No próximo sábado (27), será dada a largada para mais uma temporada da Rotax no Brasil. O Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia (SP), recebe a primeira etapa do Rotax Max Challenge Brasil São Paulo e terá a presença de mais de 100 pilotos. A temporada de 2016 também trará uma premiação histórica, com quase 300 mil reais.
Em crescimento no Brasil e já consolidada no kartismo paulista, a Rotax é a principal categoria do kart mundial, com mais de 100 mil motores em atividade. A marca austríaca desembarcou no Brasil em 2011 e, desde então, vem atraindo pilotos de todo o País, com nomes de grande expressão. “A Rotax tem crescido muito em todo o território nacional. Ano passado o crescimento aumentou ainda mais com a realização do Campeonato Sul-Americano em Florianópolis. Isso atraiu muitos pilotos de outras regiões de fora do Estado de São Paulo”, explica Wilton Santos Júnior, da Mach5 Karting, que detêm os direitos da Rotax no Brasil e Paraguai. “A atmosfera que a Rotax entrega é excelente. Corridas extremamente disputadas, com regulamento único no Mundo e premiações interessantes, como o RMC Grand Finals, conhecido como as Olimpíadas do Kart, onde os melhores pilotos do Planeta se reúnem para saber qual o melhor piloto Rotax em cada uma das categorias”, completa.
No Brasil, a Rotax iniciou sua história recente disputando o mesmo calendário da Copa São Paulo Granja Viana. E é neste campeonato que o RMC Brasil São Paulo inicia mais uma temporada. “Neste ano, teremos as tradicionais vagas para o Grand Finals e também vamos premiar os brasileiros com vagas para o US Open, que será disputado no Hotel Rio, em Las Vegas”, conta Wilton Júnior. “Serão sete vagas em jogo para cada competição, totalizando uma premiação de 266 mil reais. Isso é algo incomparável no kartismo brasileiro”, completou.
Ao longo do ano, a Rotax terá três competições importantes, que definirão os brasileiros que representarão o Brasil nas três competições. O RMC Brasil São Paulo terá dez etapas, sendo que em quatro delas será realizada uma programação especial. “Serão três etapas da Copa Rotax e uma etapa válida pelo Festival Brasileiro Rotax. Neste ano, os pilotos vão se classificar para o Grand Finals de uma forma diferente, focado no melhor aproveitamento entre a Copa Rotax e o Festival Brasileiro”, explica Wilton. “Além das vagas do Grand Finals no Brasil, os pilotos daqui também poderão concorrer a vagas que serão disputadas no Paraguai e durante o Sul-Americano, no Perú”, completou.
Confira como serão distribuídas as vagas do Grand Finals e US Open:
Junior Max (1): Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
Max (1): Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
Max Masters (1): Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
DD2 (2): Campeão da Copa Rotax | Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
DD2 Masters (2): Campeão Copa Rotax | Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
Grand Finals (Rotax Max Challenge Paraguai)
Junior Max (1): Campeão
Max (1): Campeão
US Open (Festival Brasileiro Rotax)
Micro Max, Mini Max, Junior Max, Max, Max Masters, DD2 e DD2 Masters: 1 vaga para o campeão de cada categoria.
Confira o calendário da Rotax:
RMC Brasil São Paulo
1a. Etapa - 27 de fevereiro
2a. Etapa - 12 de março
3a. Etapa - 09 de abril
4a. Etapa - 28 de maio
5a. Etapa - 18 de junho
6a. Etapa - 13 de agosto
7a. Etapa - 03 de setembro
8a. Etapa - 01 de outubro
9a. Etapa - 29 de outubro
10a. Etapa - 26 de novembro
Copa Rotax
1a. Etapa - 28 de maio
2a. Etapa - 18 de junho
3a. Etapa - 13 de Agosto
Festival Brasileiro Rotax
Etapa única - 03 de setembro
IRMC South American
8 a 10 de Julho - Lima, Perú
RMC Grand Finals
16 a 22 de Outubro - Sarno, Itália
US Open
1 a 5 de Novembro - Las Vegas, Estados Unidos