A décima e decisiva etapa da Copa São Paulo Granja Viana, realizada na última semana, em Cotia (SP), coroou o paulista Beto Nini como campeão da competitiva categoria Stock 125, destinada aos karts equipados com motores de partida. Nini foi campeão utilizando um motor Rotax.
Tradicionalmente conhecida por ter as melhores e mais competitivas categorias do kartismo mundial da atualidade, a Rotax se especializou em fabricar motores para suas próprias competições. Porém, seu bom desempenho, aliado à sua confiabilidade, fez com que Nini optasse em disputar a competição com o motor austríaco.
'Eu peguei o meu motor que tinha, antes da atualização Evo, e coloquei para competir. Era o único motor que eu tinha, então optei em ir com ele mesmo. O motor Rotax é lacrado, do jeito que estava, coloquei para andar. Meu objetivo era ser regular e constante, então eu coloquei para andar na Stock 125, contra os Parilla', conta Nini. 'Quando eu entrei na categoria com o motor Rotax, o pessoal torceu o nariz. Mas não foi bem assim. O motor é confiável. É um motor que não quebra. Se tiver todo um conjunto bem feito, dá certo. Um chassi rápido, um piloto rápido e um motor confiável, dá certo. A prova é isso aí. Conquistamos o título', comemorou.
Antes de conquistar o Mundo com as competições monomarca, a Rotax fez sucesso competindo em campeonatos regulares de kart, dominando diversas categorias na década de 80, principalmente na Europa. Em 1997, a marca lançou os motores Max e deu o pontapé inicial para o que é hoje o principal e mais bem-sucedido negócio do kartismo mundial.
'Foi muito bacana o Beto Nini ter apostado na Rotax na categoria Stock 125. A Rotax investe muito em desenvolvimento e tecnologia. Porém, como ela criou seu próprio ‘ecossistema’ de competição, não é comum ver os nossos motores disputando corridas multimarcas. O título dele mostra que nossos motores não perdem em nada para os outros. Temos velocidade, qualidade e, principalmente, durabilidade. Gostaria de parabenizá-lo pela conquista. Ele é um piloto que acreditou no projeto da Rotax aqui no Brasil, comprou a ideia e ‘rompeu fronteiras’, disputando a Stock 125 e sendo campeão', disse Wilton Santos Junior, da Mach5 Karting, detentora dos direitos da Rotax no Brasil e Paraguai.
A categoria Stock 125 é disputada tradicionalmente na Copa São Paulo Granja Viana, onde os pilotos optam em competir individualmente ou em duplas. 'A corrida tem duração de 50 minutos, com uma parada obrigatória', explicou o campeão, Beto Nini. 'Foi muito legal que, na última corrida, eu acabei batendo na primeira parte da corrida. Na parada obrigatória, arrumamos meu kart e todo mundo estava torcendo por mim. Foi incrível que, quando voltei, estava mais rápido do que antes. Foi muito legal a torcida do pessoal', contou o piloto.
Para Wilton Santos Junior, o título de Beto Nini é mais uma prova de que a Rotax se consolidou no Brasil. 'Estamos passando por um momento econômico delicado em nosso País. Mesmo assim, tivemos recorde de pilotos e um aumento de participação de pilotos brasileiros no Sul-Americano e no Grand Finals. Além disso, para 2017, vários pilotos já nos procuraram para migrar para os motores Rotax. O título de Nini mostra que temos mais uma possibilidade de utilização de nossos motores', disse o dirigente.