publicidade
23/11/2018 08:37

Rotax Max Finals reúne 360 pilotos de 60 países a partir deste sábado no Circuito Paladino

Fonte: WNGMKT


Foto: Divulgação

Circuito Paladino já está pronto para o Rotax Max Finals


Está quase tudo pronto para o início do Rotax Max Challenge Grand Finals, que será realizado no Circuito Paladino, em Conde, na Paraíba, entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro. Será a primeira vez que a competição desembarcará na América do Sul. Promovida desde o ano 2000, o RMC Grand Finals reunirá 360 pilotos, vindos de 60 países.

O Circuito Paladino, localizado na região metropolitana de João Pessoa, foi o palco escolhido para sediar a competição que é conhecida no meio do automobilismo como as Olimpíadas do Kart. Diferente de qualquer outro campeonato do kartismo, para estar no Grand Finals o piloto deve ter se classificado entre os mais de 15 mil competidores Rotax que disputam competições nacionais e internacionais da série RMC (Rotax Max Challenge). Ou seja, todos os pilotos são verdadeiros campeões em seus países e garantiram suas vagas por méritos próprios.

Quem promove a competição é Rotax, marca de motores austríaca pertencente a BRP. A Rotax utiliza a fórmula de “One-make-engine” no Rotax Max Challenge, ou seja, os pilotos competem com motores iguais, fabricados e selados pela marca. Com isso, o desempenho em pista fica por conta do talento dos pilotos.

Para se ter uma ideia do sucesso do Rotax Max Challenge pelo mundo, o Grand Finals teve sua primeira edição no ano 2000, em Porto Rico, com 66 pilotos vindos de 19 países. Na próxima semana, serão 360 competidores, de mais de 60 países. 'É o maior evento do kartismo mundial. Estamos muito satisfeitos de termos trazido o Grand Finals para o Brasil. Essa competição é a prova de que valorizamos o talento do piloto. Todos estão aqui por mérito próprio, com todas as despesas de pista pagas pela Rotax e seus distribuidores. É um prêmio pelo bom ano que fizeram e agora eles têm a chance de disputar o título mundial', disse Wilton Santos Junior, responsável pela Mach5 Karting, que é a distribuidora oficial da Rotax no Brasil e grande responsável pela escolha da sede da competição em 2018. Vários pilotos de Fórmula 1 iniciaram suas carreiras competindo com motores Rotax, como Jenson Button, Kimi Raikkonen e Max Verstapen.

Além dos motores iguais, no Grand Finals a Rotax disponibiliza aos pilotos o conjunto completo de equipamento, ou seja: chassis, pneus e motores, sendo todos iguais. Com isso, os pilotos têm as mesmas chances de ser campeão. 'São seis categorias em disputa: Micro Max (para pilotos com idade entre 8 e 11 anos), Mini Max (10 a 13), Junior Max (12 a 15) Senior Max (14 ou mais), DD2 (15 ou mais) e DD2 Masters (32 anos ou mais)', explica Wilton.

Em 2018, o Brasil terá 17 pilotos em sua delegação: Adílson Júnior, Alexandre Trita, Antônio Pizzonia, Felipe Bartz, Fernando Guzzi, Giuliano Raucci, Guilherme Peixoto, João Cunha, João Pinheiro Filho, Leonardo Reis, Lucas Souza, Luiz Antônio, Michel Aboissa, Murilo Rocha, Nicolas Giaffone, Rafael Reis e Vinícius Tessaro.

Além do Brasil, outras 60 delegações, vindas dos cinco continentes, trarão seus pilotos. Brasileiros, Italianos, franceses, britânicos, norte-americanos e japoneses, que são tradicionais no automobilismo, disputarão o título contra países não tão tradicionais, como Egito, Emirados Árabes, Ucrânia e Áustria. E para quem pensa que os países com menos tradição no automobilismo não disputam as primeiras posições, se engana. O país com mais títulos em Grand Finals é a África do Sul, com 13 conquistas. Na segunda posição está o Canadá, com sete. Austrália, França e Grã-Bretanha, com cinco títulos cada, completam a lista dos cinco países com mais conquistas.

Programação
A programação oficial do RMC Grand Finals começa no próximo sábado, dia 24, quando se iniciam as atividades burocráticas da competição, como credenciamento e verificação de equipamentos dos pilotos. No dia seguinte é a vez do sorteio dos karts e entrega dos equipamentos, pneus e ferramentas.

A segunda e terça-feira será destinada aos treinos livres. Já na quarta e quinta serão disputadas as três provas classificatórias de cada categoria, sendo que a soma dos resultados define o grid das corridas pré-finais, que serão disputadas na sexta-feira. As finais, cujo vencedor será declarado o campeão de cada categoria, serão realizadas no sábado (1).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!