Está dada a largada para conhecer quais serão os pilotos brasileiros que representarão o País nas Olimpíadas do Kart, que será realizada em outubro, na Itália. O Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), será palco da primeira etapa da Copa Rotax, neste sábado (28).
Muito aguardada pelos pilotos, a Copa Rotax será realizada em três etapas nesta temporada. No início do ano, a Mach5, detentora dos direitos da Rotax no Brasil e Paraguai, anunciou a distribuição das onze vagas para o Rotax Max Challenge Grand Finals. "Serão nove vagas disputadas no Brasil e duas no Paraguai. A Copa Rotax é fundamental, já que duas vagas serão dadas aos campeões e as outras sete se complementam ao Festival Brasileiro", explicou Wilton Santos Junior, da Mach5. "Encorpamos a Copa Rotax e distribuímos as vagas pensando na meritocracia para o piloto mais regular", completou.
Neste ano, pela primeira vez, as categorias Micro e Mini Max participarão do Grand Finals. Com isso, as duas categorias se juntam à Júnior Max, Max e Max Masters, DD2 e DD2 Masters. O Brasil levará um representante de cada categoria. Os integrantes serão definidos pela soma de pontos da Copa Rotax e Festival Brasileiro. "Na DD2 e DD2 Masters, serão duas vagas em cada. Uma para o campeão da Copa Rotax e a outra pela somatória dos dois eventos", explicou Wilton.
Mesmo em tempos econômicos difíceis no Brasil, a procura pela Rotax tem aumentado consideravelmente. "Nós estamos mantendo nosso grid e temos muita procura de pilotos que buscam migrar para a Rotax. Nossas corridas possibilitam igualdade, com um ótimo custo x benefício. É interessante que essa é a filosofia da Rotax e esse resultado estamos vendo no Brasil", disse Wilton.
A expectativa é de que a delegação brasileira no Grand Finals seja ainda melhor que em 2015. "Ano passado, a delegação teve um excelente nível e fomos o quarto melhor País na competição. Para esse ano, a expectativa é de outro ótimo resultado", disse o dirigente. "Somos muito fortes nas categorias Micro e Mini Max. A inclusão dessas categorias nos dá ainda mais empolgação, já que a garotada é muito talentosa", completou.
Confira como fica a distribuição de vagas para o Grand Finals e também para o US Open:
Grand Finals (Copa Rotax e Festival Brasileiro)
Micro Max (1): Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
Mini Max (1): Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
Junior Max (1): Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
Max (1): Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
Max Masters (1): Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
DD2 (2): Campeão da Copa Rotax | Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
DD2 Masters (2): Campeão Copa Rotax | Pontuação Copa Rotax + Pontuação Festival Brasileiro
Grand Finals (Rotax Max Challenge Paraguai)
Junior Max (1): Campeão
Max (1): Campeão
US Open (Festival Brasileiro Rotax) Micro Max, Mini Max, Junior Max, Max, Max Masters, DD2 e DD2 Masters: 1 vaga para o campeão de cada categoria.
Confira o calendário da Rotax:
RMC Brasil São Paulo
1a. Etapa - 27 de fevereiro
2a. Etapa - 12 de março
3a. Etapa - 09 de abril
4a. Etapa - 28 de maio
5a. Etapa - 18 de junho
6a. Etapa - 13 de agosto
7a. Etapa - 03 de setembro
8a. Etapa - 01 de outubro
9a. Etapa - 29 de outubro
10a. Etapa - 26 de novembro
Copa Rotax
1a. Etapa - 28 de maio
2a. Etapa - 18 de junho
3a. Etapa - 13 de Agosto
Festival Brasileiro Rotax
Etapa única - 03 de setembro
IRMC South American
8 a 10 de Julho - Lima, Perú
RMC Grand Finals
16 a 22 de Outubro - Sarno, Itália
US Open
1 a 5 de Novembro - Las Vegas, Estados Unidos
As corridas deste sábado serão transmitidas, ao vivo, pelo site kgvonline.com.br a partir das 9 horas da manhã.