A 6ª etapa da Copa São Paulo KGV tem tudo para ser um
“treino de luxo” para os competidores brasileiros que sonham com uma vaga no
Mundial de Rotax, competição que será realizada entre 19 e 26 de novembro em
Portimão, Portugal.
Entre as cinco vagas reservadas para o Brasil, uma delas
será definida no Kartódromo Granja Viana, a da Rotax Júnior Max, na 7ª etapa da
Copa, em 17 de setembro. Antes disso, neste final de semana, os pilotos
competem pela sexta etapa do campeonato com duas baterias para cada categoria.
“Será uma etapa extra do campeonato, portanto, todos os
pilotos com idade para competir na Rotax Júnior Max podem se inscrever. Vamos
aproveitar a data da Copa São Paulo KGV, que é um grande parceiro nosso, e quem
ganhar a etapa de setembro automaticamente leva a vaga para competir na
seletiva. Nós vamos divulgar em breve o formato das baterias, mas o piloto
precisa ter apenas o chassi, já que a seletiva é realizada com motores
sorteados”, diz Binho Carcasci, lembrado que a Júnior Max abrange pilotos
com idade mínima de 11 anos desde que completem 12 anos ainda em 2022, enquanto
a idade limite é de 14 anos.
“A etapa deste final de semana no KGV é interessante para
os pilotos já começarem a treinar na Júnior Max e chegarem mais bem preparados
na Seletiva que vamos realizar em setembro”, completa Binho, que é
representante da Rotax no Brasil.
Bicampeão paulista, Tito Giaffone foi o representante
brasileiro na Rotax Júnior Max em Sakhir, no Bahrein, onde foi realizado o
Mundial em 2021, e aprovou a organização, formato e nível da competição.
“Disputar o Mundial de Rotax foi uma experiência única
para mim no ano passado. Nunca imaginei que teria essa oportunidade e o que
mais gostei da competição foi ter corrido em grids com 36 pilotos na mesma
prova. As disputas são intensas em todas as partes da prova, sempre você está
envolvido em alguma briga na pista e é muito legal. A corrida inteira é
disputada demais”, diz Tito, que fez sua primeira competição internacional
no Mundial de Rotax.
Além de Tito, o Brasil também esteve representado no Mundial
2021 por Pedro Sousa na Sênior Max, Leonardo Reis na Rotax DD2, além de
Fernando Guzzi e João Cunha na Rotax DD2 Masters. Para 2022 serão cinco vagas
brasileiras: Júnior Max, DD2, DD2 Master, Max e Mini Max.
“A organização do Mundial era super boa e os karts muito
bem equalizados, com praticamente todos os pilotos virando em uma diferença de
apenas três ou quatro décimos. Esse ano estou muito motivado para buscar essa
vaga de novo e vou fazer de tudo para ganhar. É um evento fechado, então é
muito bacana estar lá por já ter conquistado vaga por outra competição. Isso é
sensacional e estou querendo muito ir para lá de novo”, completa Tito.