Você é piloto de kart ou automobilismo e quer experimentar algo novo. Não, você não é piloto de kart, nunca correu de nada e também quer experimentar algo novo. Para estas duas situações, uma resposta: o Veloce Experience, um dos novos projetos do Velopark, maior complexo de velocidade da América Latina.
Veja o que diz o folder de apresentação do Veloce Experience: o Veloce tem como objetivo proporcionar a qualquer pessoa a experiência de pilotar um carro de corrida em uma pista de competição.
E foi isso que fiz: na condição de “mero mortal” se comparado com pilotos de competição, convidado pelo Velopark, fui até o kartódromo para ter meu primeiro contato com o Veloce. Lá chegando, a primeira providência foi me inscrever direitinho e ir até o vestiário para me vestir, com direito a macacão, luvas, balaclava, sapatilha e capacete.
Depois disso, fui recebido por Jorge Raimundo Fleck, inúmeras vezes campeão brasileiro de rallye velocidade e regularidade e dono de dois títulos nacionais na Fórmula Truck. A primeira constatação: de professor eu estava muito bem servido.
Passa-se imediatamente à “sala de aula”, que é onde o professor nos dá as principais dicas de pilotagem, junto com um vídeo com as mais diversas situações que poderei vivenciar durante as 30 voltas a que terei direito. Fleck ensina aos mais leigos como se deve contornar uma curva, como se busca a tangência, o que fazer caso você sinta que a rodada é inevitável – “trate apenas de frear, se tu tentar corrigir, o pêndulo é certo e o muro ou os pneus também” diz Jorge Fleck – e várias outras dicas importantes.
Prestar atenção nas dicas do professor é muito importante, mas, devo confessar, às vezes é difícil. Apesar de ser uma aula relativamente curta, a ânsia de ir à pista e experimentar o “carrinho” fala mais alto. Mas o momento chega rápido.
Depois de devidamente atado ao cinto de quatro pontas, a ordem é ligar o motor Fiat 1.4 aspirado de 100hp. O ronco é bonito e arrepia. As primeiras voltas são dadas devagar, atrás do carro de rua que Jorge Fleck usa para nos mostrar o traçado e a melhor forma de tomar cada curva.
Cinco voltas depois, com o meu pé do acelerador louquinho para pisar mais forte, Fleck pára seu carro e pergunta: e aí, tudo certo? Mais ou menos, porque o que se quer mesmo é acelerar e sentir a emoção de pilotar de verdade. Chega de olhar do lado de cá dos boxes, penso eu.
Bem, chegou a hora e estou liberado para andar mais forte. Aos poucos vou me adaptando à pista, conhecendo mais de perto cada curva, cada dificuldade. Afinal, agora sou um piloto. Ou não. Fleck pede para que eu pare e me diz: "experimenta frear um pouco mais dentro, tenta conhecer teus limites", ensina.
Daí em diante são cerca de 25 voltas de plena adrenalina. Ao fim de tudo – e de uma bela rodada na curva 2 – outra constatação: que coisa fantástica. Será que arrumo patrocínio, já penso, empolgado.
Virei 1:09.319 pelos 1517 metros do traçado oficial do Velopark, o mesmo usado no Pan-Americano de 2009, com exceção de duas novas curvas rápidas, na “1” e na “2”. O professor virou 1:04 em dias anteriores. Um detalhe: meu motor “cortava” em 4.800 rpm e o do professor não cortava. Tomei cinco segundos.
Porém, o objetivo não era virar tempo e muito menos me comparar com Jorge Fleck. Como poderia eu pensar nisso? O objetivo era conhecer o projeto, aberto a qualquer pessoa, piloto experiente ou apenas uma pessoa normal, que tenha carteira de habilitação, a famosa CNH.
A sensação e a avaliação são indescritíveis. Pilotar um carro de corrida dentro do kartódromo do Velopark – e futuramente no autódromo – é algo. Minha experiência com veículos de competição é pequena, se resume a muitas corridas de indoor e várias voltas com um kart profissional em Tarumã ou em Paverama. E quero repetir a dose, tenham certeza disso.
A dica é: vá até o Velopark e conheça o Veloce, você não vai se arrepender.
Serviço:
Aulas e treinos
Segundas, terças e quintas-feiras
Horário
Das 14 às 22 horas
Onde
Fase inicial no Kartódromo Oficial do Velopark (1.517 metros)
Piloto-instrutor
Jorge Fleck – piloto com grande experiência no automobilismo brasileiro, coleciona títulos de kart, Rally Regularidade e Velocidade, Provas de Turismo, 12 Horas de Tarumã e Fórmula Truck (1999 e 2000)
Como participar
Podem participar do projeto Veloce Experience todas as pessoas com Carteira de Habilitação de motorista ou pilotos federados com Carteira CBA com validade 2009 ou 2010.
Agendamento das aulas
(51) 3371.3757 ou através do e-mail cursos@velopark.com.br
Como funciona o curso
* Motoristas amadores e kartistas sem experiência em carros de competição
- Briefing
- Curso de instrução teórica de pilotagem (R$ 200,00)
- Prática
- Pilotagem (30 voltas na pista do kartódromo) – R$ 330,00
* Pilotos portadores de carteira CBA (vigência 2009 / 2010)
- Briefing
- Curso de instrução teórica de normas de pilotagem (R$ 50,00)
- Prática
- Pilotagem (30 voltas na pista do kartódromo) – R$ 330,00
Os aprovados pelo instrutor receberão a carteira do curso Veloce Experience. Com este documento poderão pilotar o protótipo Veloce sempre que desejarem, mediante o agendamento pelo fone (51) 3371.5757 ou pelo e-mail cursos@velopark.com.br.
Está incluso no valor da prática de pista o fornecimento do veículo abastecido, macacão, luvas e relatório com os tempos de volta. É obrigatório o uso de tênis ou sapatilha de competição.
O VELOCE
- Modelo protótipo Velopark
- Chassis Metal Moro
- Motor Fiat 1.4 aspirado 100hp
- Eletrônica programável Fueltech
- Transmissão 5 marchas em H
- Sistema de freio à disco nas quatro rodas
- Pneus slick NA Carrera
- Roda TWS
- Peso do carro 480kg
- Cockpit de competição