Depois de competir em quatro das nove etapas previstas para a
temporada da Fórmula 4 Britânica, Roberto Faria (Go Cup), o piloto estrangeiro
melhor colocado na classificação geral, migra para a Fórmula 3 Britânica e já
competirá na categoria no próximo fim de semana, dias 19 e 20, em Donington
Park.
O planejamento de carreira era ir para a F3 apenas em 2021,
depois de dois anos completos na Fórmula 4. No primeiro ano de F4, Roberto
ficou em 3º lugar entre os ‘rookies’ com 21 pódios em 30 corridas. Neste ano,
mais experiente, o jovem piloto de apenas 16 anos conquistou dois pódios
inéditos (3º em Donington e 2º em Brands Hatch) e lutava para ficar entre os
três melhores da competição.
Porém, divergências com a organização da F4 precipitou essa
migração. A empresa responsável pela categoria não permitiu a presença nas
competições de nenhum staff do piloto brasileiro que não residisse na
Inglaterra sem o cumprimento da quarentena de 14 dias, ainda que o exame PCR
desse negativo.
É importante ressaltar que esta possibilidade – a dispensa
de cumprimento da quarentena de 14 dias mediante resultado negativo do teste de
PCR – é prevista pelo governo inglês para atletas de alto rendimento e seus
respectivos staffs.
Brigar por posição na tabela da Fórmula 3 não é uma meta
para 2020 e a antecipação da participação de Roberto Faria (Go Cup) nesta
categoria é encarada como um treino para que ele chegue mais bem preparado na
próxima temporada.
'Treinei com um carro de F3 há poucos dias e me
senti muito à vontade. Sei que teremos que correr literalmente com algumas
coisas, mas eu estou acostumado a desafios e tudo o que eu preciso para correr
bem é me sentir bem. E agora estou', conta o jovem piloto, que até
então era o único representante brasileiro na F4 Britânica.
Se antes Roberto Faria teria mais cinco etapas pela frente,
agora ele terá menos uma, mas numa categoria mais forte. O piloto segue
representando a equipe Fortec nas etapas de Donington Park (19 e 20/09),
Snetterton (3 e 4/10) Donington Park (24 e 25/10) e Silverstone (7 e 8/11).