Vivendo uma época de transição depois do anúncio oficial da matriz na Áustria, os eventos com motores Rotax no Brasil terão uma nova formatação na
próxima temporada, agora sob o comando de Binho Carcasci, por 20 anos o
organizador e promotor da Seletiva de Kart Petrobras.
Nesta manhã de quarta-feira conversamos com Binho Carcasci
para saber sobre seus planos e de que forma os eventos Rotax serão conduzidos a
partir de janeiro de 2020.
Neste novo momento da Rotax no Brasil, as categorias Micro e
Mini competirão juntas, mas com classificação em separado. E as duas, assim
como a Júnior, Max e Max Master passarão a competir com motores sorteados,
enquanto a DD2 continuará com motores de propriedade dos pilotos.
Os motores sorteados receberão a equalização dos técnicos da
Rotax, que virão da Áustria para o Brasil em janeiro. Após isto, a área técnica
do Kartódromo Granja Viana se encarregará deste trabalho.
O campeonato tradicional da Rotax terá oito datas em 2020 e
será disputado dentro da Copa São Paulo Granja Viana. Quatro destas datas terão
três corridas, enquanto as outras quatro terão duas corridas. E cada uma destas
corridas será uma etapa, o que abre a possibilidade de dois ou três vencedores
diferentes por rodada.
Serão 20 baterias – e 20 etapas – ao longo do ano, todas
somando pontos para definir os campeões da temporada, formato que ainda passa
por estudo de viabilidade e sua consequente aprovação.
Os motores dos pilotos e equipes que participaram
regularmente dos eventos Rotax até aqui serão absorvidos pela Bora Karting, a
empresa de Binho Carcasci, desde que estejam em boas condições. “Poderemos
ficar com estes motores e trocar por benefícios no novo campeonato, como
desconto no aluguel dos motores sorteados”, disse Carcasci.
Os eventos Rotax no Brasil em 2020 deverão classificar seis
pilotos para o Rotax Max Finals, que ainda não teve seu local definido. A forma
de distribuição destas vagas ainda está sendo estudada.
Por fim, as competições com motores Rotax deverão ser
expandidas para outros Estados, não ficando apenas no Kartódromo Granja Viana. “Nossa
meta é conseguir realizar pelo menos dois campeonatos com motores Rotax fora de
São Paulo”, finaliza Binho Carcasci.