Neste fim de semana o circuito de Norisring, em Nuremberg, na Alemanha, recebeu a sexta rodada do Campeonato Europeu de F3. A competição, que marcou exatamente a metade da temporada, teve como palco um circuito de pequena extensão e, como toda pista provisória, de muito difícil ultrapassagem.
Vindo do pódio na etapa da Spa-Francorchamps, o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil | Lalubema | Motopark Academy) nunca havia competido em Norisring e, deste modo, trabalhou muito com a equipe Motopark em busca de conhecer o traçado e, juntos, encontrarem um acerto ideal para o carro com vistas às duas tomadas de tempos e as três corridas que estavam por vir.
Com a 15ª e a 17ª posição nos treinos livres, Serginho sabia que poderia melhorar as suas marcas. Na primeira tomada de tempos, atrapalhado em sua "volta do pneu", ele acabou registrando o tempo de 48s719, o que lhe assegurou a 19ª posição para a primeira largada. Na segunda classificação, sem nenhum incidente, ele conseguiu melhores voltas que lhe garantiram uma posição para largar no 13º lugar nas corridas dois e três do fim de semana.
Na primeira corrida, disputada na manhã de sábado, Serginho fez uma boa largada e seguiu com ritmo forte em busca de recuperação. Infelizmente, como a pista não oferecia muitos pontos de ultrapassagem, o piloto fez o seu melhor, ganhou algumas posições e recebeu a bandeirada de chegada na 15ª posição.
A prova dois foi disputada também no sábado. Sette Câmara conseguiu um bom aproveitamento na largada e seguiu ganhando posições. Com seis voltas completadas, ele já era o 9º colocado quando, de repente, uma forte batida o tirou da pista, obrigando-o a cair para o fim do pelotão. O piloto ainda conseguiu se recuperar e terminou a bateria na 23ª posição.
No domingo foi disputada a terceira e última corrida da rodada. Serginho, novamente, conseguiu um bom posicionamento na largada e ganhou duas posições. O piloto, que tinha um excelente ritmo de corrida, não demorou para conseguir superar mais concorrentes e chegar ao 9º lugar. Neste momento, quando brigava pelo oitavo lugar, foi envolvido em um acidente com outros dois carros, tendo parte da asa de seu carro quebrada. O mineiro seguiu na pista que, logo em seguida, teve a entrada do carro de segurança. Serginho se aproveitou e foi para o box para trocar a peça de seu carro. O piloto voltou ao traçado no final do pelotão, mas com muita garra e determinação ele impôs um ritmo incrível. Por seguidas vezes ele registrou a volta mais rápida da corrida, superou mais de dez adversários e recebeu a terceira bandeirada da rodada na 19ª posição.
"Eu poderia reclamar aqui do fim de semana, de batidas e tudo, só que eu penso que cada fim de semana de corrida é um aprendizado novo para mim. Eu nunca tinha andado nesta pista, um circuito pequeno, bem diferente de todas as outras em que eu já tinha corrido. Conseguimos nos adaptar bem, o carro estava rápido, mas, infelizmente, acidentes de corrida acontecem. Estamos no caminho certo e vamos em frente para Zandvoort para a próxima etapa", comentou o piloto de 17 anos.