O Rotax Max Challenge Brasil voltou a reunir muitos dos melhores pilotos de kart do país no último fim de semana. A competição desembarcou na mais tradicional pista do Brasil, a do Kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, na capital paulista, para a edição 2015 do Festival Brasileiro de Rotax.
Dentro da pista, o mais alto nível técnico proporcionado por mais de 70 pilotos. E o saldo foram sete novos campeões brasileiros, quatro novos classificados para o Rotax Max Challenge Grand Finals e mais uma parte da história do automobilismo nacional sendo escrita por Rubens Barrichello.
Dono do maior número de GPs disputados na Fórmula 1 e atual campeão da Stock Car e do Sul-Americano de Rotax, Barrichello conquistou mais um título no kart. Seu sexto título de âmbito nacional no kartismo foi vencido na pista onde iniciou sua carreira de piloto, ainda nos anos 80. Assim como fizera - e vencera - no Sul-Americano, Rubens disputou o Festival Brasileiro x Rotax pela categoria DD2 e garantiu o título ao vencer a corrida Final, no sábado. Nelson Stanisci ficou com o vice-campeonato atingindo o indice para representar o Brasil no Rotax Max Challenge Grand Finals, as Olimpiadas do Kart - visto que Barrichello já tinha lugar garantido por conta do título continental.
Outro campeão sul-americano que brilhou em Interlagos foi o paulista Fernando Guzzi. Ele venceu as quatro baterias da categoria Rotax DD2 Masters e ficou com o título. E assim como na DD2, a vaga para as Olimpiadas ficou com o vice-campeão: o paulista Renato Russo.
As disputas também foram intensas nas categorias Rotax Max e Rotax Junior Max. Na primeira delas, João Rosate e Luca Travaglini repetiram o duelo que protagonizaram no Sul-Americano. Desta vez, porém, Luca levou a melhor sobre o piloto goiano e venceu a corrida decisiva para ficar com o título brasileiro. Os dois estarão em Portugal no Rotax Max Challenge Grand Finals, já que conquistaram as duas vagas em jogo no Brasil este ano. Entre os pilotos da Rotax Max Masters, o Catarinense Marcos Rubin mostrou a boa forma e não deu chances aos adversários vencendo as quatro corridas do fim de semana, conquistando o título Brasileiro.
Na Júnior Max, Thiago Lopez “deu o bote” nas corridas de sábado para ficar com o título. Nas duas baterias classificatórias, ele largou ao lado de Eduardo Barrichello na primeira fila do grid - e fechou o primeiro dia de disputas com um segundo e um terceiro lugares. Segundo no grid da pré-final, tomou a liderança ainda na largada para vencer de ponta a ponta. Repetiu o desempenho na final e conquistou o título brasileiro e a vaga no mundial.
Na Mini Max as disputas também foram bastante animadas onde todos os pilotos tinham condição de levar o titulo de campeão. Ao final Matheus Morgatto levou o título de campeão da Mini Max; Na categoria para os pilotos mais jovens da Rotax, a Micro Max, Ricardo Gracia, venceu a bateria final e o título de campeão.
A próxima etapa do Rotax Max Challenge - Brasil ocorrerá no dia 10 de Outubro, no Kartódromo Granja Viana. Ela marcará a final da Copa Rotax nas categorias Junior Max, Max e Max Masters, onde os campeões tambêm se classificam para as Olimpíadas do kart, formando a delegação brasileira em Portimão, Portugal.