 5º.
Os campeões e vices de cada categoria garantiram vaga para a Copa das Federações e, em contraste com a alegria pelas conquistas, a decepção com as categorias Speed Kart e TaG. A Speed teve, efetivamente, apenas um piloto presente, exatamente seu líder, Mauricio Stapassola. A TaG, por sua vez, também teve apenas Paulo Cesar Eusébio, que correu junto com a Sênior.
O SUSTO – Logo após a bandeirada que encerrou a 4ª bateria da Cadete e Mirim, que competiram agrupadas, a menina Antonella Bassani, de apenas 7 anos, acidentou-se gravemente, como os leitores do Kart Motor puderam acompanhar e continuam podendo também através do meu Facebook pessoal.
A catarinense teve graves lesões nos pulmões e, em resumo, após longa angústia de todos, foi operada e passa bem, em franca recuperação. O susto foi grande, assim como foi grande e emocionante todo o processo em que estiveram envolvidas pessoas do kartismo e automobilismo gaúcho e brasileiro.
Confira a pontuação completa:
MIRIM
1 Pedro Aizza (PR) – 44 pontos
2 Antonella Bassani (SC) – 36
CADETE
1 Augusto Rotta (RS) – 44 pontos
2 Henrique Vieira (RS) – 35
3 Arthur Argenta (SC) – 32
4 Gabriel Pires (RS) – 32
5 Henrique Cruz (RS) – 29
JÚNIOR MENOR
1 Pedro Goulart (RS) – 44 pontos
JÚNIOR
1 João Antonio (SC) – 44 pontos
TaG SUPER
1 Paulo Cesar Eusébio (RS) – 44 pontos
FÓRMULA SÊNIOR
1 Fernando Wortmann (RS) – 44 pontos
2 André Guidalli (SC) – 36
3 João Batistella (RS) – 35
4 Patrick Piazza (SC) – 27
5 Jairo Zilio (RS) – 27
6 Marcos Prestes (SC) – 27
FÓRMULA GRADUADOS
1 André Vollmer (RS) – 42 pontos
2 Cláudio de Moraes (RS) – 33
3 Gabriel Robe (RS) – 30
4 Saulo Ramos Filho (RS) – 26
5 Lucas Kohl (RS) – 26
6 Rodrigo Gonzalez (RS) – 21
7 Renan Busse (RS) – 17
8 Lucas Girotto (RS) – 16
9 Franco Pasquale (RS) – 15
10 Lucas Alves (RS) – 14
11 Leonardo Freire (RS) – 9
PRÓ 400 ESTREANTES
1 Carlos Bolezina (RS) – 41 pontos
2 Gustavo Rodrigues (RS) – 38
3 Taylor Júnior (RS) – 35
4 Lucas Pithan (RS) – 28
5 Francisco Webber (RS) – 28
6 Jangier Mocelin (RS) – 20
7 Luis Fernando Doerr (RS) – 14
8 Rodrigo Oliveira (RS) – 6
PRÓ 400 GRADUADOS
1 Pedro Trevisol (RS) – 40 pontos
2 Rodrigo Piccoli (RS) – 33
3 Deivid Lopes (RS) – 28
4 Luciano Tavares (RS) – 27
5 Adriano Carboni (RS) – 25
6 Leandro Argenta (RS) – 25
7 Mateus Schreck (RS) – 19
8 Felipe Betti (RS) – 17
9 George Ibañez (RS) – 17
10 Felipe Bronovski (PR) – 9
11 Rafael Bassani (RS) – 6
FIREBALL SPRINTER
1 Arthur Metzdorf (RS) – 38 pontos
2 Matheus Castro (RS) – 38
3 Alessandro Clezar (RS) – 31
4 Cleiton Zimmermann (RS) – 31
5 Carlos Duarte (RS) – 27
6 Daniel Claudino (RS) – 21
7 Conrado Freitag (RS) – 20
8 Eduardo Rayn (RS) – 14
9 Rômulo Nascimento (RS) – 0
FIREBALL MASTER
1 Jairo Kobe (RS) – 32 pontos
2 Emilio Otto (RS) – 31
3 Lucas Cardoso (RS) – 29
4 Cezar Cauduro (RS) – 29
5 Felippe Almeida (RS) – 28
6 Arnaldo Almeida Jr. (RS) – 26
7 Francisco Sousa (RS) – 22
8 Davi Oliveira (RS) – 19
9 Saulo Ramos (RS) – 14
10 Clifford Braga (RS) – 9