O Rotax Max Challenge, campeonato de kart presente em diversos países e que começará em fevereiro sua segunda temporada no Brasil, traz mais duas novidades para o automobilismo nacional: as categorias Mini-Max, para pilotos entre nove e doze anos, e DD2 Masters, com pacote técnico inovador e para competidores com mais de 32 anos. As quatro categorias, Mini-Max, Junior, Max e DD2 Masters, já estarão em ação no próximo dia 11 de fevereiro, quando começa a temporada 2012 do Rotax Max Challenge Brasil, no Kartódromo Internacional da Granja Viana, em São Paulo.
Wilton Santos Júnior, Gerente Geral do Rotax Max Challenge no Brasil, explica o objetivo da entrada das duas novas categorias. "A Mini-Max tem motor de 13,6HP e está aberta para pilotos que completam nove anos em 2012. Já a DD2 Masters é focada para competidores com 32 anos ou mais, tem motor de 33HP e câmbio borboleta no volante, com duas marchas, uma de baixa e outra de alta".
"Além disso, o DD2 possui um conceito interessante, já que a potência gerada no motor é transmitida diretamente ao eixo traseiro do kart sem utilização de corrente", acrescenta. Mas estas não são as únicas atrações das novas categorias. Em jogo, estarão duas outras coisas, além da consagração natural com a conquista dos títulos.
"A Mini-Max irá levar seu campeão para participar do Flórida Winter Tour 2013 e a DD2 Masters classificará um representante brasileiro para a disputa do Rotax Max Challenge Grand Finals, que neste ano será realizado no Algarve, em Portugal. Juntas com a Júnior e a Max, teremos quatro modalidades para várias idades diferentes e continuamos nosso trabalho para consolidar a Rotax no Brasil", encerra.
Na edição 2012 do Flórida Winter Tour os pilotos Pedro Piquet e Nelsinho Piquet participaram ao lado de mais de 290 competidores dos quatro cantos do mundo em busca de vagas para a disputa do Rotax Max Challenge Grand Finals, as olimpíadas do kart, que serão realizadas em novembro, em Portugal. Sobre a experiência, Nelsinho comenta.
"A organização foi excelente e um evento muito legal. A Rotax está de parabéns pela qualidade da competição. Foi um desafio interessante para mim, já que o equipamento é diferente do qual estou acostumado, mas tanto eu quanto o meu irmão, Pedro, gostamos muito da experiência", fala Nelsinho Piquet.
A temporada 2012 do Rotax Max Challenge Brasil começa no dia 11 de fevereiro e terá dez etapas ao longo do ano. Confira o calendário:
11 de fevereiro
17 de março
21 de abril
05 de maio
02 de junho
30 de junho
04 de agosto
01 de setembro
22 de setembro
27 de outubro