publicidade
27/10/2010 08:44

Velopark lançou primeiro kart para portadores de deficiência física

Fonte: Paulo Torino - Velopark


Os portadores de deficiência física já podem andar de kart no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A primeira experiência em um kart adaptado foi realizada nesta terça-feira (26) por Jaime Luis Aguiar de 38 anos, paralisado há dois anos nas pernas por acidente com arma de fogo.

Jaime andou sem nenhuma dificuldade no primeiro modelo construído exclusivamente para atender deficientes físicos. O kart possui motor 13 hp, com comandos de freio e acelerador no volante. O protótipo foi construído pelo preparador de karts de competição Vladimir Monteiro, o Alemão, em parceria com o engenheiro Jairo Kobe. Às 17h45 Jaime entrou na pista e realizou várias voltas no kartódromo de aluguel.

A primeira experiência foi acompanhada com entusiasmo por diretores e funcionários do Velopark e dois representantes da Associação Canoense de Deficientes Físicos. Para Ricardo Cardoso e Paloma Vargas essa “é uma oportunidade inédita no Rio Grande do Sul, que proporcionará lazer e inclusão social a todos portadores de deficiência”, afirmaram os representantes da Associação.

Dois karts já estão prontos e outros modelos serão construídos em breve. O Velopark continuará cedendo sua pista para a continuidade dos testes visando proporcionar em breve horários exclusivos para karts adaptados.

Interessados em vivenciar a emoção de pilotar o kart adaptado podem ligar para (51) 9183-5396.

  • 27/10/2010 10:14 Edison Caliman

    Nada mais justo que fazer um kart adequado aos deficiêntes, merecem tambem participar do kartismo como lazer e para alguns até como participação em competições, como já acontece em São Paulo no campeonato da Granja Viana, e olha que tem bastante pilotos inscritos.
    Parabéns ao Velopark e aos incentivadores do projeto.
    Edison Caliman

  • 27/10/2010 10:38 Speedkart Competições

    Beleza de iniciativa, quero parabenizar o Velopark e ao ALEMÃO pela construção do kart.Espero que venhan mais e mais karts e quem sabe até uma prova com eles.
    Paulo Soddré

  • 27/10/2010 13:25 Maurobala

    excelente ideia !!! e como falei ao vivo pra eles, posso escrever aqui, são ideias assim que fortalecem o kart/kartismo. Um DETALHE IMPORTANTE: o Velopark apenas cedeu a pista, a ideia de montar a novidade é do Jairo e do Alemão e me surpreendeu com a facilidade de guiar o kart.( já testei! )
    saudações à todos !

  • 27/10/2010 19:31 Marla Guerrieri

    A idealização das pessoas acima citadas realmente merece os parabéns, porque os deficientes devem ter a oportunidade de pilotar karts e se divertirem como qualquer piloto! Me sinto feliz por esse desenvolvimento, ainda mais sabendo que meu marido teve participação ativa nesse projeto! Que continuem nesse caminho, porque iniciativas beneficentes merecem apoio!

  • 27/10/2010 20:19 Maurobala

    Um DETALHE IMPORTANTE 2:
    Nicola Guerrieri ( o Cherry )
    elaborou toda a parte de soldas, bem como o novo suporte da alavanca de freio.............
    PS: ideias novas se concretizam com a força de todas somadas.
    saudações mais uma vez !

  • 28/10/2010 11:05 Nivio

    Uma ideia maravilhosa de todos, Uma pena que faltou o Cherry na foto, afinal tb colaborou, mais, executou a adaptação. Só avisa o pessoal. Cuidado com o Cherry na pista...Perco amigo, mas não a piada...
    Abraços a todos.
    Nivio

  • 28/10/2010 11:22 Alex Dias

    Parabêns a todos pela iniciativa,principalemnte ao Cherry,pelo apoio e por ceder um pouco do seu indiscutivel talento em adaptaçãoes a esse projeto! concordo com Nivio! faltou um pouco de reconhecimento pelas partes envolvidas no projeto!

  • 28/10/2010 13:21 Rogerio Raucci

    Parabéns ao Velopark, desde 2008 fazemos na Granja Viana o Campeonato Paulista e Brasileiro de Parakart, contamos com vinte participantes em média, é muito gratificante. Muito bom ver outros Kartódromos apoiarem essa idéia que nasceu do Domingos, o Mingo preparador da Granja. Mais uma vez parabéns!
    Rogério Raucci

  • 28/10/2010 18:30 Alexandre Chequer

    Parabéns aos amigos do Velopark e a Associação Canoense de Deficientes Físicos pela iniciativa em difundir ainda mais a idéia do PARAKART pelo Brasil, pois pude acompanhar de perto a luta que foi feita para esta categoria nascer na Granja Viana, através do Mingo , Neydir e o Raucci. Hoje é uma realidade, eles conseguiram ainda a inclusão da categoria no Campeonato Brasileiro e o que mais me admirou foi a qualidade dos equipamentos e os pegas que pude assistir entre os pilotos, Fantástico!!!.
    Hoje em dia é muito difícil se conseguir realizar qualquer projeto em uma situação normal, imagina para esta categoria, que requer muito mais cuidado, investimento e principalmente muita dedicação, tempo e empenho. Vale ressaltar que isso tudo sem apoio e ajuda de qualquer Federação ou Confederação, ou seja, um descaso total de quem realmente deveria olhar e cuidar do esporte, Acho todos sabem a quem e quais me refiro, entrem no site www.parakart.com.br e vejam a qualidade da categoria. Um abraço a todos, Alexandre Chequer.