publicidade
11/09/2013 09:56

Tarumã revelou os novos campeões do kartismo gaúcho no último final de semana

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer | Cronometragem: Cronospeed


Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

Pró 400 foi destaque e renasceu em Tarumã. Trevisol (4) foi o campeão da Graduados


E no último final de semana o kartismo do Rio Grande do Sul conheceu seus novos campeões, festa que por muito pouco não se transformou em uma imensa tristeza. 65 pilotos estiveram presentes no Kartódromo de Tarumã, em Viamão (RS), e disputaram o título maior em nove categorias, com destaque especial para a Pró 400, que em clara demonstração de renascimento, reuniu 20 pilotos.

O regulamento previa a disputa de quatro baterias para cada categoria, a maioria delas extremamente disputada, e que foram realizadas no sábado e no domingo.

Dentre os pilotos presentes vários representavam o Paraná e Santa Catarina, de onde saíram o campeão e o vice da Mirim, respectivamente Pedro Aizza e Antonella Bassani, que viria a dar um grande susto em todo o kartismo e automobilismo brasileiro.

Na Cadete quem se deu melhor foi Augusto Rotta, vencedor de três das quatro provas. Henrique Vieira foi o vice-campeão, seguido pelo catarinense e estreante Arthur Argenta. Gabriel Pires, de grande recuperação no domingo, foi o 4º, e Henrique Cruz terminou em 5º.

Com poucos competidores, a Júnior Menor, a Júnior e a TaG Super competiram agrupadas com a Fórmula Sênior. E quem garantiu o título foram, respectivamente, Pedro Goulart, João Antonio e Paulo Cesar Euzébio.

Também com representantes de Santa Catarina, a Fórmula Sênior teve o gaúcho Fernando Wortmann como campeão, que venceu três provas em quatro disputadas. O catarinense André Guidalli, destaque do último Brasileiro, foi o vice, seguido por João Batistella, Patrick Piazza, Jairo Zilio – que retornava ao kart depois de vários anos – e Marcos Prestes.

Um dos grids mais qualificados do evento, a Graduados confirmou a grande ascensão de André Vollmer, que há tempos vêm obtendo ótimos resultados e que agora conquista seu primeiro título. Composta apenas por gaúchos, a categoria teve Claudio de Moraes como vice e Gabriel Robe como o 3º colocado, seguidos por Saulo Ramos Filho e Lucas Kohl. Como destaque também a participação de três pilotos da Fórmula Júnior: Robe, Franco Pasquale e Lucas Alves.

Na Pró 400 Estreantes os pilotos mostraram que o “estreantes” ficou apenas no nome da categoria, já que guiaram como “gente grande”. Carlos Bolezina foi o pole geral e conquistou o título, seguido por Gustavo Rodrigues e Taylor Júnior. Lucas Pithan e Francisco Weber fecharam os cinco primeiros.

Pedro Trevisol, um “velho” piloto da Pró 400 e que compete desde a Cadete, venceu duas baterias e manteve a regularidade nas outras duas, garantindo o título da divisão Graduados. Rodrigo Piccoli, representante do Brasil em um Mundial de Indoor e também experiente, foi o vice, seguido por outro oriundo da Cadete – também finalista da Seletiva Petrobras – Deivid Lopes. Luciano Tavares e Adriano Carboni terminaram em 4º e 5º.

Com uma campanha regular, onde venceu apenas na última bateria – que valia pontuação dobrada –, Arthur Metzdorf garantiu o título da Fireball Sprinter, superando Matheus Castro e Alessandro Clezar. Foi a categoria onde a disputa pelo título foi a mais equilibrada, com os dois primeiros terminando empatados em pontos. Cleiton Zimmermann, que liderava tranquilo o campeonato até o início da última bateria, foi o 4º, seguido por Carlos Duarte.

Por fim, o título da Fireball Master ficou com Jairo Kobe em um final polêmico. Inicialmente punido por atitude antidesportiva, Kobe conseguiu com os Comissários Desportivos a reversão da pena ao mostrar vídeos com as imagens do incidente. O vice ficou com Emilio Otto, até então o campeão, que abandonou o pódio ao saber da decisão. Lucas Cardoso foi o 3º e fechou o pódio. Cezar Cauduro e Felippe Almeida ficaram com o 4º e o 5º.

Os campeões e vices de cada categoria garantiram vaga para a Copa das Federações e, em contraste com a alegria pelas conquistas, a decepção com as categorias Speed Kart e TaG. A Speed teve, efetivamente, apenas um piloto presente, exatamente seu líder, Mauricio Stapassola. A TaG, por sua vez, também teve apenas Paulo Cesar Eusébio, que correu junto com a Sênior.

O SUSTO – Logo após a bandeirada que encerrou a 4ª bateria da Cadete e Mirim, que competiram agrupadas, a menina Antonella Bassani, de apenas 7 anos, acidentou-se gravemente, como os leitores do Kart Motor puderam acompanhar e continuam podendo também através do meu Facebook pessoal.

A catarinense teve graves lesões nos pulmões e, em resumo, após longa angústia de todos, foi operada e passa bem, em franca recuperação. O susto foi grande, assim como foi grande e emocionante todo o processo em que estiveram envolvidas pessoas do kartismo e automobilismo gaúcho e brasileiro.

Confira a pontuação completa:
MIRIM
1 Pedro Aizza (PR) – 44 pontos
2 Antonella Bassani (SC) – 36

CADETE
1 Augusto Rotta (RS) – 44 pontos
2 Henrique Vieira (RS) – 35
3 Arthur Argenta (SC) – 32
4 Gabriel Pires (RS) – 32
5 Henrique Cruz (RS) – 29

JÚNIOR MENOR
1 Pedro Goulart (RS) – 44 pontos

JÚNIOR
1 João Antonio (SC) – 44 pontos

TaG SUPER
1 Paulo Cesar Eusébio (RS) – 44 pontos

FÓRMULA SÊNIOR
1 Fernando Wortmann (RS) – 44 pontos
2 André Guidalli (SC) – 36
3 João Batistella (RS) – 35
4 Patrick Piazza (SC) – 27
5 Jairo Zilio (RS) – 27
6 Marcos Prestes (SC) – 27

FÓRMULA GRADUADOS
1 André Vollmer (RS) – 42 pontos
2 Cláudio de Moraes (RS) – 33
3 Gabriel Robe (RS) – 30
4 Saulo Ramos Filho (RS) – 26
5 Lucas Kohl (RS) – 26
6 Rodrigo Gonzalez (RS) – 21
7 Renan Busse (RS) – 17
8 Lucas Girotto (RS) – 16
9 Franco Pasquale (RS) – 15
10 Lucas Alves (RS) – 14
11 Leonardo Freire (RS) – 9

PRÓ 400 ESTREANTES
1 Carlos Bolezina (RS) – 41 pontos
2 Gustavo Rodrigues (RS) – 38
3 Taylor Júnior (RS) – 35
4 Lucas Pithan (RS) – 28
5 Francisco Webber (RS) – 28
6 Jangier Mocelin (RS) – 20
7 Luis Fernando Doerr (RS) – 14
8 Rodrigo Oliveira (RS) – 6

PRÓ 400 GRADUADOS
1 Pedro Trevisol (RS) – 40 pontos
2 Rodrigo Piccoli (RS) – 33
3 Deivid Lopes (RS) – 28
4 Luciano Tavares (RS) – 27
5 Adriano Carboni (RS) – 25
6 Leandro Argenta (RS) – 25
7 Mateus Schreck (RS) – 19
8 Felipe Betti (RS) – 17
9 George Ibañez (RS) – 17
10 Felipe Bronovski (PR) – 9
11 Rafael Bassani (RS) – 6

FIREBALL SPRINTER
1 Arthur Metzdorf (RS) – 38 pontos
2 Matheus Castro (RS) – 38
3 Alessandro Clezar (RS) – 31
4 Cleiton Zimmermann (RS) – 31
5 Carlos Duarte (RS) – 27
6 Daniel Claudino (RS) – 21
7 Conrado Freitag (RS) – 20
8 Eduardo Rayn (RS) – 14
9 Rômulo Nascimento (RS) – 0

FIREBALL MASTER
1 Jairo Kobe (RS) – 32 pontos
2 Emilio Otto (RS) – 31
3 Lucas Cardoso (RS) – 29
4 Cezar Cauduro (RS) – 29
5 Felippe Almeida (RS) – 28
6 Arnaldo Almeida Jr. (RS) – 26
7 Francisco Sousa (RS) – 22
8 Davi Oliveira (RS) – 19
9 Saulo Ramos (RS) – 14
10 Clifford Braga (RS) – 9

  • 11/09/2013 10:33 Felippe Almeida - #777

    Infelizmente a Fireball Master teve seu resultado final manchado por uma atitude que eu e vários outros pilotos não entendemos! Empurrar pra fora da pista um piloto com chances de ser campeão da disputa e tratar isso como algo normal não está certo! Além disso, aplicar uma punição e depois retirá-la sem nenhuma explicação coerente também é algo errado. Atitudes como essa só enfraquecem o kartismo. Existe um vídeo on-board, foi mostrado pros comissários logo após a bateria e isso não foi levado em consideração. Utilizaram um vídeo filmado de fora e longe para "julgar". Quem quiser assistir o on-board e tirar suas conclusões, está aqui o link: http://www.youtube.com/watch?v=2jWWE9iel5U
    Quem quiser acompanhar os comentários que rolaram no Facebook, só ir no meu perfil e no da Copa Fireball RS.
    http://www.facebook.com/felippe.almeida.79?ref=tn_tnmn
    http://www.facebook.com/copafireball?fref=ts
    Todo o esforço que eu e meu pai tivemos pra fazer essa prova foi jogado fora por uma atitude inconsequente.

  • 11/09/2013 10:43 Marli Trevisol

    Valeu Pedro, depois de ficar um tempo sem competir e com equipamento (antigo) vc provou que é realmente bom no que faz. Graças a um excelente preparador que é teu pai que fez milagres no chassi, para vc conseguir esta conquista, valeu todo o esforço de todos, mas principalmente do preparador e de vc,
    Dale Pedrinho
    Um grande beijo.
    Marli

  • 11/09/2013 11:55 Alessandro Clezar

    Na fireball sprinter, última volta da 4ª bateria, ultrapassei o kart 87, por dentro, sem encostar e não deixei espaço na curva, o piloto atalhou pela grama e retomou a posição com o argumento aceito pela Federação de que foi para evitar uma colisão.
    O mesmo kart 87 na vistoria tecnica teve confirmado a presença de outra substancia alêm de água no sistema de refrigeração, escapou também com o argumento de que só é válido para categorias RNK, então se não é válido pq estava sendo vistoriado.
    Nada pessoal contra o concorrente, ele esta defendendo sua posição, assim como eu, mas regras existem para serem cumpridas, simples assim.
    Querem acabar com as fofocas mas a cada evento aumentam, as regras mudam de acordo com os envolvidos, não subi no pódio por vergonha dessa palhaçada!!!
    Investimos tempo dinheiro para termos esse tipo de retorno, frustação....
    Pequena Antonella, toda a comunidade torce por ti.

  • 11/09/2013 13:34 Marlo Luiz Binsfeld

    Bom; eu não pude infelizmente competir o gaúcho; méritos para quem teve recurso financeiro ou disponibilidade para tal; mas como podem titular alguém campeão sendo que não teve adversário para disputar o titulo com ele?! É ridículo a FGA permitir isso; ja que o kartismo é uma competição e não há competição se não houver dois ou mais competidores ...

  • 11/09/2013 13:47 Erno Drehmer

    Marlo.
    A ideia do Paulo Cesar era apenas participar, já que ele foi campeão gaúcho de Fireball no ano passado, superando bons nomes da categoria. Ou seja, não precisava ser campeão assim para ser reconhecido. E ele nem quis e não subiu no pódio para receber o troféu, saiu antes.
    Abraços

  • 11/09/2013 16:14 Felipe

    Alguem não vai escrever nada de positivo sobre este gaúcho de 2013?

  • 11/09/2013 18:12 Jefferson Abel

    Erno , entendo a atitude do Marlo pois no Facebook conta campeão gaúcho de Super tag , ótimo parabéns , só sabe quem é campeão quem vai , mas por favor não bota ( CADE O PESSOAL DA TAG ) isso pego muito mal , pois o pessoal optou por brigar no Regional da Serra onde você é o diretor , agora faço a pergunta a vc Erno alguma vez ele compareceu ao regional ? , Por favor a TAG jamais faria boicote contra o gaucho como estou ouvindo rumores , só a categoria se reuniu e pedimos a todas que estavam na reunião se alguem iria , todos falaram que não , mas nem um influenciou na decisão do outro , temos pilotos de alto nivel na categoria , e pessoas profissionais , que levam a sério a categoria !!!

  • 11/09/2013 19:10 Xizao

    bah alessandro fale coisas que vc tenha certeza,nao fique jogando aos 4 cantos, a categoria fireball não e homologada cba e não esta no rnk,portantonao o rnk nao vale.o regulamento particular da prova também não fala nisto.vc já correu comigo em 1999 e foi campeão e sabe como eu trabalho tenho mais de 20 anos de kart já ganhei títulos brasileiros,copa do brasil e vários estaduais e nunca tive fora do regulamento.falando em regulamento,tem no rnk e no particular da prova que e obrigatório subir no pódio coisa que vc não fez,entao quem esta fora e vc.tenha mais cuidado ao falar coisas que vc não tem tanta certeza pode ficar duvida para quem não conhece regras assim como vc e le a matéria no calor da emoção.abraco xizao

  • 11/09/2013 20:16 Matheus Castro

    Alessandro, evitei uma colisao sim. Estava entrando na curva e qdo olhei para o lado tu estava se atirando. Se eu nao tiro para grama, tu bate em mim. Ultrapassagem ali tem que passar antes de entrar na curva, nao dentro da curva, ja entrando no cimento. Eu podia mto bem voltar para dentro da curva e te tocar para fora como um piloto fez com o Wortman em uma bateria.

  • 11/09/2013 21:57 Alessandro Clezar

    Xizão, se vc ler com atenção meu comentário verá que o eu questiono é pq o comissário vistoriou esse item se a Fireball não é RNK, nada a haver com idoneidade de ninguém, te conheço e te respeito muito, aliás deu pra ver na pista, o teu kart estava voando. PS andamos juntos em 2000. Abs.

  • 11/09/2013 23:16 Volmir Goulart

    Embora sr. Marli no seu comentário, aparentemente se refere ao rapaz tag, Paulo César, meu filho, pedro goulart, também e atingido pois na relação dos campeões acima, ele e o único piloto de sua categoria. Mas ridículo seria para mim que levo ele para correr em outros estados, deixar ele de fora do nosso principal campeonato. Ridículo seria para ele que ostenta no seu macacão a bandeira do Brasil, a bandeira do rgs, o brasão da FGA, deixar de participar , porque tem pouco grid, ter medo de levar "PAU" dos adversários, ou mais, grave, fazer parte do grupo do "bolinha". Ano que vem, ele vai em busca do tricampeonato gaúcho, sozinho ou com quem mais vier.

  • 12/09/2013 09:30 Alessandro Clezar

    Matheus, eu não me atirei e também não encostei, posso te garantir que se tu tentasse ocupar o espaço em que eu já estava quem acabaria fora da pista era tu, aquela altura o que tu deveria ter feito era recolher e contornar atrás de mim, já que eu não te deixei espaço nenhum, e se tu quisesse evitar aquela minha manobra era só ter vindo no traçado fechado.

  • 12/09/2013 13:41 Marli Trevisol

    Sr. Volmir o meu comentário é sobre o piloto PEDRO TREVISOL da 400 graduados, este grid teve 18 pilotos no total entre graduados e estreantes.
    só para deixar claro.
    Marli

  • 12/09/2013 14:02 Paulo Cesar Euzebio

    Volmir Goulart, teu filho anda muito, mas anda mesmo, como se fosse um adulto, ou melhor, MUITO melhor que muitos adultos. Embora sozinho na categoria dele, assim como eu, ele é o Campeão Gaucho e com muito mérito, pois deu banho na pista de pilotagem. Parabéns pelo filho que tens, e que voce continue transmitindo ao Pedrinho a sua INTELIGENCIA e seus ENSINAMENTOS ao seu filho. abraço;

  • 12/09/2013 15:17 Volmir Goulart

    Sra. Marli, quando escrevi o texto acima, me referia ao comentário do Sr.MARLO. E ao contrario de mim PEdro Trevisol não errou e foi campeão. Parabéns a ele e sua família.

  • 15/09/2013 17:39 Marlo Luiz Binsfeld

    Pessoal, meu comentário não foi para estar julgando nenhum piloto e sim o "modelo" de campeonato aceito pela FGA; que aceita 1 piloto no grid para não perder o valor da inscrição, pneus, combustível, etc ... todos deveriam se juntar e pedir que a FGA trabalhe com incentivos para que este grid de 1 piloto se torne um grid de 10 pilotos ...
    Paulo parabéns pela conquista; já que agora você é um piloto de nível "graduado" poderá estar nos prestigiando no grid da TAG no regional juntamente com as outras "estrelas" que temos.

  • 15/09/2013 18:39 Jefferson Abel

    Ola pai do Pedro Goulart !!!
    Provavelmente vc não sabe quem eu sou e nem o que eu faço , com os meus 3 anos de Kart já fiz mais que pessoas que tem 20 anos , estou a frente da categoria TAG E SUPER TAG , primeiro que não é o clube do BOLINHA como vc mesmo citou no seu comentário , segunda a categoria é feita por decisões de Pilotos , nada é feito com uma unica decisão , entaum respondendo ao seu comentário o clube do bolinha não quis participar do Gaucho , pois estamos disputando a Copa Sul tag feita em 3 etapas e mais o regional da Serra , onde a categoria nasceu , infelizmente gostaria muito que todos me falassem sim vou participar do gaúcho , mas o pessoal ou a grande maioria não quis , não achei errado o Paulo ter andado é a vontade dele , e sim , achei errado a coloção dele pedindo onde estava o pessoal da Tag ao mesmo tempo ele recebeu uma resposta bem coerente a pergunta dele , ninguem tem medo de toma PAU como vc falou , pois andamos com pessoas de alto nível na categoria , só antes de falar da CATEGORIA CLUBE DO BOLINHA , se informe , outra coisa ninguem ta falando do seu filho conheço ele , e acho ele um belo piloto , muito esforçado !!! Parabéns pelo filho !!! abraço