O kartista brasileiro Rafael Câmara, de apenas 11 anos, esteve na disputa do Rotax Max Challenge Grand Finals, em Sarno, na Itália, entre os dias 19 e 22 de outubro. A competição, considerada as Olimpíadas do kart, reúne pilotos de vários países e é destaque por sua alta competitividade.
A categoria Mini Max fez a sua estreia no evento, assim como Câmara, que pilotou o kart #64 da equipe Mach 5 Karting. Depois de começar o campeonato com dificuldades no acerto técnico do kart, Câmara conseguiu superar as adversidades iniciais e fez uma ótima bateria final ao largar de 28º e terminar em 14º na disputa que reuniu quase 40 kartistas.
'Foi realmente uma experiência muito importante para a minha carreira. No começo, tivemos dificuldades técnicas com o kart, não consegui fazer muitos treinos e isso prejudicou o início da competição. Com um grid cheio e corridas curtas, é muito importante conseguir largar nas primeiras filas e, com estes problemas, não consegui. Tive que largar lá de trás e estava difícil brigar para subir. Para a final, o kart melhorou, mas infelizmente já era tarde. Larguei em 28º e subi até a 14ª posição. Fiquei feliz com essa última corrida. Se ela fosse mais longa, como a maioria no Brasil, talvez eu conseguisse mais posições', destacou Câmara, que atualmente é líder das competições de Rotax em sua categoria no Brasil.
Todos os kartistas classificados para o Rotax Max Challenge Grand Finals ganharam suas vagas ao vencer ao menos uma competição nacional em seus países. No caso de Câmara, a vaga veio com o título do Brasileiro Rotax, disputado em setembro, no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).
Rafael já voltou ao Brasil para competir pela 3ª etapa do Torneio KGV, válido como 9ª etapa da Copa São Paulo KGV, também na Granja Viana, neste sábado (29). O kartista é o atual campeão do Torneio de Inverno e Verão. Uma vitória simples no fim de semana garante o título do torneio ao piloto pernambucano.