A disputa do 12º Rotax Max Challenge Grand Finals, realizado neste ano em Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, marcará a estreia dos representantes brasileiros na competição, Yuri Alves, Jorge Mortara e Gaetano Di Mauro em campeonatos mundiais. Entusiasmados, os três pilotos não podem esperar mais para começar a briga pelo título de suas categorias. A programação do evento começou neste sábado com instruções e sorteio de equipamentos, mas atividades de pista apenas hoje (21) durante os primeiros treinos livres.
Para o carioca Yuri Alves, de 23 anos, a disputa no Rotax Max Grand Finals em Al Ain é a realização de um sonho. "Desde que eu comecei a competir de kart sempre sonhei em correr contra os melhores e a disputa das Olimpíadas do Kart me coloca nesta posição. Realmente é um sonho poder enfrentar tantos competidores bons e de tantas partes diferentes do mundo", avalia o piloto. "Vi alguns vídeos sobre o evento e estou muito ansioso", revela Yuri.
"Quero muito correr e ver o que eu posso conquistar, testar meus limites e espero conseguir chegar entre os ponteiros. Nunca estive no Oriente Médio antes, sem dúvida será uma experiência incrível para mim", encerra o campeão da Rotax Max 125 Brasil em 2011.
Com a vaga para a final mundial conquistada após a vitória na etapa decisiva em outubro, Jorge Mortara, de Sorocaba (SP), e com 27 anos, o piloto admite que não esperava participar de um evento como este em tão pouco tempo.
"Esta oportunidade é a realização de um sonho e será uma excelente experiência para mim. Chegar a uma competição mundial após ter iniciado no kart apenas em 2008 era inesperado, mas foi fruto de muito foco e dedicação. Acredito que terei uma chance incrível para demonstrar meu potencial", avalia Jorge, que complementa falando sobre a expectativa para a semana em Al Ain. "Sem dúvida será um evento grandioso e extremamente competitivo".
"Meu objetivo é sempre brigar pela vitória. Mesmo difícil, acredito na possibilidade de voltar com um troféu na bagagem. Será, acima de tudo, uma experiência fascinante para mim, já que terei a oportunidade de conhecer um país rico com uma cultura tão diferente da nossa", encerra Jorge Mortara.
Piloto mais jovem do time brasileiro, Gaetano Di Mauro, de 14 anos e natural de São Paulo, competirá na categoria Rotax Max Júnior, ao contrário de Yuri e Jorge que disputarão a Rotax Max Sênior.
Também ansioso, Gaetano espera um evento positivo representando seu país. "Também estou bastante ansioso com esta nova experiência. Ter a oportunidade de representar o meu país em um evento como esse é muito legal e espero trazer um bom resultado para casa", declara o piloto que conquistou sua vaga na disputa mundial por ter vencido a categoria Rotax 125 Júnior Max no Brasil.