O catarinense Leonardo Nienkotter, multicampeão no kart e com um currículo repleto de conquistas no automobilismo nacional e internacional, com passagens pela F-Ford, F-3, Fórmula 3000, Trofeo Linea e Brasileiro de Marcas, confirmou a conquista do bicampeonato Sul-Americano de Kart. O piloto havia vencido na pista o IRMC South American, realizado no dia 5 de Julho, em Florianópolis (SC), mas havia sido penalizado em cinco segundos. Em recurso julgado na última terça-feira pelo STJD, Nienkotter foi declarado campeão por unanimidade de votos.
Dono de um extenso currículo de vitórias no kart, Nienkotter chegou para disputar o Campeonato Sul-Americano de Kart Rotax motivado. Mesmo em sua terceira corrida pela categoria DD2 Masters, que utiliza karts com marcha, o piloto de Santa Catarina estava determinado em conquistar o bicampeonato. A primeira conquista havia sido há 21 anos, em 1994, também em Florianópolis (SC), no dia 1 de Maio, que é lembrado por todos pela morte de Ayrton Senna. Naquela ocasião, Nienkotter, ainda um jovem piloto de kart, havia sido campeão, com Ricardo Maurício (Stock Car), sendo o vice.
Em sua trajetória na competição de 2015, Nienkotter sempre esteve entre os mais rápidos e, na corrida final, venceu. Porém, após o pódio, os comissários desportivos impuseram uma punição de 5 segundos a Nienkotter, o que fez com que Nienkotter ficasse com o vice-campeonato. Fazendo valer do regulamento, o catarinense entrou com um recurso administrativo, que foi julgado de forma favorável e por unanimidade, ao catarinense.
Com isso, o resultado de pista foi mantido e Nienkotter foi declarado campeão Sul-Americano de Kart. “Estou muito feliz que o resultado conquistado na pista prevaleceu”, disse Nienkotter ao saber da decisão do STJD.
O próximo desafio de Nienkotter será no RMC Grand Finals, as Olimpíadas do Kart, onde se juntará à delegação brasileira para defender o País na principal competição do kartismo mundial no segundo semestre e que será disputada em Portugal, em Novembro.
Nienkotter conquistou a vaga ao ser campeão do Flórida Winter Tour, nos Estados Unidos, no começo do ano. Como o Campeonato Sul-Americano também credenciava o vencedor a participar da competição mundial, o vice-campeão herdou a vaga de Nienkotter e também irá para Portugal.
Confira os principais títulos de Nienkotter no kart:
1993 – Campeão Pan-Americano
1994/2015 – Bicampeão Sul-Americano
2010 – Campeão Brasileiro
2010/11/12 – Tricampeão SKUSA
2015 – Campeão Flórida Winter Tour