Desde o último domingo (25) o Circuito Paladino, na grande
João Pessoa (PB), se tornou a capital mundial do kartismo. A pista recebe até o
próximo sábado as atividades do Rotax Max Finals, o Campeonato Mundial de Kart
Rotax, e tem a presença de mais de 360 competidores de 55 países.
Junto a extensa programação do evento foi apresentada pela
primeira vez no Brasil a nova modalidade de karts que está em desenvolvimento
pela FIA, os E-karts. A primeira geração dos karts elétricos de competição
chegou ao Brasil neste fim de semana para as disputas da I Copa Américas de
E-Karts. O evento, promovido pela própria FIA, teve como principal objetivo
agregar pilotos de diferentes países e, mais do que isso, propagar as ideias do
novo e ambicioso projeto da principal entidade do automobilismo mundial.
DETALHES TÉCNICOS DO PROJETO – O departamento de engenharia
e desenvolvimento da FIA têm trabalhado no projeto de veículos elétricos há
cerca de 10 anos. Inicialmente o primeiro objetivo foi a criação da Fórmula-E, que
neste ano, disputará a sua sexta temporada. Também para a temporada 2018/2019
será lançado o Jaguar E-Trophy, competição com veículos elétricos de produção
em série e que será realizada como evento suporte à F-E. Neste contexto, há
cerca de cinco anos, foi dado início ao Projeto E-Kart.
O equipamento que chegou ao Brasil para a I Copa Américas de
E-Karts é composto por um chassi desenvolvido especialmente para a competição
fabricado pela francesa Sodi Karts. O motor e demais componentes eletrônicos é
fabricado por uma parceria tecnológica entre a Rotax (AUS) e a Porsche (ALE). A
potência dos karts é de 24 KW desenvolvidos por meio de três marchas. O peso do
kart atinge 150 kg. O conjunto de baterias tem autonomia de até nove minutos e
a velocidade máxima no Paladino atingiu os 130 km/h no fim da reta dos boxes.
Como o projeto e a tecnologia dos E-karts estão em constante
desenvolvimento, a FIA já confirma para o mês de agosto de 2019 o lançamento da
segunda geração dos karts elétricos. Dentre as principais mudanças do novo
modelo estão o fornecimento de um kit composto por motor e baterias que será
capaz de ser adaptado em qualquer chassi homologado pela CIK/FIA. Além disso, o
peso final do kart será reduzido em 50 kg tornando, dessa forma, o equipamento
muitos mais ágil e veloz. Por fim, a autonomia das baterias passará a 12
minutos, representando um aumento de mais de 30% em relação aos modelos atuais.
Todo o projeto E-Kart tem a sua tecnologia e custos
suportados pelo programa de jovens talentos da Porsche em parceria com a
própria FIA, idealizadora e grande interessada no projeto como um todo.
“Estou pessoalmente
envolvido há seis anos no Projeto E-Kart. A cada ano estamos implementando
novas tecnologias e, sobretudo, ampliando os horizontes desse projeto que visa,
sobretudo, a manutenção do automobilismo de competição desde a sua base. Na
Alemanha já temos a indicação de leis que nos obrigariam a fechar as pistas de
competições num futuro muito próximo em virtude de poluição ambiental e
poluição sonora. Deste modo, cada vez mais, os e-karts se transformaram não
apenas no futuro, mas, sobretudo, na manutenção do esporte-motor”, comentou
o engenheiro alemão Karl Stenger, responsável da FIA que está acompanhando as
atividades na Paraíba.
COMO FOI A COMPETIÇÃO – Para participar desta primeira
edição da Copa Américas de E-Karts a FIA convidou 16 pilotos de 12 países
diferentes para competirem junto à programação do Rotax Max Challenge Grand
Finals. Foram inscritos participantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia,
El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e República Dominicana.
A competição foi composta no domingo (25) por uma sessão de
treinos livres, uma tomada de tempos e a Pré-Final. Nesta segunda-feira, então,
os karts retomaram o traçado para um rápido treino de aquecimento e, em
seguida, a grande Final.
Competindo em casa, o piloto brasileiro Sérgio Crispim, de
João Pessoa, dominou as atividades desde o início. Ele foi o mais veloz em
todas as atividades e, de ponta a ponta, venceu as duas corridas. Na final ele
foi bastante pressionado nas primeiras voltas pelo colombiano Juan José
Rodriguez, que acabou ficando para trás e sendo superado ainda por Karim Bock,
da República Dominicana, que encerrou a prova com o Vice-Campeonato. Rodriguez
completou o pódio no terceiro lugar.
“Estamos extremamente
felizes com a competição que realizamos aqui no Brasil. Tudo aconteceu muito
bem, de maneira tranquila, e atingimos o nosso principal objetivo que foi o de
apresentar a categoria para os pilotos, familiares e mecânicos de 55 países que
estão aqui. Do ponto de vista da competição nos causa grande alegria a
oportunidade de ter oferecido aos jovens de 12 países diferentes a chance de
conhecer e pilotar os novos karts elétricos. Tenho certeza que, voltando aos
seus países de origem, irão propagar esta experiência e, desta forma, vamos
difundido a iniciativa da nova geração de karts que certamente irá tomar todas
as pistas daqui alguns anos”, concluiu Steiner.