Depois de um final de semana dos sonhos, quando venceu a Seletiva Velopark para o Mundial de Kart Indoor, o piloto gaúcho Rodrigo Piccoli já pensa em fazer as malas para viajar para a Alemanha. Piccoli superou cerca de 200 pilotos para conquistar a vaga.
Antes de participar da Seletiva, realizada no Velopark (RS), Rodrigo treinou muito em Santa Catarina, no Florianópolis Kart Club. Na pista da competição foram apenas duas baterias de treinamento, na sexta-feira anterior ao evento. “Quando chegamos ao Velopark o objetivo era fazer uma boa prova, e acima de tudo, me divertir. Eu sabia que a competitividade nessa seletiva seria grande e eu, sinceramente, não esperava vencer”, contou Rodrigo. “Eu só não venci a bateria da semifinal. Liderei toda a prova, mas após um toque na última volta terminei em quarto. A minha ficha começou mesmo a cair e eu passei a acreditar na vitória quando fiz a pole na bateria final. Ali eu vi que tinha chances reais de lutar pela vitória”, lembra.
O jovem Rodrigo Piccoli vem de uma família vinculada ao automobilismo. O pai, Gastão Piccoli Filho é proprietário da Piccoli Competições e também seguiu os passos do avô de Rodrigo, que já atuava com preparação de veículos de corrida. Essa experiência familiar também contribuiu para a vitória. “Fui com um amigo, que deu um grande apoio, mas meu pai foi fundamental na vitória. Ele me apoia desde os sete anos, quando comecei a acelerar. Nessa prova ele também estava ali, na grade, dando dicas através de sinais que somente nós entendemos”, conta Piccoli.
O piloto, que iniciou no kartismo aos sete anos, é natural de Porto Alegre, mas mora em Santa Catarina há seis meses. Na sua trajetória os títulos de Campeão das 12 horas de Kart (2007), três vezes Campeão do Citadino de Kart 125 (2008, 2009, 2010) e Campeão do Citadino de Kart 400 (2009).
Apaixonado pelo kart, o piloto, que está com 20 anos, corre agora fora da pista. Isso porque precisa acelerar a liberação do passaporte. “Já havia saído do país, mas nunca fui pra Europa. Não tenho passaporte, mas como não quero que nada dê errado, saí na frente e estou dando entrada na solicitação. Fazer uma viagem como esta, pra participar de um Campeonato Mundial de Kart é um sonho se realizando”, vibra.
Rodrigo também vai disputar a competição por equipes. Ele, o campeão da Seletiva de 2011 Luis Sergio Sena Vargas, além de Adriano Carboni, campeão gaúcho 2011 e Tales Mattos, vice-campeão do Campeonato BV Kart – RJ 2011, vão defender as cores do Velopark e do Brasil na Alemanha. O KWC 2012 (Kart World Championship) vai ser realizado em Essen, na Alemanha. A maior competição de kart indoor do mundo tem a participação dos 200 melhores pilotos das pistas de locação do planeta. Ao todo são 15 países participantes. O KWC acontece entre os dias 23 e 28 de julho.
Em uma disputa acirrada na bateria final, Rodrigo brigou até o último momento pela liderança e o lugar mais alto do pódio foi definido por uma diferença de 56 milésimos de segundo para o piloto Adriano Carboni. Rodrigo acredita estar pronto para outras categorias e já trabalha na busca por patrocinadores. “Só quem vence uma prova como esta Seletiva do Velopark sabe como é difícil. Todos os pilotos são muito qualificados e querem vencer, deixando a disputa ainda mais difícil. Essa vitória me dá energia para acreditar, ainda mais, na carreira e apostar que investidores do esporte me encontrem. Sei que posso fazer muito mais nas pistas”, finaliza.