Uma das principais novidades do ano no kartismo do Rio Grande do Sul, o Super Kart Gaúcho já está se movimentando para a realização da primeira de suas quatro edições previstas. O SKG 1 será disputado nos dias 23 e 24 de junho e, como grande atrativo, apresenta o traçado invertido do Kartódromo de Tarumã, em Viamão (RS).
O último final de semana, dias 2 e 3, foi de “apresentação” do traçado invertido e 38 karts estiveram na pista conhecendo a novidade. “Os treinos foram muito animadores e ficou confirmado o que esperávamos: os pilotos elogiaram muito a inversão da pista”, comenta Jhonny Bonilla, um dos idealizadores do SKG.
Inicialmente os pilotos se mostraram um pouco preocupados com a novidade, mas após algumas voltas descobriram que o traçado invertido é extremamente interessante. “Os tempos já estão próximos do traçado normal e acreditamos que com mais dois treinos a pista já criará a borracha nos novos pontos de frenagem, o que dará ainda mais performance aos karts”, avalia Bonilla.
Estiveram em Tarumã, já em preparação para o SKG1, pilotos das categorias Speed, TaG, Pró 400, Cadetes, Fireball, 125cc Ar e Água. Em resumo, todas as categorias do evento, o que confirma o interesse dos pilotos. “Estamos recebendo muita procura por reserva de boxes inclusive de Santa Catarina e de alguns pilotos do Uruguai interessados em começar a participar”, revela Erno Drehmer, que integra o time que organiza o SKG.
Com um sistema de disputa inovador, que definirá como campeão de cada categoria o vencedor da última de três baterias – as duas primeiras são classificatórias – o SKG 1 também está chamando a atenção exatamente por este fato. “É um formato novo e cada edição terá um campeão, são eventos totalmente distintos entre si e sempre finalizados no mesmo final de semana”, diz Bonilla. “Pilotos do interior do Rio Grande do Sul e de outros Estados se interessaram porque não conseguem, às vezes, seguir campeonatos longos em razão da distância de suas cidades”, emenda.
Na próxima quinta-feira (7) e também nos próximos finais de semana até o dia da prova o Kartódromo de Tarumã estará aberto para treinos em seu traçado invertido. No início da próxima semana será divulgado o regulamento e começarão as reservas de box.