publicidade
21/03/2011 12:28

Velopark Cup teve abertura com 45 pilotos e muitas disputas

Fonte: Portal Kart Gaúcho / Kart Motor - Erno Drehmer / Paulo Torino


Foto: Idalicio Umpierre / IR Criações

Fireball teve vitória de André Wink (12)


A etapa que abriu a Velopark Cup 2011, disputada no último sábado (19), contou com a presença de 45 pilotos divididos entre as categorias Sport, Stock, Fireball, Parilla e Matsuyama, algumas com divisões internas. Com maior grid, Parilla e Fireball fizeram um grande espetáculo, com concorrentes experientes que tornaram difícil o trabalho dos vencedores.

Stock e Speed Kart – As duas competiram agrupadas e na primeira bateria um problema no acelerador impossibilitou a vitória do pole position Analino Sirtuli (Speed Kart), que ocupava a ponta da corrida até a metade da bateria. Segundo colocado, Lucas Girotto (Stock) assumiu a ponta com o abandono de Sirtuli e venceu, estabelecendo a melhor volta da competição. Na Speed Kart o vencedor foi Daniel Prado.

Na segunda bateria Lucas Girotto manteve a 1ª posição durante toda a segunda bateria. Sirtuli fazia uma corrida de recuperação e no final da prova, após recuperar várias posições, protagonizou um belo duelo com Clezar. O piloto, que chegou a ficar em último no início da 2ª bateria, venceu a prova, deixando Clezar em segundo na bateria, mas com a vitória na soma dos pontos da Speed. Girotto venceu na Stock.

Sport e Parilla TAG – Com o maior número de karts na pista, Sport e Parilla TAG competiram juntas e protagonizaram excelentes disputas. A maior disputa na primeira bateria envolveu Lucas Alves, Rodrigo Miguel e Gabriel Robe, que após 8 voltas duelavam com Christian Castro – que vinha das últimas posições – pela liderança da competição. No final, briga de Robe e Miguel pela 3ª posição com vantagem para Robe. Nas últimas curvas, Lucas Alves e Christian Castro chegaram a trocar de posição, mas a bandeirada final foi para Alves, que havia permanecido na 1ª posição desde a tomada de tempo. Na Parilla TAG vitória de Giovani Bianchessi.

 Os pilotos iniciaram a segunda bateria da Sport / Parilla TAG em ritmo forte e ao completar a quarta volta um forte acidente envolveu Fernando Pastro, que acabou por ter um pé quebrado. Após a relargada, novas grandes disputas e vitória de Christian Castro, vencedor também na soma dos pontos. A Parilla TAG teve nova vitória de Bianchessi, que assim foi o vencedor na soma dos pontos.

Matsuyama – A Matsuyama, infelizmente, decepcionou e reuniu apenas seis pilotos, quando o esperado eram mais de 15 concorrentes. E o sábado foi de Victor Gomes, que soube se aproveitar das disputas entre os adversários para vencer as duas baterias. Na primeira corrida, Gomes, Carlos Maciel, Franco Pasquale e Marcelo Cassali trocaram de posições várias vezes no inicio da prova. Depois de nove voltas Maciel, que havia caído para ultimo, assumiu a ponta, seguido de perto por Pasquale e Gomes. Faltando 6 voltas para o final, um toque entre Maciel e Pasquale abriu caminho para Gomes retomar a 1ª colocação. Com o atraso dos pilotos, o líder abriu boa vantagem e os demais voltaram a se unir. No final, Marcelo Cassali cruzou a linha de chegada em segundo com Miranda em terceiro.

Victor Gomes abriu vantagem já na primeira volta da segunda bateria e seguiu na ponta até o final. Gomes venceu a prova novamente, desta vez com Carlos Maciel em segundo.

Fireball – Na primeira corrida da Fireball, categoria com o maior grid isolado, Matheus Lanfredi perdeu a 1ª posição já na largada. Mauricio Pereira assumiu a ponta enquanto três karts se envolviam num incidente na primeira curva e acabaram perdendo várias posições. Uma boa disputa ocorreu nas posições intermediárias, envolvendo André Gonçalves, Rafael Odorissi e Alexandre Rheinlander. A quebra da corrente do kart 1 de Pereira o tirou da liderança e da corrida já na 4ª volta, possibilitando a Lanfredi retomar a posição. O piloto era seguido de perto por André Wink e Corné Van Dongen. Na volta 8, Wink conseguiu passar o líder na curva do arvoredo do Velopark. Mas não foi esta a única posição que Lanfredi perdeu. Uma quase rodada o fez cair para a 6ª posição. Van Dongen e André Gonçalves pularam para a 2ª e 3ª posições. Entre os três primeiros, as colocações se mantiveram as mesmas até o final da prova.

O grid invertido entre os dez primeiros na segunda bateria beneficiou Matheus Lanfredi, que liderava a ponta da competição desde a primeira volta. A segunda posição era disputada por quatro karts – Nicola Guerrieri, Pereira, Gonçalves e Gustavo Justo, que partira da última posição. O vencedor da primeira bateria André Wink aparecia em quinto após seis voltas de competição. O holandês Corné Van Dongen liderou o segundo pelotão, dividindo com Zeno Fornari a sétima posição da prova. Faltando três voltas Lanfredi abria grande vantagem e liderava com folga de 4 segundos sobre Pereira e Justo. Após 16 voltas Matheus Lanfredi venceu a segunda bateria, trazendo Maurício Pereira em segundo e Gustavo Justo em terceiro. Nicola Guerrieri chegou em quinto garantindo a primeira colocação na Master. No entanto, Lanfredi acabou punido por queima de largada e terminou a bateria em 4º, ficando a vitória com Maurício Pereira. No resultado final, vitória de Wink na Sprinter e Francisco Souza / Nicola Guerrieri na Master.

A próxima etapa será no dia 16 de abril e terá a presença da fábrica paulista AMF Kart Parts, através de seu Diretor William Monteiro, que distribuirá brindes aos pilotos que subirem no pódio. E na última etapa, no dia 18 de junho, outros brindes da AMF serão distribuídos aos campeões.

Confira o resultado da etapa após a soma de pontos:
FIREBALL SPRINTER
1 André Wink – 20 pontos
2 Mateus Lanfredi – 15
3 André Gonçalves – 15
4 Corné Van Dongen – 15
5 Maurício Pereira – 12
6 Saulo Ramos Filho – 11
7 Gustavo Justo – 10
8 Rafael Odorissi – 6

FIREBALL MASTER
1 Francisco Souza / Nicola Guerrieri – 19 pontos
2 Diego Lanfredi – 18
3 Alexandre Rheinlander – 16
4 Arnaldo Almeida Jr. – 14
5 Paulo Cézar Euzébio – 14
6 Ariberto Wagener – 11
7 Ricardo Audino / Zeno Fornari – 5
8 Emilio Otto – 1
SPORT GRADUADOS
1 Christian Castro – 21 pontos
2 Lucas Alves – 20
3 Rodrigo Miguel – 17
4 Gabriel Robe – 9

SPORT SÊNIOR
1 Fernando Jr. – 20 pontos
2 Ricardo Martins – 18
3 Saul Leite Jr. – 12
4 Rodrigo Gonzalez – 8
5 Fernando Pastro – 7

PARILLA TAG SPRINTER
1 Giovani Bianchessi – 23 pontos
2 Arthur Metzdorf – 18
3 Lucas Khol – 17
4 Jefferson Abel – 16

PARILLA TAG MASTER
1 Marlo Binsfeld – 23 pontos
2 Saulo Ramos – 10

SPEED KART
1 Alessandro Clezar – 19 pontos
2 Analino Sirtuli – 18
3 Anderson Rocha – 16
4 Daniel Prado – 12
5 Rafael Mohr – 9

STOCK
1 Lucas Girotto – 23 pontos

MATSUYAMA SPRINTER
1 Carlos Maciel – 12 pontos

MATSUYAMA MASTER
1 Victor Gomes – 23 pontos
2 Marcelo Cassali – 19

MATSUYAMA ESTREANTES
1 Carlos Miranda Jr. – 23 pontos
2 Everton Peixoto – 18
3 Franco Pasquale – 10

  • 21/03/2011 16:43 Daniel Kieling

    Gente...não quero causar polêmica, mas GRID com UM piloto não dá né! Vamos combinar! É categoria demais, gente de menos, e custo muito alto!
    O melhor pras corridas é simplificar as categorias, dividir só por peso....e olha lá!
    um abraço!
    Daniel

  • 21/03/2011 17:31 Erno Drehmer - Kart Gaúcho / Kart Motor

    Oi Daniel.
    Tu tem toda razão, mas neste caso a coisa é ainda pior, porque a Stock é a 125 com motores à ar.
    E no ano passado ela era dividida em dois e hoje tem apenas uma divisão, com peso único. Não tem mais o que juntar.
    Já na Matsuyama, nada a comentar. A desunião da categoria é notória e lamentável.
    Abraços
    Erno

  • 21/03/2011 21:09 Mauro

    Olá turma !!! no caso da matsuyama não é desunião , são vários fatores somados: tempo disponível ,falta de renovação à anos, e grana curta! ...
    quem tem grana pulou de categoria (devemos analisar isso)
    vamos começar do ZERO no dia 27/03 em Paverama, movimentando a base parada , quem não entender isso,
    ( está com a visão errada do momento )
    é um problema, e deve ser sanado.
    e quero dar os PARABÉNS pelo pulso forte na direção de prova. ( COMEÇOU BEM O ANO )

  • 21/03/2011 22:51 By Laco

    Amigo pilotos vamos apoiar este campeonato que vei par dar uma luz no fundo do tunel no kart gaucho tai a prova victor gomes com mais de 15 kilos ganhou na geral prova de trabalho que naõ tem rolo laco.....