Na etapa da Fórmula 3 Inglesa, que aconteceu em Donington
Park no último fim de semana (10 e 11), Roberto Faria (Fortec Motorsport) subiu
ao pódio uma vez (P3), somou 34 pontos e segue na briga pelo 3º lugar na
classificação geral. Após a terceira das oito etapas da competição, o único
piloto brasileiro da categoria está em 5º lugar com 124 pontos.
Donington Park tem mais curvas de alta à direita, por isso a
escolha dos pneus é uma matemática que pode fazer a diferença no resultado das
provas. Mas não é só isso. Com grid invertido na corrida 3 e os pilotos mais
rápidos no final do grid, a largada é sempre mais emocionante do que as outras
provas da etapa. Nesta não foi diferente. Roberto fazia uma largada limpa
quando foi tocado por Dexter Patterson, caindo para penúltimo. Volta a volta
foi recuperando até assumir a 8ª posição ainda na metade da prova, quando escapou
da pista em uma tentativa de ultrapassagem.
“Apesar do que aconteceu na largada, eu estava fazendo
uma corrida de recuperação forte. Tinha tudo para estar conquistar uma boa
colocação. Mas a gente sabe que mesmo quando você faz tudo perfeito, basta um
pequeno erro para ser fatal. Forcei uma ultrapassagem, mas fui espalhado para
fora da pista. Com isso, a entrada de ar ficou bloqueada pela grama e tive que
controlar a temperatura do motor, nas quatro últimas voltas”, comenta
Roberto Faria sobre a prova em que largou de P9 e chegou em P13.
O repertório da corrida 2 foi completamente diferente.
Largando de P6, a melhor posição de grid do fim de semana, Roberto fez uma
prova perfeita. O piloto carioca não perdeu a posição do grid e fez uma
ultrapassagem na primeira metade da prova, assumindo a 5ª posição. Com a batida
entre Ushijima e Horsten, avançou para 3º, conquistando mais um pódio.
No sábado, depois de fazer o 8º melhor tempo no quali,
Roberto teve um problema na largada da corrida 1 e, de cara, caiu para último. “Sentia
que o que aconteceu na largada não poderia determinar a minha posição de
chegada. Tinha um carro pronto para desenvolver bem, tanto que, sem contar com
acidentes de terceiros, consegui terminar a prova em P14”, avalia.