O piloto de Passo Fundo (RS) Victor Hugo Matzenbacker participou nesse final de semana (19 e 20) do encerramento da temporada em sua terra natal, disputando a 5ª etapa do Kart Show, evento este promovido pela OR Kart com total apoio e colaboração do Kart Clube de Passo Fundo.
Com o intuito de prestigiar e incentivar a participação de novos pilotos, Victor Hugo, assim como outros nomes do kartismo nacional, usaram a prova para homenagear a todos os admiradores do esporte a motor e deram um show de pilotagem na pista.
Victor Hugo, que completa 14 anos de idade na próxima semana, demonstrou estar “afinado” com o conjunto (motor/equipamento) e fez uma bela apresentação durante as baterias, independente de estar correndo com um equipamento e motorização diferentes do que está acostumado em sua categoria oficial, a Júnior. E mostrou, mesmo assim, que é possível se chegar a um acerto ideal e preciso, contando, é claro, com uma boa equipe.
Largando na segunda colocação, pois na tomada de tempo teve a palheta quebrada, o que prejudicou seu rendimento, Victor Hugo tomou a liderança da corrida já na segunda curva e daí por diante não largou mais a posição, vencendo as duas baterias de ponta a ponta.
“O rendimento dos motores 125cc desta categoria são muito parecidos e desde os primeiros treinos não havia muita diferença entre os participantes, ao contrário do que foi dito pelos concorrentes. Quem esteve presente no kartódromo visualizou claramente isto e esta igualdade torna a categoria Fireball muito interessante para os pilotos, devido ao rígido regulamento, que não permite a preparação dos motores e carburação. Além disso, a Fireball é muito bem respaldada, inclusive pelo diretor de kart da FGA e um de seus idealizadores, o Neco Fornari, em conjunto com o piloto Cláudio Ricci, pessoas que não medem esforços para que esta categoria se solidifique ainda mais em 2012”, disse Victor Hugo. “Eu sabia que a vitória seria de quem não cometesse erros. Foi o que eu fiz, me concentrei e fiz a minha corrida com perfeição!”, vibra o piloto.
Victor Hugo fez seus agradecimentos a quem o ajudou a conquistar a dupla vitória. “Agradeço ao meu preparador Daniel ‘Buraty’ Razera pelo acerto do kart, que ficou ótimo, ao Altivo e ao Paulo, pela excelente motorização fornecida e que me deixou em igualdade de disputa na corrida, a família Pioneira pela co-parceria na prova, aos mecânicos da equipe, Dazeca e Édson, a minha família que sempre esta comigo, e a todos os amigos que puderam estar presentes, torcendo por mim e apoiando o evento”, agradece.
Corridas à parte, Victor Hugo ainda pôde pilotar o monoposto Legend 600 com motor de 1.200 cilindradas, importado dos Estados Unidos e único exemplar no Brasil, que faz parte do acervo do Museu do Automobilismo Brasileiro, gentilmente disponibilizado pelo empresário do grupo Trevipar e ex-presidente do KCPF, Paulo Trevisan. “A sensação é inexplicável, a potência é incrível e é a segunda vez que eu tenho a oportunidade de andar nesse ‘fantástico carrinho’ para quem vê de fora. Mas só quem estava presente pôde escutar o ronco do motor e entender o que eu estou dizendo”, garante Victor Hugo.
Como projeto de férias para 2012, a diretoria do KCPF, a OR Kart, Daniel Razera, Victor Hugo e Gilberto Vargas estão unindo esforços para montar uma escolinha de kart para crianças de 6 a 11 anos no período de janeiro e fevereiro. “Estou empolgado com a ideia da Escolinha de Pilotagem”, diz Victor Hugo. “Vou ajudar os iniciantes na pista com orientações práticas de pilotagem e também teóricas, vamos fazer força pra trazer mais pilotinhos para o kartismo”, finaliza.
Victor Hugo Matzenbacker, piloto oficial do team CRG do Brasil, conta também com o apoio do Escritório Contábil Matzenbacker e do Museu do Automobilismo Brasileiro.