A Mach5 Karting, detentora dos direitos da Rotax no Brasil,
anunciou na última sexta-feira (10), como serão distribuídas as vagas para o
Rotax Max Challenge Grand Finals, conhecido como as Olimpíadas do Kart, que
será disputada em novembro, em Portugal.
No total, serão dez vagas distribuídas em sete categorias,
da seguinte forma: Micro Max, Mini Max, Junior Max, Rotax Max e Rotax Max
Masters, com uma vaga cada. Já a DD2 terá duas vagas e a DD2 Masters, 3. 'Desde 2011, que é quando fizemos a
primeira temporada no Brasil, o desejo pelas vagas das Olimpíadas tem
aumentado. Já que a única forma de estar no Grand Finals é garantindo uma vaga,
os pilotos se preparam muito para isso. Vai ser um grande ano', disse
Wilton Santos Junior, da Mach5 Karting.
Basicamente, as vagas seguem o mesmo formato de disputa e
distribuição da temporada anterior. As duas competições que credenciam os
pilotos para a disputa são a Copa Rotax e o Festival Brasileiro Rotax. A Copa
Rotax será disputada em três etapas, com a primeira em 6 de maio, a segunda em
3 de junho e a terceira em 19 de agosto, sendo todas elas no Kartódromo Granja
Viana. O Festival Brasileiro ainda não tem data definida, mas a expectativa é
de que será anunciado em breve. 'Estamos
trabalhando nas melhores possibilidades para o Festival Brasileiro. Estamos
avaliando as datas e, em breve, divulgaremos', disse Wilton Junior.
O formato de disputa das vagas será o seguinte:
- Categorias de uma vaga (Micro, Mini, Junior, Max, Max Masters): Somatória da
Copa Rotax + Festival Brasileiro Rotax.
- Categoria DD2 (2 vagas): primeira vaga (Somatória da Copa Rotax + Festival
Brasileiro; segunda vaga (Campeão do Festival Brasileiro).
- Categoria DD2 Masters (3 vagas): primeira vaga (Campeão da Copa Rotax));
segunda vaga (Somatória da Copa Rotax + Festival Brasileiro); terceira vaga (Campeão
do Festival Brasileiro).
Outra novidade é em relação aos pneus que serão utilizados
nas categorias DD2 e DD2 Masters. 'Neste
ano, optamos em utilizar os pneus MG de tarja amarela. Desta forma, a categoria
ficou ainda mais rápida e extremamente competitiva', disse Wilton.
O Time Brasil 2017 será composto por dez nomes, vindos
destas sete categorias. Porém, devido ao calendário internacional, novos
pilotos podem integrar a delegação brasileira em Portugal. 'Neste ano temos o Sul-Americano na Colômbia, além do tradicional
Florida Winter Tour que está na reta final. Certamente, teremos mais
brasileiros'.
'Muitos me perguntam qual o valor investido em cada
vaga para os brasileiros. Como não é uma competição onde o piloto quer correr,
paga uma quantia e se inscreve, esses valores acabam ficando ‘de fora’. Para
levar dez pilotos para o Grand Finals, nossa conta é, em média, de 40 mil reais
por piloto. Como são 10 competidores, podemos dizer que investimos quase meio
milhão de reais. Ou seja, o dono da vaga, além de disputar o título mundial,
economiza 40 mil reais. É o maior prêmio do kartismo brasileiro', explica
Wilton Junior.