Parece que os bons tempos da Fórmula 3 voltaram. A temporada 2015 da Fórmula 3 Brasil terá início neste final de semana (7 e 8), com duas provas no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), e com a confirmação de 17 pilotos inscritos. O mais incrível é que a principal categoria de monopostos da América do Sul começa rejuvenescida, com 12 estreantes, sendo quatro deles na classe A, a principal da modalidade: Rodrigo Baptista, Carlos Cunha Filho, Christian Hahn e Giuliano Raucci.
"Hoje em dia a Fórmula 3 é a melhor opção para quem quer começar a correr de monoposto no Brasil. Um exemplo disto é o filho do Nelson Piquet, o Pedro vai fazer a segunda temporada dele aqui. E este ano será maravilhoso, com 17 carros na pista. Acho que nenhum campeonato nacional de Fórmula 3 vai ter tanto piloto assim, tanto que até na Inglaterra e na Alemanha já cancelaram os campeonatos, por falta de pilotos", comentou Rodrigo Baptista, vice-campeão Paulista, vice-campeão do Light e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro no ano passado.
Rodrigo Baptista vai integrar a equipe PropCar Racing, vice-campeã na temporada passada, e pretende fazer uma temporada de aprendizado, aproveitando toda a experiência do ex-piloto Dárcio dos Santos, tio de Rubinho Barrichello e proprietário do time.
"Quero tentar acompanhar os cinco pilotos mais experientes e me destacar entre os estreantes. Sei que não será fácil no começo, tenho os pés no chão, mas conto com todo o suporte da PropCar, ainda mais que sou o único representante do time na classe principal", avisa Rodrigo, que no final do ano passado disputou três corridas da Fórmula 4 Sul-americana, surpreendendo todos ao largar da segunda posição na estreia e conquistando um pódio com a terceira posição e dois sextos lugares.
Formador de vários pilotos e engenheiros, e tendo conquistado um título sul-americano com o piloto Bruno Junqueira, Dárcio dos Santos está entusiasmado com o potencial de Rodrigo Baptista. "Ele é bem preciso, muito constante e não é de cometer erros. Só falta mais quilometragem com o carro e conhecer as pistas. O Rodrigo tem a vantagem de ter um excelente preparo físico, nos testes ele dava muitas voltas e saía 'inteiro', o que mostra o comprometimento e profissionalismo dele", aponta.
"Estou bem ansioso, pois vai ser a minha primeira corrida de Fórmula 3 numa pista onde treinei pouco. Meu preparo físico se mostrou bom para os testes, vamos ver agora em ritmo de corrida. Sei que não vai ser fácil acompanhar os pilotos experientes, mas só andando para aprender", encerrou o paulista de 17 anos de idade.
Os treinos livres, classificação e a primeira corrida do ano acontecerão no sábado. A prova de encerramento será no domingo.
Confira os 10 inscritos na categoria A:
PropCar Racing - Rodrigo Baptista
Fortunato F3 Racing - Artur Fortunato
Cesário F3 - Pedro Piquet, Matheus Iorio
CF3 - Carlos Cunha Filho
Hitech Racing - Christian Hahn, Fernando Croce
Kemba Racing - Leonardo de Souza
RR Racing - Giuliano Raucci, Nicholas Silva
Confira os sete inscritos na categoria Light:
PropCar Racing - Matheus Muniz e Igor Fraga
Cesário F3 - Pedro Cardoso e Guilherme Samaia
Hitech Racing - Pedro Caland
RR Racing - Felipe Ortiz e Andreas Visnardi