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05/02/2018 15:19

Etapa inaugural da Copa Rotax na Granja Viana abriu calendário histórico da Rotax no Brasil

Fonte: WNGSPORTS.


Foto: MSI

Largada da Max e Max Masters


Foi um final de semana para ficar na história. Com essa frase é possível definir a realização da primeira etapa da Copa Rotax e também do RMC Brasil São Paulo, no último final de semana, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia, São Paulo. Além das grandes disputas, o sábado ficou marcado pelo início do calendário histórico da Rotax no Brasil.

O clima no Kartódromo Granja Viana era cercado de expectativas desde o início da semana, quando os pilotos realizavam os primeiros treinos livres. Com a presença de competidores da América do Sul, a Copa Rotax também faria sua estreia em um novo formato, composto por seis etapas. “A Copa Rotax é fundamental para os pilotos que querem se classificar para o Grand Finals. A procura foi grande também por equipes do exterior, já que o Campeonato Sul-Americano Rotax desse ano será aqui também”, explicou Wilton Santos Junior, da Mach5 Karting, detentora dos direitos da Rotax no Brasil e Paraguai.

Na pista o que se viu foi um show, com brigas por posições a todo instante e disputas intensas do início ao fim do grid. Para começar, a categoria Micro Max mostrou a força da Rotax no Brasil, com um aumento significativo do grid em relação à última temporada. Enzo Bedani foi o nome do final de semana, ganhando as duas provas. Na primeira, ele foi seguido por Heitor Dall’Agnol e Enzo Bettamio. Já na segunda João Pinheiro foi o segundo e Bettamio o terceiro. “A Micro Max é a prova de que os pais estão fazendo as contas e vendo que seus filhos podem competir em alto nível, com motores rápidos, de baixíssima manutenção, com a vantagem de traçar planos de experiência internacional aos pilotos, além de poder contar com o mesmo motor por muitos anos, mesmo mudando de categoria', disse Wilton Santos Junior.

Representante brasileiro no último Rotax Max Challenge Grand Finals, Vinícius Tessaro fez prevalecer sua experiência na Mini Max, faturando as duas corridas. Na primeira prova, Tessaro foi perseguido por Daniel Murakami, que cruzou a linha de chegada em segundo, e por Lucca Zucchini, o terceiro. Na segunda corrida, as posições se inverteram, com Zucchini em segundo e Murakami em terceiro.

Na Júnior Max o clima esquentou, com boas disputas a cada curva. Na pista, várias trocas de posição, em uma corrida movimentada do início ao fim. Na primeira prova, Felipe Bartz cruzou a linha de chegada na primeira posição, ao vencer as disputas com Dudu Trindade e Gabriel Gomez, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Já na segunda prova, foi a vez de Gomez comemorar a vitória, seguido por Pedro Souza e Rodrigo Filho.

Sempre muito rápidas, as categorias DD2 e DD2 Masters tiveram o domínio dos irmãos Coletta. Na primeira, Murilo Coletta venceu o duelo com Rafael Reis e cruzou a linha de chegada na primeira posição, seguido de Reis e Michel Aboissa, que foi o vencedor da classe Masters. Já na segunda prova, foi a vez de Marcel Coletta faturar a vitória, seguido de seu irmão Murilo e de Reis, que foi o terceiro. Fernando Guzzi foi o vencedor da classe Masters.

Para encerrar o final de semana, as categorias Rotax Max e Rotax Max Masters deram um aperitivo de como será a tônica da temporada, com ótimas disputas e briga intensa pela liderança. Na Max, João Cunha soube aproveitar sua experiência para conduzir seu kart até a vitória nas duas baterias. Na primeira, o piloto foi seguido por Enzo Prando e Guilherme Peixoto, que são dois grandes nomes da nova geração da categoria. Já na segunda prova, Paulo Coelho conquistou a segunda posição, com Prando sendo o terceiro. Na classe Masters, Lucas Zacante foi o vencedor das duas corridas.

Para Wilton Santos Junior, a primeira etapa da Copa Rotax foi muito empolgante. “Certamente, saímos satisfeitos daqui hoje. Tivemos grandes disputas, com dezenas de pilotos brigando pela vitória. Isso mostra o crescimento da Rotax e a consolidação de que estamos mais vivos do que nunca. Essa semana nossa fábrica na Áustria comemorou a produção do nosso motor de número 100 mil. Somos a maior fabricante de motores de kart do mundo, com o melhor programa de desenvolvimento do kartismo mundial”, completou Wilton.

O calendário histórico da Rotax no Brasil em 2018 é composto por cinco competições, sendo uma regional (RMC Brasil São Paulo), duas nacionais (Copa Rotax e Campeonato Brasileiro Rotax), e duas internacionais (IRMC South American e RMC Grand Finals). “Teremos um ano e tanto. O Brasil é a Capital do kartismo nesta temporada. Receber o Grand Finals pela primeira vez na América do Sul é uma honra muito grande. Estamos todos muito ansiosos”, finalizou Wilton.

O Rotax Max Challenge Grand Finals é a principal corrida de kart do planeta, realizada anualmente pela Rotax. Considerada as Olimpíadas do Kart, a competição reúne 360 pilotos de 50 países, em uma final mundial, para definir quem são os melhores pilotos das categorias Rotax. Para se classificar, os competidores devem vencer as classificatórias, que são realizadas ao redor do planeta e divididos entre competições nacionais e intercontinentais.

Neste ano, o Brasil terá 18 vagas sendo disputadas em território verde e amarelo. O Grand Finals será disputado entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro, no Circuito Internacional Paladino, em Conde, na Paraíba.

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