Em um fim de semana extremamente chuvoso, onde o sol raramente deu o "ar da graça", Victor Hugo Matzenbacker, atual campeão da Copa Gaúcha na categoria Cadete, finalizou o Campeonato Gaúcho com o vice-campeonato.
Victor não conseguiu participar dos dois primeiros treinos em função de compromissos escolares e nos dois outros treinos teve problemas com o rendimento de seu motor. Para a tomada de tempo a equipe optou pela troca de motor, que nem sequer chegou a funcionar, partindo então para terceira troca de motor e direto para a tomada de tempos.
O piloto, natural de Passo Fundo, onde o evento se realizava, conseguiu apenas o quarto tempo na classificação, continuando com problemas evidentes de motor e, sem opção de nova troca pois não haviam motores disponíveis, partiu para a primeira bateria consciente da dificuldade que teria.
Com um excelente largada, Matzenbacker conseguiu no final da reta ultrapassar até o primeiro colocado em uma disputa limpa de posição, onde o líder acabou rodando e caindo para ultimo lugar. Victor assumiu a liderança abrindo grande vantagem, mas percebia volta a volta o quanto os demais concorrentes eram mais rápidos e chegavam perto. Mesmo assim acabou por vencer a primeira bateria.
Partindo para a bateria final, a única com pista seca em toda a competição, a dificuldade seria ainda maior. Largando em primeiro, ele perdeu a posição na largada, mas concentrado e focado na disputa do campeonato, ele sabia que nada estava definido, quando antes de completar a segunda volta, seu motor começou a falhar e soltar fumaça, causando apreensão e nervosismo em quem assistia.
"Meu motor engasgava o tempo todo, estava péssimo, começou a dar uns estouros e sair fumaça, achei que não ia conseguir terminar a prova", relembra o piloto.
Em um raro momento de rendimento do motor Victor encostou no primeiro colocado e como de costume fez a ultrapassagem na primeira oportunidade levantando a torcida que assistia o evento, mas como os problemas persistiam, não conseguiu segurar a posição e foi novamente ultrapassado com facilidade por Bruno Bertoncello e também agora pelo terceiro colocado Pedro Senna na descida do pinheiro.
Na volta seguinte mesmo determinado a reconquistar a ponta, acabou se tocando com um retardatário que não obedeceu a bandeira azul e com a batida, entortou a ponteira dianteira da roda, dificultando a realização de todas as curvas. Desse momento em diante não foi mais possível buscar os primeiros colocados e o título, restando somente administrar o equipamento para poder terminar a prova.
"Sem dúvida queria muito ter conquistado mais esse título, que seria pra mim o tri no Gaúcho. A vitória depende de muitas coisas, do piloto, do equipamento, da sorte e, nunca se deve contar com ela antes da hora, pois eu e minha equipe sabíamos que não tínhamos as mesmas condições que os outros pilotos, mas consegui com determinação ganhar a primeira bateria sem nenhuma penalização e com um motor muito inferior aos demais e na segunda bateria não tive como segurar e jamais faria qualquer atitude que prejudicasse alguém pra conquistar o título”, explica o piloto.
André Matzenbacher, pai de Victor e membro da diretoria do KCPF, avalia: " O campeonato, apesar da intensa chuva, foi muito bom, tivemos algumas dificuldades na organização em razão das intempéries do tempo, mas graças a competência e dinamismo dos responsáveis conseguimos saná-las. Muitas pessoas que colaboraram estão de parabéns, pois abraçaram esse campeonato e trabalharam com afinco para que ele fosse realizado. Mas as estrelas sem dúvida são os pilotos e a eles mando meus sinceros cumprimentos e agradecimento, em especial ao meu filho Victor Hugo, que não esmoreceu mesmo sabendo das dificuldades, e mostrou como deve ser a atitude de um piloto na pista e fora dela também, onde a vitória não é maior que a integridade e respeito que ele conquistou pelo Brasil afora até o momento", disse André.
Os próximos desafios do piloto na busca de títulos serão a final do Paranaense e o Catarinense, em dezembro.
Victor, que neste dia 25 completa 12 anos, tem contado em 2010 com o apoio do Grupo Trevipart (Museu do Automobilismo Brasileiro) através do Sr. Paulo Trevisan, da Vitta Vergueiro Academia, Planet Kart Preparações, San Silvestre Palace Hotel e do Escritório Contábil Matzenbacker.