publicidade
18/10/2014 19:35

Festival Brasileiro Rotax definiu os campeões e os representantes nas Olimpíadas

Fonte: KartPress Motorsport Management


Foto: Mario Ferreira

Quase 100 pilotos disputaram a competição


Foi um final de semana perfeito, recheado de boas disputas e bons grids. Estamos falando do Festival Brasileiro Rotax, realizado durante toda esta semana e encerrado neste sábado (18), no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). Sete novos campeões nacionais foram conhecidos, além disso a competição definiu os nomes que farão parte da delegação brasileira no Rotax Max Challenge Grand Finals, as Olimpíadas do Kart, que será realizada entre os dias 25 e 29 de novembro, na cidade de Valência, na Espanha.

O sábado começou dando indícios de que teria um dia chuvoso em Cotia, porém o sol apareceu e abrilhantou ainda mais a festa. Após duas corridas classificatórias realizadas na sexta-feira, os pilotos do Festival Brasileiro Rotax partiram para as corridas pré-finais, que definia o grid da grande final.

Já nas finais, a categoria Micro Max foi a primeira a conhecer o vencedor. O catarinense João Vitor Barcelos, que havia dominado todo o final de semana, venceu, seguido pelo também catarinense Gabriel Gomez, que impôs um excelente ritmo desde a largada, e por Pedro Braga. Theo Manna e Felipe Bartz completaram os cinco primeiros colocados. Como prêmio, o vencedor da Micro Max recebeu um cheque bônus de US$ 2.500,00 para disputar o Florida Winter Tour 2015, nos Estados Unidos. O dono do prêmio foi Gomez, já que Barcelos não havia disputado duas etapas na categoria em 2014 e, por regulamento, não pôde usufruir do prêmio.

Na Mini Max as disputas também foram intensas. Derek Ryan conseguiu segurar os adversários, suportar a pressão, e conquistou o título, com Lorenzo Piantieri em segundo e Matheus Morgatto em terceiro. Pela conquista, Ryan ganhou o mesmo prêmio de Gabriel Gomez (Micro Max), ou seja, US$ 2.500,00 para utilizar no Florida Winter Tour 2015.

Depois, foi a vez da categoria Rotax Max. Um dos melhores pilotos da atual temporada do kartismo brasileiro, Luca Travaglini, fez um campeonato consciente e comemorou o título, seguido de Wiliam Freire e Lucas Souza. Como prêmio, Travaglini conquistou uma vaga no Rotax Max Challenge Grand Finals, e representará o Brasil na competição.

Já na Rotax Max Masters, as disputas entre Fernando Guzzi, Leonardo Nienkotter e Renato Russo eram muito aguardadas, porém já na primeira curva Nienkotter recebeu um toque e ficou pelo caminho. A partir daí a disputa ficou entre Guzzi e Russo. Da metade para o final da prova, Guzzi conduziu seu kart com tranquilidade até a bandeirada final, com Russo em segundo. Neste momento, Guzzi garantiu sua vaga no Rotax Max Challenge Grand Finals.

A categoria Júnior Max, que foi muito disputada desde as primeiras atividades de pista, tinha o paulista Caio Collet como favoríto a conquistar o título. E assim foi. Com uma pilotagem sem erros, o paulista venceu e comemorou o título nacional, com Murilo Coletta em segundo e Duda Naves em terceiro. Por não ter idade suficiente para disputar o Rotax Max Challenge Grand Finals, previsto em regulamento, Collet não poderá participar da competição. Com isso, Coletta ficou com a vaga.

A categoria mais rápida da competição, a DD2/DD2 Masters, teve uma corrida final empolgante, com várias disputas pelas posições intermediárias. Lá na frente, o sempre rápido Yuri Alves, conduziu seu kart até a vitória em um ritmo intenso e foi o campeão na DD2. Alves foi acompanhado de perto durante todo o final de semana por Michel Aboissa, segundo colocado, e campeão na DD2 Masters. Fernando Guzzi foi o terceiro colocado e vice-campeão na DD2 Masters. O resultado da DD2 foi decisivo para definir todo o time do Brasil nas Olimpídas do Kart. Três vagas estavam em jogo, sendo uma na DD2 (que ficou com Alves) e duas na DD2 Masters. Aboissa e Guzzi ficaram com as vagas na DD2 Masters, porém como Guzzi já havia garantido sua vaga na Rotax Max Masters, Renato Russo, segundo colocado na categoria Max Masters, herdou a vaga.

Com isso, a delegação brasileira que disputará o Rotax Max Challenge Grand Finals ficou definida desta forma: Michel Aboissa, Renato Russo e Fernando Guzzi (DD2 Masters), Yuri Alves (DD2), Luca Travaglini (Max), Murilo Coletta (Júnior Max) e Pedro Cardoso (conquistou a vaga internacional no Florida Winter Tour deste ano).

O Festival Brasileiro Rotax reuniu quase 100 pilotos no Kartódromo Granja Viana e segue o sucesso mundial da marca de motores austríacos. Wilton Santos Júnior, responsável pela Rotax no Brasil, avaliou o evento como um sucesso. “Nesta semana tivemos a prova do crescimento que a Rotax está tendo no Brasil. Estamos avançando, entregando aquilo que a rotax mais valoriza, que é o desenvolvimento e as disputas dentro da pista. Seguindo o que acontece no mundo todo, a Rotax está crescendo de forma consolidada no Brasil. Foi um evento excelente, com belas corridas. Em 2015 teremos o Rotax Max Challenge South American aqui no Brasil e isso nos motiva ainda mais para realizar um ótimo trabalho”, avaliou Júnior.

Agora, os pilotos selecionados para representar o Brasil nas Olimpíadas do Kart se preparam para a competição que será disputada na Espanha. O Rotax Max Challenge Grand Finals reúne quase 300 campeões de competições nacionais e internacionais da Rotax pelo Mundo, quando disputam o título mundial. 

Em 2015, o Brasil sediará o Rotax Max Challenge South American, principal competição sul-americana da marca austríaca. O local e a data ainda não foram definidos e será anunciado em breve pelos organizadores.

Confira os resultados finais do Festival Brasileiro Rotax 2014:

Rotax Micro Max

1. João Vitor Barcelos
2. Gabriel Gomez
3. Pedro Braga
4. Theo Manna
5. Felipe Bartz
6. Pedro Aizza
7. Fernando Barrichello
8. Nicolas Giaffone
9. Andrew Maciel

Rotax Mini Max

1. Derek Ryan
2. Lorenzo Piantieri
3. Matheus Morgatto
4. Guilherme Oliva
5. Leonadro Reis
6. Gabriel Bortoletto
7. Rafael Camara
8. Thiago Giaffone
9. Lucas Alvarenga
10. Francisco Porto
11. Eduardo Barrichello
12. João Rodrigues
13. Pedro Baldy
14. Pedro Ebrahim

Rotax Junior Max

1. Caio Collet
2. Murilo Coletta
3. Duda Naves
4. Thiago Lopez
5. Enzo Prando
6. Guilherme Peixoto
7. Lucas Annuza
8. Guilherme Palhari
9. Guilherme Belfort
10. Juan Crespi
11. Pedro Burguer
12. Matheus Dias
13. Eduardo Barrichello
14. Victor Schonoma
15. Natã Leal
16. Andrey Fortes
17. Rafael Reis
18. Luca Parizotto
DQ. Marcel Coletta

Rotax Max

1. Luca Travaglini
2. William Freire
3. Lucas Souza
4. William Furia
5. Pedro Sanchez
6. Felipe Massoni
7. Diego Aviles
8. Breno Rosate
9. Gabriel Oliveira
10. Guilherme Baldin
11. Elder Martins
12. Gustavo Valença
13. Michel Funini
14. Caio Parizotto
15. Andre Salmoria
16. Leonardo Baran
17. Pietro Guglielmi

Rotax Max Masters

1. Fernando Guzzi
2. Renato Russo
3. Fabiano Laluce
4. Michael Pryor
5. Fabiano Fechine
6. Mauricio Lund
7. Sergio Botto
8. Roberto Azanna
9. Leonardo Nienkotter

Rotax DD2/DD2 Masters

1. Yuri Alves
2. Michel Aboissa (M)
3. Fernando Guzzi (M)
4. Giulio Borlenghi
5. Renato Rios
6. Roberto Azanna (M)
7. Marcelo Manna (M)
8. Gabriel Paulino
9. Munir Aboissa (M)
10. Rafael Falk (M)
11. Carlo Collet (M)
12. Flavio Kawakami (M)
13. Alexandre Palhari
14. Paulo Martinelli
15. Jefferson Muccio
DQ. Beto Nini (M)
DQ. Nelson Stanisci 

  • Não há comentários cadastrados até o momento!