Na última semana, os melhores pilotos do mundo das categorias Rotax se reuniram em Valência, na Espanha, para disputar o Rotax Max Challenge Grand Finals, conhecido como as Olimpíadas do Kart. Além da grande festa e do clima de disputa para saber quem seriam os campeões, a Rotax aproveitou a oportunidade para apresentar o motor 125 Max Evo, que é a nova geração de propulsores da marca austríaca.
Com o mesmo motor desde 1999, o 125 Max Evo recebeu melhorias técnicas significativas, visando aumentar ainda mais a facilidade de uso, a durabilidade e, de sobra, aprimorar a performance. “Para atender as necessidades de nossos clientes, nós otimizamos o desempenho do motor. O resultado é que teremos ainda mais igualdade de competição e, consequentemente, os pilotos irão se divertir mais na pista. A tecnologia avançada do motor, especialmente definido para a nova geração, impressiona por sua facilidade de utilização, maior durabilidade, resultando em menores custos operacionais e de manutenção”, disse Thomas Uhr, vice-presidente da BRP Powertrain e gerente geral da BRP-Powertrain GmbH & Co KG.
O 125 Max Evo não é um novo motor, mas sim uma atualização do já existente. Para os clientes que já possuem um motor Rotax, a fabricante disponibiliza um kit de atualização. “É uma evolução importante. Acompanhamos todos os testes de perto e posso garantir que tudo foi feito da melhor maneira possível, nos mínimos detalhes. Além do aumento de performance, o motor teve sua durabilidade significativamente melhorada”, disse Wilton Santos Junior, responsável pela Rotax no Brasil e Paraguai.
Os motores 125 Max Evo e os kits de atualizações já podem ser encomendados, em condições especiais, através do e-mail evo@rotaxmax.com.br. Este endereço também está disponível para tirar dúvidas e solicitar informações sobre o motor.
Confira abaixo as novidades do Rotax 125 Max Evo:
- Carburador: Melhora significativa na resposta de aceleração e reduz a necessidade de ajuste em diferentes condições.
- Mapeamento Eletrônico da ignição: O motores receberam um controlador eletrônico do mapa de ponto de ignição. Cada especificação do motor tem a sua, o que resulta em uma otimização das características de potência do motor.
- Válvula de Escape Eletromecânica: A válvula passa a ser controlada por um dispositivo que “lê” as rotações do motor e aciona a válvula de acordo. É possível realizar dois ajustes diferentes, permitindo uma adaptação ao estilo de pilotagem de cada piloto.
- Novo sistema de suporte da bateria: Fixação mais simples no chassis e modo de operação facilitado.
- Novo sistema de escapamento: Oferece menor peso, menor emissão de ruídos e maior durabilidade.
- Nova Biela: Novo sistema, permitindo melhor lubrificação e durabilidade significantemente aumentada.
- Pistão: O novo perfil do pistão, permite um amaciamento mais rápido, proporcionando um desgaste reduzido e maior durabilidade.