Foi um final de semana para ficar na história. Com essa
frase é possível definir a realização da primeira etapa da Copa Rotax e também
do RMC Brasil São Paulo, no último final de semana, no Kartódromo Granja Viana,
em Cotia, São Paulo. Além das grandes disputas, o sábado ficou marcado pelo
início do calendário histórico da Rotax no Brasil.
O clima no Kartódromo Granja Viana era cercado de
expectativas desde o início da semana, quando os pilotos realizavam os
primeiros treinos livres. Com a presença de competidores da América do Sul, a
Copa Rotax também faria sua estreia em um novo formato, composto por seis
etapas. “A Copa Rotax é fundamental para
os pilotos que querem se classificar para o Grand Finals. A procura foi grande
também por equipes do exterior, já que o Campeonato Sul-Americano Rotax desse
ano será aqui também”, explicou Wilton Santos Junior, da Mach5 Karting,
detentora dos direitos da Rotax no Brasil e Paraguai.
Na pista o que se viu foi um show, com brigas por posições a
todo instante e disputas intensas do início ao fim do grid. Para começar, a
categoria Micro Max mostrou a força da Rotax no Brasil, com um aumento significativo
do grid em relação à última temporada. Enzo Bedani foi o nome do final de
semana, ganhando as duas provas. Na primeira, ele foi seguido por Heitor Dall’Agnol
e Enzo Bettamio. Já na segunda João Pinheiro foi o segundo e Bettamio o
terceiro. “A Micro Max é a prova de que
os pais estão fazendo as contas e vendo que seus filhos podem competir em alto
nível, com motores rápidos, de baixíssima manutenção, com a vantagem de traçar
planos de experiência internacional aos pilotos, além de poder contar com o mesmo
motor por muitos anos, mesmo mudando de categoria', disse Wilton
Santos Junior.
Representante brasileiro no último Rotax Max Challenge Grand
Finals, Vinícius Tessaro fez prevalecer sua experiência na Mini Max, faturando
as duas corridas. Na primeira prova, Tessaro foi perseguido por Daniel
Murakami, que cruzou a linha de chegada em segundo, e por Lucca Zucchini, o
terceiro. Na segunda corrida, as posições se inverteram, com Zucchini em
segundo e Murakami em terceiro.
Na Júnior Max o clima esquentou, com boas disputas a cada
curva. Na pista, várias trocas de posição, em uma corrida movimentada do início
ao fim. Na primeira prova, Felipe Bartz cruzou a linha de chegada na primeira
posição, ao vencer as disputas com Dudu Trindade e Gabriel Gomez, segundo e
terceiro colocados, respectivamente. Já na segunda prova, foi a vez de Gomez
comemorar a vitória, seguido por Pedro Souza e Rodrigo Filho.
Sempre muito rápidas, as categorias DD2 e DD2 Masters
tiveram o domínio dos irmãos Coletta. Na primeira, Murilo Coletta venceu o
duelo com Rafael Reis e cruzou a linha de chegada na primeira posição, seguido
de Reis e Michel Aboissa, que foi o vencedor da classe Masters. Já na segunda
prova, foi a vez de Marcel Coletta faturar a vitória, seguido de seu irmão
Murilo e de Reis, que foi o terceiro. Fernando Guzzi foi o vencedor da classe
Masters.
Para encerrar o final de semana, as categorias Rotax Max e
Rotax Max Masters deram um aperitivo de como será a tônica da temporada, com
ótimas disputas e briga intensa pela liderança. Na Max, João Cunha soube
aproveitar sua experiência para conduzir seu kart até a vitória nas duas
baterias. Na primeira, o piloto foi seguido por Enzo Prando e Guilherme
Peixoto, que são dois grandes nomes da nova geração da categoria. Já na segunda
prova, Paulo Coelho conquistou a segunda posição, com Prando sendo o terceiro.
Na classe Masters, Lucas Zacante foi o vencedor das duas corridas.
Para Wilton Santos Junior, a primeira etapa da Copa Rotax
foi muito empolgante. “Certamente, saímos
satisfeitos daqui hoje. Tivemos grandes disputas, com dezenas de pilotos
brigando pela vitória. Isso mostra o crescimento da Rotax e a consolidação de
que estamos mais vivos do que nunca. Essa semana nossa fábrica na Áustria
comemorou a produção do nosso motor de número 100 mil. Somos a maior fabricante
de motores de kart do mundo, com o melhor programa de desenvolvimento do
kartismo mundial”, completou Wilton.
O calendário histórico da Rotax no Brasil em 2018 é composto
por cinco competições, sendo uma regional (RMC Brasil São Paulo), duas
nacionais (Copa Rotax e Campeonato Brasileiro Rotax), e duas internacionais
(IRMC South American e RMC Grand Finals). “Teremos
um ano e tanto. O Brasil é a Capital do kartismo nesta temporada. Receber o
Grand Finals pela primeira vez na América do Sul é uma honra muito grande.
Estamos todos muito ansiosos”, finalizou Wilton.
O Rotax Max Challenge Grand Finals é a principal corrida de
kart do planeta, realizada anualmente pela Rotax. Considerada as Olimpíadas do
Kart, a competição reúne 360 pilotos de 50 países, em uma final mundial, para
definir quem são os melhores pilotos das categorias Rotax. Para se classificar,
os competidores devem vencer as classificatórias, que são realizadas ao redor
do planeta e divididos entre competições nacionais e intercontinentais.
Neste ano, o Brasil terá 18 vagas sendo disputadas em
território verde e amarelo. O Grand Finals será disputado entre os dias 24 de
novembro e 1º de dezembro, no Circuito Internacional Paladino, em Conde, na
Paraíba.