publicidade
01/12/2010 13:39

Velopark traça diretrizes para 2011 e lança novidades. Calendário já está pronto

Fonte: Portal Kart Gaúcho/ Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Erno Drehmer

Grids cheios é o bojetivo para 2011


A temporada 2010 nem terminou e o Kartódromo do Velopark já traçou como deverá ser o ano de 2011. Muitas novidades foram tratadas em uma reunião do Departamento de Kart do complexo realizada no último sábado (27), trazidas até você nesta matéria.

1 – A Velopark Cup, campeonato de kart do Velopark, manterá o formato de duas edições distintas durante o ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A novidade é que cada edição terá quatro etapas, ao invés das três de 2010. O objetivo é fazer que a cada mês o Velopark tenha pelo menos uma corrida de kart.

2 – As categorias que disputarão a Velopark Cup em 2011 também já estão definidas. Vão participar a Stock (motores 125cc refrigerados a ar, peso 167 kg, um carburador de 25,4, venturi livre, à álcool), Parilla Água (motores MY – Graduados com regulamento CIK/FIA e Sênior com regulamento Sênior A do RNK), Fireball (divididos em Sprinter e Master), Speed Kart )mantém o regulamento atual) e Cadete (kart inteiro fornecido pelo Velopark).

3 – Se pareceu que falta uma categoria na lista, é verdade. A Pró 400, dos motores Honda 13hp, voltará a seu formato de origem, com provas de duas horas de duração, dividida em duas categorias. Uma terá os pilotos com seus próprios karts e motores fornecidos em sorteio e outra utilizará o que se pode chamar de os “novos VK”, karts que estão sendo desenvolvidos e construídos pela Moro. Esta será destinada aos “amadores profissionais” que competem de maneira mais que regular nas provas para amadores no Velopark.

4 – Ainda em fase de negociação, muitos brindes serão “buscados” com as mais diversas empresas que atuam no kartismo gaúcho e brasileiro. Estes brindes serão utilizados por etapa e/ou no final de cada campeonato.

5 – O calendário 2011 já está definido, ainda que de maneira extra-oficial, pois é necessário aguardar as datas dos principais campeonatos que podem ser realizados no Velopark ou no Estado na próxima temporada, como o Gaúcho, Sul-Brasileiro e o Sul-Americano.

VELOPARK CUP – 1º SEMESTRE
1ª etapa – 19 de março
2ª etapa – 16 de abril
3ª etapa – 21 de maio
4ª etapa – 18 de junho

VELOPARK CUP – 2º SEMESTRE
1ª etapa – 6 de agosto
2ª etapa – 10 de setembro
3ª etapa – 8 de outubro
4ª etapa – 19 de novembro

REI DAS PISTAS
Etapa única – 10 e 11 de dezembro

6 – Está nos planos do Velopark a criação de dois novos eventos. O primeiro seriam provas isoladas – ou até mesmo um campeonato – do tipo endurance no circuito oval do complexo. E o outro seria um campeonato exclusivo para kartistas amadores, que poderá ter o status de “Campeonato Gaúcho”.

Se você achou interessante e tem sugestões, aproveite e utilize o formulário para comentários logo abaixo. Muitas das sugestões poderão ser utilizadas.

  • 01/12/2010 13:59 Carlos Maciel #3

    Buenas,
    Acho muito legal novas idéias, novas tentativas, novas propostas. Mostra que alguém está fazendo ou pelo menos pensando em fazer algo pelo esporte.
    O renascimento da endurance pode ser interessante, porém, na minha visão o fato de termos 1 corrida a cada 30 dias poderá ser um ponto contra, visto que alguns pilotos participam regularmente de outros campeonatos e outras modalidades.
    Acho que corridas a cada 60 dias seria mais atraente e acessível.
    Fora isso, parabéns pela iniciativa. Estamos precisando de novidades.
    abs,
    Carlos Eduardo.

  • 01/12/2010 14:49 Fernando Wortmann

    Muito bom programar tudo com bastante antecedencia.
    Minha unica sugestão é usar o regulamento da senior B e não da senior A para a 125 Parilla agua, porque teremos que mudar novamente para pneu amarelo e sem a caixinha limitadora de giros o que acaba encarecendo a categoria.
    Peço tambem que os pilotos opinem sobre tudo isso.
    Abraços Nando

  • 01/12/2010 14:52 Felipe Betti #27

    Faço das minhas palavras as do amigo Maciel. Exemplificando, o piloto que disputar todos os meses 1 prova do Velopark, mais os citadinos, regionais, Gaúcho, Sul Brasileiro, terá seu orçamento em quanto? Em épocas de orçamentos reduzidos, haja visto o que foi o Gaúcho 2010 tanto comentado aqui no site. Precisamos ficar atentos ao perfil do kartista do RS. Novas iniciativas são sempre bem vindas! Felipe.

  • 01/12/2010 15:21 Maurobala

    O pessoal tá rápido, por isso serei tbm !!!
    tudo muito legal, mostra INICIATIVA e INTERESSE, o que está faltando em muita gente do nosso meio.
    Dito isto, fazer 4 ETAPAS é a minha RESSALVA !
    começamos acertar a mão em 2010 com 3 etapas em cada semestre, APOSTEM NISSO , na sede de corridas pelos pilotos.....................SATURAR com corridas mensais por ser o ÚNICO erro dessa ideia apresentada aqui.... PENSEM COM CARINHO !!!
    saudações Mauro.

  • 01/12/2010 15:31 Mauro

    O pessoal tá rápido, por isso serei tbm !!! tudo muito legal, mostra INICIATIVA e INTERESSE, o que está faltando em muita gente do nosso meio. Dito isto, fazer 4 ETAPAS é a minha RESSALVA ! começamos acertar a mão em 2010 com 3 etapas em cada semestre, APOSTEM NISSO , na sede de corridas pelos pilotos.....................SATURAR com corridas mensais pode ser o ÚNICO erro dessa ideia apresentada aqui.... PENSEM COM CARINHO !!! saudações Mauro.

  • 01/12/2010 15:35 André Colomob

    Bem vejo isso tudo como uma LUZ no fim do túnel, em 2009, tentei plantar muitas destas idéias que hoje estão ai, na cabeça do pessoal do VLPK, e não tive sucesso, pois naquele momento todos os recursos estavam sendo destinados a construção do Autódromo. Fico feliz de ver muitas delas agora aqui para discussão. Ainda mais neste momento em que eu provavelmente esteja retornando ao ambiente de locação. Erno creio que no mais, somente a proposta 4x4 que nem tenha que ser cogitada, pois como ja disse por e-mail, é um tiro no pé. No mais continue assim, escutando quem veste Capacete, pois são eles que bancam este vicio !!!

  • 01/12/2010 15:54 Felipe Betti #27

    Eu to achando que esta proposta incial do Velopark ainda vai fortalecer os citadinos e regionais, novamente. Aguardem.

  • 01/12/2010 16:20 Leonardo Teixeira Freire

    comentários
    1 - concordo com wortmann, quanto ao reg. da senior;
    2 - sem duvidas tem que ser 3 provas por semestre. acho que 4 por semestre fica caro pra quem compete outros campeonatos e ainda pode acabar afastando pilotos pois nao conseguindo comparecer em todas etapas(seja por data ou $$$) o cara compete uma, ou duas etapas e nao vai mais já que nao terá chance de ser campeao.
    3 - complementaria com COMBUSTIVEL e OLEO de responsabilidade do piloto....

  • 01/12/2010 16:39 André Colombo

    Bem meu comentário anterior foi sobre o Kart Amador "Locado". Sobre o lado profissional, creio que não podemos culpar apenas o club, tem que ter um movimento DIRETO em cada categoria, a nossa Fireball é a mais unida e por isso acaba sempre tendo o maior GRID, Olha o comentário do NANDO, ele acha que tem que ser o regulamento da Sênio B e não da A, eu concordo com ele, ou seja galera da Sênior tem que se reunir e Definir, vai ser este e PONTO, tirar do Clube esta responsabilidade, creio que tem que ser assim em todas as demais categorias. Aproveitando, tomara que siga em 2011 a verificação técnica que tivemos no Gaúcho, pente fino. Pois o oba oba que foi o VLPK em 2010 não pode se repetir !!!

  • 01/12/2010 19:51 Neco

    BOm dia pilotos....Minha sugestao: 3 etapas e regulamento da senior A com caixa e peso de 167 kG, pois acho que a B nao devera mais existir, ficando Seior A e Super Senior....A Cadete OTIMA ideia, pois vai trazer futuros pilotos com uma categoria barata...Parabens !!!

  • 01/12/2010 21:34 Daniel Kieling

    Espero que aumentar etapas, o que é igual a aumentar custos não espante os profissionais da área! Eu como piloo "amador profissional" gostei da idéia das provas de 2 horas de duração, com os novos vk400! Acho q será show de bola e vai fazer crescer e potencializar muito o kartismo indoor no Rio Grande do Sul.

  • 02/12/2010 09:02 Jefferson Abel

    Olá ... Gostaria de saber se vai ter para categoria Parilla Agua com Partida ?
    Aguardo resposta

  • 02/12/2010 15:21 Rodrigo Kubiczewski

    Boaa Neco!! Concordo tbm com regulamento da senior A com o limitador.. temos mais pilotos seniors A e super seniors do que B.. e assim ficamos praticamente iguais aos camp. RNK!
    Abraços!