publicidade
23/10/2014 15:31

Rafael Câmara esteve próximo do título no Festival Brasileiro Rotax

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Cris Reis / Planet Kart Images

Rafael Câmara


O pernambucano Rafael Câmara (Dolly | Sabiá Racing) disputou no último fim de semana o Festival Brasileiro de Rotax no Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo. Competindo pela classe Mini Max, o piloto de nove anos se destacou em uma competição muito técnica e, mesmo diante de adversários mais experientes, de até 12 anos, ele esteve chegou estar vice-liderança da corrida Pré-Final quando, após receber um toque, perdeu sua chance de lutar pelo título nacional.

As disputas do campeonato tiveram início ainda na quarta-feira, com os treinos livres. Amparado pela equipe Sabiá Racing, o piloto usou ao máximo o tempo de pista aberta para ajustar seu kart e, logicamente, aprimorar sua pilotagem no traçado desta rodada. Como forma de incentivar ainda mais os pilotos, esta competição também foi válida pela nona rodada da Copa São Paulo Granja Viana.

Como completou nove anos apenas no meio desta temporada, Câmara não pôde disputar as primeiras etapas do ano. Também por este motivo ele pontua nas competições pela divisão Rookie, destinada exclusivamente aos pilotos estreantes. Com tudo acertado, o garoto seguiu para a tomada de tempos e, com a marca de 50s816, registrou a sexta posição do grid geral.

Ainda na tarde de sexta foram realizadas as duas primeiras corridas classificatórias. Rafael, em disputas muito acirradas, conseguiu evoluir com grandes ultrapassagens, figurando sempre no Top10 da Geral e no Top3 da Rookie. Aliás, pela divisão Rookie, ele conseguiu um terceiro lugar e uma vitória, seguindo assim muito bem colocado para a Pré-Final.

Dentro da estratégia determinada pela equipe, Rafael fez boa largada nesta penúltima prova e conseguiu evoluir até chegar à segunda posição geral. Sabendo que este resultado lhe deixaria na primeira fila do grid da Final e, logicamente, na luta direta pelo campeonato, ele seguia determinado em busca da bandeirada. Na última volta desta prova, porém, ele recebeu um forte toque que acabou lhe tirando da pista. Com o kart empenado ele ainda voltou para o traçado e finalizou com o oitavo lugar geral e com o quarto na Rookie.

Apesar de decepcionado, ele voltou para a pista para a última corrida. Sem que a equipe tivesse tempo hábil para fazer o conserto ideal em seu kart, o piloto fez o seu melhor. Em uma largada excepcional, pela parte de fora da pista, Câmara pulou da oitava para a quarta posição e seguiu com muita dificuldade para manter o equipamento na pista. Ao final Câmara recebeu a bandeirada na terceira posição da Rookie e no sétimo na geral.

"Rafael teve em suas mãos a chance de largar na primeira fila Final e, logicamente, lutar pela conquista do campeonato. Infelizmente ele foi atingido em uma batida onde foi muito prejudicado. É duro ter de aceitar uma situação assim, mas acredito que o aprendizado fica para sempre. Seguiremos nosso calendário e, certamente, muitas vitórias ainda estarão em nosso caminho", comentou Amaro Câmara, pai do piloto.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!